Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Nova técnica cirúrgica melhora sintomas do mal de Parkinson - RFI

O Hospital das Clínicas de São Paulo está testando desde o ano passado uma nova técnica na luta contra o mal de Parkinson, que atinge mais de 200 mil brasileiros. O projeto está sendo realizado em colaboração com a equipe do neurocientista Miguel Nicolelis, da Universidade de Duke, e pode minimizar os sintomas mais graves da doença.
A nova técnica provoca um estímulo elétrico da medula espinhal e pode trazer efeitos benéficos e duradouros na locomoção, que é afetada com o desenvolvimento da doença. Além disso, ela é menos invasiva do que a aplicação de eletrodos no encéfalo, usada atualmente.
No final do ano passado, dois pacientes foram operados no Hospital das Clínicas e os primeiros resultados foram favoráveis, explica o professor de neurocirugia da USP (Universidade de São Paulo), Erich Fonnof.
"Ainda estamos instituindo os parâmetros de estimulação, e a nosso entender, os pacientes melhoram a locomoção", diz o neurocirurgião. A estimulação elétrica da medula espinhal, explica, já é usada para tratar a dor com bons resultados.

Fonte : Nova técnica cirúrgica melhora sintomas do mal de Parkinson - RFI

Nenhum comentário: