Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Cientistas descobrem tango como aliado no tratamento do mal de Parkinson | Ciência e Saúde: Diario de Pernambuco

A ideia dos pesquisadores era verificar se uma atividade física e social ligada à música teria valor terapêutico para parkinsonianos, que sofrem tanto com disfunções motoras.

Enquanto cientistas buscam, nos laboratórios, estratégias farmacológicas para tratar o mal de Parkinson, nos salões de dança, pacientes encontram um auxílio divertido para melhorar as habilidades motoras prejudicadas pela doença. Pesquisadores do Instituto e Hospital Neurológico de Montreal e da Universidade de McGill, no Canadá, descobriram que o tango tem potencial para beneficiar pessoas em estágios iniciais do desenvolvimento da enfermidade. O estudo identificou melhorias motoras nos participantes depois de 12 semanas de curso e foi o primeiro a investigar os efeitos da dança argentina em sintomas não motores.

A ideia dos pesquisadores era verificar se uma atividade física e social ligada à música teria valor terapêutico para parkinsonianos, que sofrem tanto com disfunções motoras — tremor, rigidez e problemas na marcha — quanto com sintomas não motores, como depressão, fadiga e degeneração cognitiva. Quarenta homens e mulheres com a forma idiopática da doença, isso é, sem causa definida, participaram da pesquisa, que envolveu aulas com dois professores e dançarinos profissionais. Os voluntários são atendidos pelo projeto de distúrbios do movimento da Universidade de McGill.

“Há evidências acumuladas de que a atividade física habitual está associada a um risco mais baixo de desenvolvimento de Parkinson, o que sugere um potencial retardamento na progressão da doença”, diz Silvia Rios Romenets, que liderou o estudo. “Nós descobrimos que o tango ajudou em uma melhoria significativa do balanço e da mobilidade funcional e pareceu encorajar os pacientes a apreciar o tratamento em geral. Também encontramos benefícios mais modestos em termos das funções cognitivas e da redução da fadiga”, observa.


Fonte : Cientistas descobrem tango como aliado no tratamento do mal de Parkinson | Ciência e Saúde: Diario de Pernambuco

Um comentário:

Unknown disse...

Baldoino Soares Badu disse...
É nossos associados que fazem parte do grupo de Dança Sênior e do Coral, conhecem e sabe bem dos benefícios de estarem participando ativamento dos grupos.
Quanto tango relembro que nossa amiga PK de Campinas Dalva Molnar participou de um concurso de tango e demonstrou uma destreza impressionante, o tango por ter passe rapidos e ritimados deve ter algo mais, tai algo para estudarmos com maior criterio.