Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Estudo bloqueia tumores e reverte sintomas de Parkinson em camundongos

Animais que receberam injeções de células-tronco no cérebro recuperaram o controle motor que haviam perdido por causa de lesões que simulam o efeito da doença humana. Células foram pré-tratadas com droga para evitar formação de tumores. Dia 11 de abril é o Dia Mundial do Parkinson.

Neurônios derivados de células-tronco embrionárias de camundongos, in vitro, com marcações fluorescentes para verificar sua característica dopaminérgica. Foto cedida pelos pesquisadores.
Neurônios derivados de células-tronco embrionárias de camundongos, in vitro, com marcações fluorescentes para verificar sua característica dopaminérgica. Foto cedida pelos pesquisadores.
O risco de formação de tumores sempre foi um dos principais obstáculos ao uso clínico de células-tronco embrionárias (CTEs). Embutido na característica que torna essas células potencialmente tão incríveis para aplicação no tratamento de doenças — sua capacidade de se dividir e se transformar em qualquer tipo de tecido —, está o perigo de uma diferenciação e multiplicação descontrolada, que pode resultar em um câncer, no lugar de uma cura.  Um efeito-colateral severo demais para ser ignorado; razão pela qual as pesquisas nessa área avançam de maneira tão cautelosa.
Pesquisadores brasileiros, porém, podem ter encontrado uma maneira de manter essas células sob controle, extraindo apenas aquilo que elas têm de melhor a oferecer, e bloqueando aquilo que elas têm de pior. Em um estudo publicado na revista Frontiers in Cellular Neuroscience, cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) descrevem um novo método de cultivo capaz de inibir o desenvolvimento de tumores, depois que as células são injetadas no organismo.
Fonte : Estudo bloqueia tumores e reverte sintomas de Parkinson em camundongos

Um comentário:

Baldoino Soares Badu disse...

Transcrito da pagina do Facebook e postado pelo amigo Antônio.
Nossos agradecimentos por esta sempre presentes conosco.