Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

O doença de Alzheimer e outras demências entre as mulheres - SINAPSES - VIVA COM MAIS SAÚDE

A prevalência de demência aumenta exponencialmente com a idade. Porém, alguns estudos observam que, após os 90 anos, tende a diminuir. Há fundamento no conceito bastante difundido entre a população, de que quanto mais ativo o cérebro, menores serão as características de envelhecimento? Sim, a atividade cognitiva é sempre benéfica e jamais sobrecarregará o cérebro. Ela mantém a neurogênese no hipocampo e é responsável pela manutenção e aumento de sinapses nas regiões corticais. 
Há medidas preventivas eficazes e como devem ser adotadas? Sabe-se que o exercício físico e a atividade cognitiva são benéficos ao cérebro e à cognição em qualquer idade. Mesmo indivíduos idosos, que começam mais tardiamente estas atividades, apresentam benefícios. A dieta do tipo mediterrânea (rica em cereais, azeite, peixes, legumes, verduras e frutas) parece ter ação protetora também, bem como o consumo leve de bebidas alcoólicas, principalmente, vinho tinto. Outro ponto importante é o controle de fatores de risco para doenças vasculares, como diabetes, hipertensão arterial, obesidade e tabagismo, principalmente. 

Quais os principais diagnósticos diferenciais? O comprometimento cognitivo deve ser investigado com exames de imagem (tomografia ou ressonância magnética) e laboratoriais (hemograma, função hepática e renal, cálcio, função tireoidiana, dosagem de vitamina B12 e de ácido fólico e sorologia para sífilis) para afastar causas potencialmente tratáveis e reversíveis. Dependendo das funções cognitivas e/ou comportamentais acometidas, o diagnóstico diferencial pode ser com Doença de Alzheimer, demência com corpos de Lewy, demência vascular, demência frontotemporal, entre outras. 


Fonte : O doença de Alzheimer e outras demências entre as mulheres - SINAPSES - VIVA COM MAIS SAÚDE

Nenhum comentário: