Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Doença de Alzheimer e Açúcar

Novas evidencias reforçam bastante a ligação entre açúcar em excesso e demências, incluindo a de Alzheimer. Em um estudo recente envolvendo 980 idosos avaliados durante quatro anos, concluiu-se que aqueles com mais altos níveis de ingestão calórica possuíam 50% a mais de chances de desenvolverem demências.


Por que a ingestão de muito carboidrato contendo açúcar pode causar demência? Existem 3 razões que explicam:
1- açúcar aumenta dramaticamente o metabolismo e altas taxas metabólicas são as maiores fontes de produção de radicais livres, moléculas que aceleram as lesões em todas as células do organismo, inclusive as cerebrais;


2- níveis elevados de açúcar no organismo fazem com que ele reaja com vários tipos de proteínas, inclusive as enzimas que auxiliam na reparação do DNA lesado pelos radicais livres;


3- quando altos níveis de açúcar combinam-se com altos níveis de gordura por um longo período de tempo, as células passam a não absorver o açúcar necessário para a produção de energia. Este fenômeno é denominado RESISTENCIA À INSULINA.


Fazendo-se um exercício clinico mais abrangente, cabe salientar que pessoas acima do peso adequado e com aumento de gordura abdominal, tendem a evoluir para um quadro de resistência à insulina pois possuem o habito de consumirem carboidratos em excesso. Esta condição favorece o aparecimento futuro da doença de Alzheimer, conforme conclusão de estudo recente.


Fonte : Site do Dr.Sérgio Vaisman

Um comentário:

Prevent Senior disse...

As dicas são ótimas, para saber se está acima do peso basta calcular o IMC - Indice de massa corpórea, acesse:www.planosdesaudesenior.com.bre confira o seu IMC!