Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Reposição hormonal pode prevenir doença de Alzheimer | Saúde | Diário Digital

A terapia hormonal, indicada para tratar os sintomas da menopausa (como as ondas de calor), reduz em 30% o risco desse tipo de demência, segundo uma pesquisa publicada na revista Neurology, da Academia Americana de Neurologia.

O benefício, porém, só foi observado nessa janela de cinco anos após a menopausa. Segundo César Fernandes, presidente da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo), a terapia hormonal já mostrou um efeito protector semelhante, nesse mesmo período, para a osteoporose.

«Esta é uma janela de fragilidade, por causa da deficiência hormonal nesse momento, mas também de oportunidade de agir», afirma.
De acordo com Sonia Brucki, coordenadora do Departamento de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia, já se sabe que o estrógenio tem um efeito protector no sistema vascular e, em estudos in vitro, a hormona aumentou a função neural.
Curiosamente, o risco de Alzheimer aumentou entre as mulheres que começaram a fazer a reposição de estrogénio e progesterona mais tarde, após os 65 anos.

Leia mais acessando o link abaixo:


Fonte: Reposição hormonal pode prevenir doença de Alzheimer | Saúde | Diário Digital

Nenhum comentário: