Visualizações de página do mês passado

domingo, 14 de abril de 2013

Associação promove atividades para incentivar diagnóstico precoce da doença de Parkinson | Brasil: Diario de Pernambuco

Para lembrar o Dia Mundial da Doença de Parkinson, celebrado na última quinta-feira (11), a Associação Brasil Parkinson (ABP) promoveu hoje (13), na marquise do Parque Ibirapuera, em São Paulo, uma série de atividades para incentivar o diagnóstico precoce da doença.

Durante toda a manhã foram realizadas oficinas de origami, exposição de pinturas feitas por pacientes e apresentação de corais com pessoas portadoras de Parkinson.

“Queremos divulgar a doença, sensibilizar a opinião pública sobre as características da doença e, sobretudo, (informar sobre como) aprender a conviver com a doença porque não é o fim do mundo. É como diz um slogan Mesmo com o mal de Parkinson, você pode ficar de bem com a vida”, disse Samuel Grossmann, presidente da associação, à Agência Brasil.

Segundo Grossmann, estima-se que 200 mil brasileiros tenham Parkinson. “Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 1% da população acima dos 65 anos tem Parkinson”, disse.
“A doença de Parkinson é uma doença degenerativa, onde ocorre degeneração das células dopaminérgicas, que produzem dopamina. Em decorrência da baixa dopamina, os pacientes passam a apresentar alguns sintomas, que chamamos de sintomas motores. Dentre eles, temos o tremor, a rigidez, o endurecimento do corpo e uma lentidão dos movimentos”, explicou a médica Vanderci Borges, neurologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e membro da Academia Brasileira de Neurologia. Segundo ela, a maior incidência da doença acontece em torno dos 60 anos. “Mas pode começar em qualquer idade, mesmo nos jovens”, alertou a médica.


Fonte : Associação promove atividades para incentivar diagnóstico precoce da doença de Parkinson | Brasil: Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: