Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

G1 - Nobel de Medicina de 2014 vai para descoberta de 'GPS do cérebro' - notícias em Ciência e Saúde

O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2014 foi oferecido nesta segunda-feira (6) pelo Instituto Karolinska, em Estocolmo, aos pesquisadores John O'Keefe, May-Britt Moser e Edvard Moser por sua descoberta de células que formam um sistema de posicionamento no cérebro humano, uma espécie de "GPS" interno. O prêmio será dividido: metade é do britânico-americano O'Keefe e o restante é do casal de noruegueses May-Britt e Edvard Moser. Os agraciados compartilharão um prêmio de 8 milhões de coroas suecas (US$ 1,1 milhão).
O americano-britânico John O'Keefe (Foto: AP Photo/ David Bishop/UCL/PA)O americano-britânico John O'Keefe
(Foto: AP Photo/ David Bishop/UCL/PA)
Como é comum ocorrer no Nobel, os trabalhos premiados se complementam ao longo de um amplo espaço de tempo. A pesquisa de John O'Keefe começou na década de 1970. Em 1971, ele descobriu o primeiro componente do sistema de posicionamento -- um tipo de célula nervosa no hipocampo que era sempre ativada quando um roedor se encontrava num determinado local de um ambiente. Ele concluiu que essas "células de lugar" formavam um tipo de mapa de localização no cérebro.
Mais de três décadas depois, o casal Moser identificou outro tipo de célula nervosa que forma um sistema de coordenadas no nosso cérebro, permitindo-nos encontrar caminhos e saber nosso posicionamento de forma precisa.


Fonte : G1 - Nobel de Medicina de 2014 vai para descoberta de 'GPS do cérebro' - notícias em Ciência e Saúde

Nenhum comentário: