Visualizações de página do mês passado

sábado, 20 de dezembro de 2014

Explicado mecanismo no cérebro que contribui para recuperação após AVC - TV Ciência

Investigadores da Universidade de Lund e do Instituto Karolinska, na Suécia, avançam com uma possível explicação para o facto de algumas pessoas recuperarem, quase que miraculosamente, as suas faculdades após sofrerem um Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

O AVC é uma ocorrência comum, que de acordo com dados da World Heart Federation, afeta 15 milhões de pessoas por ano, sendo que seis milhões morrem e cinco milhões ficam permanentemente incapacitadas. 

O AVC ocorre quando um coágulo entope um vaso sanguíneo no cérebro impedindo a passagem de sangue e consequentemente de oxigénio, comprometendo áreas do cérebro que controlam faculdades como movimentos, a fala, entre outras. 

De acordo com um estudo publicado na edição de 10 de outubro, da revista científica Science, os investigadores indicam que o mecanismo de recuperação assenta no facto dos astrócitos, um tipo de célula em forma de estrela e que dá apoio aos neurónios, darem origem a novas células nervosas após um AVC. 

Para chegarem a esta conclusão, os cientistas induziram AVCs em ratinhos e posteriormente usaram métodos genéticos para mapear o destino de células no cérebro dos animais. Os cientistas verificaram que os astrócitos começaram a formar células nervosas imaturas na zona do cérebro afetada, que posteriormente se transformaram em células maturas. 


Fonte : Explicado mecanismo no cérebro que contribui para recuperação após AVC - TV Ciência

Um comentário:

Baldoino Soares Badu disse...

É tudo que diz a respeito da nossa saúde estamos conectados, agradeço a dica de um amigo novo do grupo do Facebook. Estamos construindo pontes e a certeza de estarmos todos no mesmo barco fica cada vez mais caracterizado.