Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Fantástico - Meditação ajuda a manter o cérebro mais jovem, diz pesquisa

Um dos segredos para envelhecer com saúde pode estar ao alcance de todo mundo. É só dar um tempo das preocupações do dia a dia e simplesmente meditar.
Fechar os olhos e concentrar toda a atenção em uma só coisa: a sua respiração. Nada mais. E conforme os pensamentos vão surgindo, lentamente, você vai limpando a mente, e voltando o foco para o ato de respirar e expirar. Um exercício simples, que pode mudar a sua vida, se for feito com regularidade.

Hoje nós vivemos bem mais que nossos antepassados. O problema é que esses anos a mais que nós ganhamos trouxeram também maiores riscos de doenças do cérebro, como a demência, por exemplo.

Enquanto a indústria farmacêutica corre em busca de medicamentos capazes para tentar combater os efeitos do envelhecimento, uma nova pesquisa mostra que o simples ato de meditar pode ajudar a manter o seu cérebro mais jovem.

O responsável pelo estudo é este pesquisador da Universidade da Califórnia. Ele conta que comparou a massa cinzenta do cérebro de pessoas que meditam há cerca de 20 anos, com pessoas que nunca meditaram.

A massa cinzenta é formada por neurônios, e é responsável pelo processamento dos estímulos que recebemos, pelo nosso raciocínio, memória, emoções e sentidos.

Ao contrário do que muita gente imagina, o envelhecimento do cérebro começa bem cedo, a partir dos 25 anos de idade. A massa cinzenta vai pouco a pouco diminuindo, murchando, em um processo que não para.

“Até recentemente nós não sabíamos se a meditação poderia mesmo mudar o processo de envelhecimento do cérebro. Em nosso estudo, mostramos que, no cérebro das pessoas que meditam, a perda de massa cinzenta é menor, não é tão grande quanto no cérebro de quem não medita”, explica o pesquisador Florian Kurth.

Isso significa que quem medita tem menos chances de perder a memória no futuro?

“Essa é a esperança. Esse estudo abre novas portas para que, no futuro, as demências, doenças como o Alzheimer, por exemplo, possam ser tratadas de uma maneira mais simples e barata, com meditação”, responde o pesquisador.

Juliana foi uma das voluntárias nessa pesquisa. Ela começou a meditar há 20 anos por recomendação médica, depois de ser diagnosticada com depressão e distúrbio de ansiedade.
“Não imaginei que uma série de exercícios mentais teria um impacto significativo sobre minha vida, mas eu estava desesperada o suficiente para tentar. O efeito imediato foi ficar mais focada, menos ansiosa”, diz instrutora de meditação Julianna Raye.

Juliana é hoje professora de meditação. Dá aulas pela internet.

“Meditação não tem mistério. Basta começar!”, recomenda o pesquisador.

E os resultados...

“Em seis semanas já foi possível notar mudanças na aparência e estrutura do cérebro”, relata o pesquisador.

Fantástico: E você medita?
Florian Kurth: Não. Mas depois de ver todos esses resultados vou começar.
Fantástico: Quantos anos você tem?
Julianna Raye: Eu tenho 48 anos. E meu cérebro 10 anos.
Fonte : Fantástico - Meditação ajuda a manter o cérebro mais jovem, diz pesquisa

Um comentário:

Unknown disse...

É quando você medita DEUS fala com você, quando você ora você fala com DEUS.
Nesse turbilhão de coisas acontecendo é muito bom dar uma parada e encontrar-se consigo mesmo. Experimente é muito fácil, basta fechar os olhos e observar a respiração, ai as coisas começam a acontecer.