Visualizações de página do mês passado

domingo, 18 de novembro de 2012

BOA TARDE BRASIL!!!




Honestidade
 
- quando alguém nos pergunta se somos honestos, em princípio ficamos indignados, só em pensar que alguém duvide de que o somos.
- no entanto, é importante que reflitamos um tanto mais a respeito da honestidade.
- grande parte de nós nos dizemos honestos, mas será que verdadeiramente o somos?
- quando limpamos o jardim, por exemplo, nunca jogamos a sujeira no quintal do vizinho?
- saindo de um emprego, damos entrada no seguro desemprego, e logo, estamos empregados novamente. Comunicamos ao órgão competente que não necessitamos mais receber o seguro ou pedimos ao novo patrão que espere alguns meses para fazer o registro na carteira para que possamos receber em dobro?
- se estamos dirigindo um veículo, e, sem querer raspamos num outro que está estacionado, cujo dono não está por perto. Qual é a nossa atitude? Damos no pé, ou deixamos um bilhete com o telefone para posterior contato?
- enfrentamos com honestidade a longa fila dos bancos, teatros, repartições, etc., ou sempre ficamos procurando um conhecido ou um jeito qualquer de passar à frente dos que chegaram antes que nós?
- se vamos a um espetáculo qualquer, costumamos marcar os lugares com bolsas, carteiras, ou outros objetos, para que nossos amigos que cheguem em cima da hora possam ocupar os melhores lugares, em detrimento dos que se esforçam e chegam cedo?
- se em épocas de eleições necessitamos pintar a casa, colocar vidros nas janelas, ou temos outra necessidade qualquer, procuramos um candidato para oferecer o nosso voto em troca de tais benefícios ou esperamos até que as possamos efetuar com nossos próprios recursos?
- tendo urgência no despacho de um processo em determinado órgão, esperamos o trâmite natural ou tentamos um jeitinho de ludibriar os que não tem condições de dar o conhecido jeitinho?
- se trabalhamos no setor de compras de uma empresa, procuramos realmente os melhores preços e condições de pagamento, pensando exclusivamente no melhor para a nossa empresa, ou compramos onde nos ofereçam mais vantagens pessoais?

- ouvimos várias vezes o jargão popular afirmar que “todo homem tem um preço”. No entanto para a honestidade não há preço, não há barganha, não há corrupção, nem corruptores. A dignidade de um ser humano honesto não tem preço, pois seu valor é inestimável. Dessa forma, poderíamos alterar o jargão popular e dizer: todo homem desonesto tem um preço, porque a dignidade jamais se corrompe.


- se ainda não conquistamos a virtude da honestidade como deve ser, lutemos por conquistá-la, a fim de podermos olhar no espelho e não nos envergonharmos da figura ali refletida. Olhar nos próprios olhos e nada ter que censurar.

2 comentários:

TECA disse...

Especial essa postagem Badu.
Todos gostamos de elevar pequenas vantagens e nunca achamos desonesto.
Embora baste o outro fazer a mesma coisa e claro,ele sim é desonesto.
Boa tarde mas boa tarde mesmo!
bjs
Teca

Baldoino Soares Badu disse...

Finalmente nossos juristas acordam dos “deitados eternamente em berço esplêndido” e fazem justiça que esperamos sentados e impacientes por muitos e muitos anos, nossos Juristas do TJF lavaram a alma dos brasileiros, mas é preciso também acordar a “nós outros”, pois é o povo que constrói uma grande nação, "eu roubo, mas faço" ou “os fins justificam os meios” ou ainda a “lei do Gerson” espero que sejam paginas do passado, espero, pois dizem que nossa memória é curta. Mas vamos estar aqui pondo nosso dedo na ferida lutando por dias melhores, vem ai a reforma das leis esta na hora de tomarmos nossa posição e honrar nossos heróis que deram suas vidas pela nossa pátria, no ultimo dia 15 foi dia da Proclamação da República será que nossos jovens sabem o que isso significa? Ou foi mais uma feriado que passou? Senhores educadores aqui vai nosso recado vamos mostrar a nossos jovens as paginas brilhantes desses nossos heróis que dignificaram o nosso passado, vamos adorar nossos hinos e honrar nossa bandeira, essa pode ser uma grande jornada motivando nossa juventude a ter orgulho de ser brasileiro e ter mais patriotismo pelas nossas coisas.
Os caras pintados fizeram sua parte agora esta chegando a nossa vez.Avante Brasil de hoje e do futuro, justiça acima de tudo!