Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

O site pirata de artigos científicos onde é possível baixar milhões de trabalhos | HypeScience

Dezenas de milhares de estudantes e pesquisadores em todo o mundo não conseguem pagar as caras assinaturas de revistas científicas, de forma que ficam sem acesso a pesquisas importantes.
Isso seria de entristecer qualquer coração e atrapalhar qualquer progresso, não fosse por uma brava pesquisadora do Cazaquistão chamada Alexandra Elbakyan. Em 5 de setembro de 2011, ela criou o Sci-Hub, um site que ignora os pedidos de pagamento e fornece ilegalmente acesso a quase todos os artigos científicos já publicados para qualquer um em qualquer lugar.
Alexandra é basicamente o Robin Hood da ciência.


Pirateando

O site funciona em duas etapas. Primeiro, tenta baixar uma cópia do banco de dados LibGen, um banco de conteúdo pirata que abriu suas portas para trabalhos acadêmicos em 2012 e agora contém mais de 48 milhões de artigos científicos.
A parte engenhosa do sistema é que se LibGen ainda não tiver uma cópia do documento, Sci-Hub tem uma segunda maneira de ignorar o pedido por pagamento da revista científica: o site usa senhas de acesso doadas por acadêmicos que tiveram a sorte de estudar em instituições que possuem uma gama adequada de assinaturas.
Isso permite que o Sci-Hub encaminhe o usuário direto para o artigo que ele quer através de editoras como JSTOR, Springer, Sage e Elsevier. Depois de entregar o artigo para o usuário em questão de segundos, o Sci-Hub doa uma cópia do documento para LibGen, onde ele fica armazenado para sempre, acessível por todos e qualquer um.

Um mundo de conhecimento

Recentemente, a Elsevier alegou em tribunal que o Sci-Hub está colhendo conteúdo pirata a uma taxa de milhares de documentos por dia. Alexandra coloca o número de artigos copiados a partir de várias editoras através do Sci-Hub na faixa de centenas de milhares por dia, entregue a um total de mais de 19 milhões de visitantes.


O site pirata de artigos científicos onde é possível baixar milhões de trabalhos | HypeScience

Nenhum comentário: