Visualizações de página do mês passado

domingo, 28 de junho de 2015

Primeiro estudo mundial sobre Parkinson com retina pode antecipar diagnóstico

Universidade de Alicante (UA) lidera o primeiro estudo em nível mundial sobre a doença de Parkinson utilizando retinas humanas, um projeto financiado pela Fundação Michael J. Fox.Cientistas da UA e do Instituto de Pesquisa de Saúde Banner Sun, dos Estados Unidos, iniciaram esta exaustiva pesquisa cujo objetivo final é melhorar o diagnóstico e a compreensão do Parkinson.

O principal pesquisador do projeto, que começou em fevereiro de 2015, é Nicolás Cuenca, coordenador do grupo de pesquisa do Sistema Visual de Neurobiologia e Tratamento das Doenças Neurodegenerativas da UA, em parceria com Thomas Beach, do Instituto de Pesquisa de Saúde Sun Banner, de Sun City, Arizona (EUA).Os dois começaram essa parceria em 2014 e publicaram um documento que mostra, pela primeira vez, que as mudanças moleculares características da proteína conhecida como alfa-sinucleína podem ser encontradas na retina dos pacientes com Parkinson.

Este primeiro trabalho conjunto destes dois cientistas levou ao projeto atual, que comportará um estudo completo anatômico e bioquímico.A pesquisa será feita com retinas de pacientes mortos que tinham o mal de Parkinson, doadas pelo Instituto de Pesquisa da Saúde Banner Sun, um centro dedicado ao estudo desta patologia e ao Alzheimer, também financiado pela Fundação Michael J. Fox.

Fonte : Primeiro estudo mundial sobre Parkinson com retina pode antecipar diagnóstico                                                                                                                                       

Nenhum comentário: