Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Programa Researchkit, da iOS, auxiliará médicos e pesquisadores na descoberta de doenças como mal de Parkinson e câncer de mama - Notícias Portal Novidade

O evento realizado pela Apple em março apresentou ao mercado tecnológico inúmeras novidades da empresa para 2015, e um dos grandes destaques foi o projeto Researchkit, que pretende transformar o iPhone em um aparelho voltado a saúde do usuário. O objetivo principal do programa é auxiliar médicos e pesquisadores do mundo inteiro a desenvolverem aplicativos especializados, voltados ao para diversos tipos de estudos médicos.
 Durante os últimos anos a Apple trabalhou com especialistas das universidades Oxford e Stanford, ajudando-os a construir aplicativos de pesquisa médica. O resultado dessa parceria foi a criação de programas específicos, que identificam sintomas de diversas doenças como problemas cardiovasculares, asma, diabetes, câncer de mama e Mal de Parkinson. 
O aplicativo referente ao Mal de Parkinson, por exemplo, traz uma ferramenta que permite ao usuário falar, e através dessa fala detectar a presença de variações que possam indicar um sintoma da doença.  Também estará disponível um sistema que estimulará a pessoa a tocar na tela, identificando possíveis tremulações, outro indício conhecido desta patologia. 
A empresa ressaltou que a troca de informações entre os usuários e os médicos será realizada com total segurança e sigilo e que não terá acesso à esta comunicação. “Os aplicativos do Researchkit serão open source, ou seja, poderão ser aproveitados por outras empresas interessadas.  Além disso, serão totalmente compatíveis com o HealthKit, outro aplicativo da iOS 8 relacionado a saúde, em que os usuários trocam dados entre si”, revela Luiz Carlos Lima, gerente técnico da RCS Tech, assistência autorizada Apple localizada em Campinas. 

Nenhum comentário: