Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 14 de março de 2014

Portal A TARDE - Vitamina D e doença crônica renal

A vitamina D regula mais do que o metabolismo mineral. Ela pode ser ativada independente da ação renal. O sistema local de vitamina D é implicado ao sistema imune, proliferação celular e inflamação. Alguns estudos apontam que assim como em doenças cardiovasculaes o nível dessa vitamina é baixo em pacientes com doença crônica renal e acreditam que a suplementação da mesma possa ajudar no quadro clínico.
Alguns pesquisadores acreditam que a suplementação de vitamina D nesses pacientes melhora o clearance de endotoxinas através da promoção do sistema imune inato e da queda da translocação intestinal devido à melhora da integridade do epitélio intestinal, o que diminuiria a permeabilidade intestinal. A queda das endotoxinas promove também uma melhora na saúde cardiovascular.
Fonte : Portal A TARDE - Vitamina D e doença crônica renal

Um comentário:

Baldoino Soares Badu disse...

É diabéticos em especial precisam ficar atentos aos níveis de vitamina D, pois é sabido que no transcorrer da doença os rins deixam de funcionar, mas não basta tomar a vitamina tomar sol também ajuda na fixação da vitamina D no organismo, dai fazer caminhada pela manhã para que isso aconteça normalmente.