Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Médico de família pode lidar com até 90% dos problemas dos pacientes - Notícias - R7 Saúde

Capacitado para atender a pacientes desde o nascimento, os médicos de família, em um sistema estruturado, podem lidar com até 90% dos problemas de saúde. A ideia central dessa especialidade é conhecer e acompanhar o paciente por toda a vida, o que lembra a figura do médico de confiança.
Nesta sexta-feira (5), Dia do Médico de Família e Comunidade, Thiago Trindade, presidente da SBMFC (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade), avalia que a cultura brasileira ainda é muito voltada para o atendimento do médico especialista, mas que a tendência, tanto da rede pública quanto da privada, é mudar esse cenário. A especialidade está no Brasil há 33 anos.
O médico que faz residência em medicina de família pode acompanhar, por exemplo, crianças, fazer prevenções ginecológicas, urológicas e, caso veja necessidade, encaminhar o paciente para um especialista. Em alguns países, esse profissional é chamado de clínico geral, médico generalista. Segundo especialistas, no Brasil esses termos viraram sinônimo de médico que não fez residência.
Fonte : Médico de família pode lidar com até 90% dos problemas dos pacientes - Notícias - R7 Saúde

Um comentário:

Unknown disse...

É no tratamento das minhas irmãs somos fieis ao neuro e agora com o tratamento geriátrico de minha irmã com Parkinson, que devido à idade, o avanço da doença e agressividade dos medicamentos, resolvemos abolir, de comum acordo com nossos amigos médicos. Estamos dando ênfase à fisioterapia, ao uso de medicamentos alternativos e produtos naturais.
Fica claro que esse conselho não deve ser seguido sem uma orientação médica adequada, pois se com eles a doença continua agressiva, sem eles pode ser muito pior.