Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 25 de maio de 2015

ABC da Saúde

O Brasil experimentou nos últimos anos uma grande expansão do crédito, o que possibilitou o aumento de consumo de diversos tipos de bens por grande parte da população, antes sem acesso a estes bens. São muitas as consequências econômicas e pessoais deste processo, algumas positivas, outras nem tanto. O endividamento produzido afeta vários aspectos da vida das pessoas, tanto no plano individual como no familiar. Nos Estados Unidos, tanto a facilidade de crédito como o endividamento pessoal existem a mais tempo e, também por isso, suas consequências são mais estudadas.
Alguns estudos indicam que o endividamento como fator de estresse é associado de forma negativa a aspectos da vida do indivíduo, que vão do estado saúde até à relação conjugal, passando pela capacidade de concluir os estudos.
Uma pesquisa publicada recentemente na revista Journal of Family and Economic Issues teve como objetivo investigar uma possível associação entre endividamento e sintomas depressivos em adultos. Mais de 10.000 participantes entre 21 e 65 anos foram entrevistados entre 1987 e 1989 e re-entrevistados entre 1994 e 1996. Na pesquisa foram avaliados tipo de endividamento (curto ou longo prazo) e sintomas de depressão (reportados pelos participantes e medidos por uma escala validada).
LEIA TAMBÉM
DEPRESSÃO
TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA
DISTIMIA - ESTADO CRÔNICO DE DEPRESSÃO
TRANSTORNO BIPOLAR DO HUMOR
EXERCÍCIO E DEPRESSÃO
REAÇÕES DEPRESSIVAS NORMAIS E DE AJUSTAMENTO
DIVÓRCIO E SEPARAÇÕES CONJUGAIS
ENTENDENDO MELHOR O ESTRESSE (STRESS)
INSÔNIA
Fonte :  Abc da  Saúde

Nenhum comentário: