Visualizações de página do mês passado

domingo, 8 de junho de 2014

Elefantes têm três vezes mais neurônios que o homem - Herton Escobar

Já imaginou o que aconteceria se você tivesse um cérebro do tamanho do de um elefante, três vezes maior do que o seu? Teoricamente, sua capacidade de memória e aprendizado seria três vezes maior. E sua inteligência, quem sabe, também.
Isso, se a composição celular do cérebro dos elefantes fosse idêntica à nossa. Mas não é.
Segundo um trabalho que acaba de ser publicado na revista Frontiers in Neuroanatomy, a composição celular do cérebro do elefante é surpreendentemente diferente da nossa.  Apesar de ser três vezes maior e ter três vezes mais neurônios do que o cérebro humano, 97,5% dos 257 bilhões de neurônios do cérebro do elefante estão concentrados no cerebelo (uma estrutura que fica na base do cérebro, associada principalmente a funções de coordenação motora e equilíbrio), enquanto que o córtex, apesar de ter o dobro da massa, tem apenas um terço do número de neurônios do córtex humano (5,6 bilhões).
“A descoberta dá força à hipótese de que as habilidades cognitivas superiores dos seres humanos, em comparação com os elefantes e outros mamíferos de cérebro grande, estão relacionadas ao maior número de neurônios no córtex cerebral, e não no cérebro como um todo”, escrevem os pesquisadores, liderados por Suzana Herculano-Houzel, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ICB-UFRJ), que utilizaram uma técnica desenvolvida no Brasil para “desconstruir” o cérebro de um elefante africano e comparar sua composição celular à de cérebros humanos. O trabalho foi desenvolvido em colaboração com Paul Manger, da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul.


Fonte : Elefantes têm três vezes mais neurônios que o homem - Herton Escobar

Um comentário:

Unknown disse...

É dizem que somos providos de inteligência e que DEUS na sua infinita bondade de pai nos deu a condição primordial de encontrar e seguir os caminhos do bem maior a procura do paraíso, mas o que vemos é uma sucessão de erros que pode deixar nossa convivência no planeta difícil e impraticável.
Nossos amiguinhos do reino animal e porque não nossos irmãos são providos de uma inteligência nata, matam pelo instinto natural da preservação da espécie nós seres humanos matamos de maneiras mais diversas, movidos pela ganância, da supremacia do ter e querer mais, movido por instintos do ciúme, ódio, preconceito e de todos os caminhos errados que o Senhor da vida tentou nos alertar através de seus ditames, temos o livre arbítrio, mas não sabemos usar e ai seguimos pelos caminhos da destruição.