Visualizações de página do mês passado

domingo, 21 de abril de 2013

Mal de PARKINSON

10 coisas que VOCÊ precisa saber sobre a doença de PARKINSON:
1- Ocorre geralmente em pessoas acima dos 60 anos. Mas pode ocorrer de forma eventual em pessoas mais jovens !! (quem não se lembra do Michael J. Fox ?)
2- Causa lentificação de movimentos, rigidez e tremor de REPOUSO. O quadro geralmente começa de um lado (assimétrico). A pessoa anda com passos curtos, o rosto fica com pouco expressividade e os braços balançam pouco em relação ao corpo.
3- É uma doença crônica e progressiva, de causa ainda desconhecida. A disfunção é em uma parte específica do cérebro (chamada substância negra).
4- Os pacientes de modo geral tem inteligência NORMAL! (muita gente confunde com o Alzheimer, que causa um declínio cognitivo).
5- O diagnóstico é totalmente clínico - a doença não aparece nos exames (nem na Ressonância !!).
6- O tratamento é feito inicialmente com medicamente e é muito EFETIVO - o paciente pode ter uma vida produtiva e próxima do normal.
7- Existem doenças que simulam o Parkinson, tais como = múltiplos pequenos AVC's e intoxicação por medicamentos específicos.
8- São comum sintomas como: redução da capacidade de sentir cheiro, depressão, obstipação, etc.
9- Filhos de pessoas com Parkinson tem um risco um pouco aumentado de ter a doença (comparadas com a população geral), mas com uma chance ainda muito maior de não tê-la.
10 - A principal causa de tremor crônico na população não é o Parkinson - mas sim o tremor essencial !!

A doença de Parkinson é uma doença neurológica de diagnóstico simples e TRATAMENTO EFETIVO. Se vc tem alguém em casa com esses sintomas acima - procure um NEUROLOGISTA de confiança !!

Fonte : Mal de PARKINSON

Um comentário:

Unknown disse...

Coisas que todos nós outros já sabemos, mas não podemos esquecer dos amigos com diagnóstico recente e que estão perdidos num turbilhão de duvidas, dai a nossa principal meta ajudar, mostrar experiências e tirar as pedras dos caminhos dos PK e partir para dias melhores com qualidade de vida.

Para isso temos o nosso Chat Amigogamp onde amigos com problemas afins estarão doando seu tempo aprendendo e ajudando porque sabemos que é “dando que se recebe”, amanhã vamos estar mais uma vez reunidos a partir das 20:30hs convidamos você PK, cuidadores diretos ou indiretos, parentes, curioso ou simplesmente um amigo preocupado com seu ente querido, aqui respeitamos a opinião de todos democraticamente, estamos construindo e lutando contra o inglês intrometido:

www.amigogamp.com.br