Visualizações de página do mês passado

domingo, 20 de janeiro de 2013

G1 - Falta de remédio para Parkinson em Campinas prejudica pacientes - notícias em Campinas e Região

A falta de remédio para mal de Parkinson na rede pública de Campinas (SP), prejudica  pacientes que dependem de medicamentos para evitar as consequências da doença. Usuários são obrigados a "economizar" cápsulas.

"O efeito é menor, então o corpo fica com dificuldade ainda maior de movimento", disse a aposentada Dalva de Paula, que deveria ingerir um comprimido inteiro, mas precisa dividi-lo ao meio. Caso contrário, o que resta do remédio acabaria rapidamente.

Consequências
Segundo a Associação Campinas Parkinson, não é raro a falta de remédios para a doença na farmácia de alto custo. "Tem gente que toma até 20 comprimidos por dia. Um dia que deixa de tomar, significa muita coisa", disse o presidente da organização, Omar Abel Rodrigues.

O neurologista Luís Eduardo Belini disse que é fácil perceber nas consultas quando o usuário do remédio não tomou a quantidade certa. "O paciente vai ter dificuldade em se locomover e nisso a musculatura fica mais rígida e causa, inclusive, dor", falou.

Sem previsão
A secretária de Saúde do Estado, responsável pela distribuição do remédio na cidade, informou que notificou os laboratórios fabricantes do remédio por conta do atraso na entrega, mas não há uma data para ele voltar a ser distribuído. 

Veja um vídeo com os amigos da ACP - Associação Campinas Parkinson

Fonte : G1 - Falta de remédio para Parkinson em Campinas prejudica pacientes - notícias em Campinas e Região

Nenhum comentário: