Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 11 de março de 2009

Depressão e problemas cardíacos

Os cardiologistas sabem que a depressão pode ser um dos primeiros sinais ligados à ocorrência de doença cardíaca e muitas vezes não entendem o por que disso acontecer.
Depressão pode piorar o quadro de pacientes portadores de problemas cardíacos e pode causar muitos outros problemas após cirurgia de revascularização do miocárdio (pontes de safena). De fato, pessoas saudáveis com depressão usualmente possuem saúde mais debilitada do que aquelas que não se mostram deprimidas, mesmo sendo portadoras de doenças como diabetes, artrite etc. Na pratica, poucos conseguem explicar por que isso ocorre. Vários estudos foram realizados em busca dessa resposta e pesquisadores da Universidade de São Francisco, EUA, acompanharam 1017 pacientes portadores de problemas cardíacos por cerca de cinco anos. Observaram que aqueles que se mostravam deprimidos eram mais propensos a sofrerem ataques cardíacos mais sérios ou derrame cerebral.
Como conclusão final, foi observado que aqueles pacientes que possuíam estilo de vida mais próximo do adequado, praticando exercícios regularmente, alimentando-se de forma mais conveniente e mantendo peso correto, tinham menos probabilidades de sofrerem de depressão.Em outras palavras, depressão não causa problemas cardíacos assim como problemas cardíacos não causam depressão.O que ocorre e que, naqueles em que o estilo de vida não e o mais adequado, a auto-estima fica comprometida e a sensação de estarem doentes incomoda mais, aumentando as chances de agravamento. Os que praticam hábitos mais recomendados, passam pelos problemas de saúde com mais facilidade.
Os resultados dessa pesquisa foram publicados na revista Journal for the American Medical Association em 2008 .

Fonte : Dr.Sérgio Vaiman

Nenhum comentário: