Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 24 de junho de 2014

Tecnologia laser permite que vítimas de Parkinson voltem a andar > TVI24

Recuperar a mobilidade há-de ser uma guerra constante da tecnologia contra as piores surpresas com que a natureza nos aflige. E às vezes são truques tão simples. Um simples laser encarnado à frente dos pés pode ser quanto baste para ajudar vítimas de Parkinson a voltar a andar. E do outro lado do oceano, em Jacksonville, no estado norte-americano da Florida, já há pelo menos um doente a quem este aparelho mudou a vida. 

Com a ajuda de um andarilho equipado com tecnologia laser, Wayne Puckett pode passear-se à vontade, algo que não conseguia fazer há quatro anos. Puckett sofre de uma variante de Parkinson, uma doença neurológica que destrói a capacidade do cérebro para controlar as funções motoras. Antigo carteiro, pai de cinco filhos, Puckett lembra-se de quando tudo começou.

«Sinto que deixei de ser um homem. Perdes o emprego, perdes o que te ocupava. Nem foi tanto o dinheiro, era uma questão de saúde. É duro de aceitar e sentimo-nos insignificantes. Já não consegues fazer o que fazias e os teus filhos estão ali, a ver isso mesmo», lamenta Wayne Puckett.

Em 2010, Puckett encontrou-se com Jay Van Gerpen, na Clínica Mayo de Jacksonville, na Florida. Na altura estava confinado a uma cadeira de rodas, mas o médico disse-lhe que tinha um aparelho capaz de o pôr a voltar a caminhar pelos próprios pés naquele mesmo dia.
Fonte : Tecnologia laser permite que vítimas de Parkinson voltem a andar > TVI24

Um comentário:

Baldoino Soares Badu disse...

É o sistema me parece bem simples, mas acho que funciona, na ABP existe no piso algumas marcas paralelas por onde o PK pode treinar e avançar nos obstáculos existe outras técnicas de mandar esse comando ao cérebro. Devemos redrobar os cuidados ao passar por portas e principalmente portas de vidro, os movimentos involuntários podem acarretar quedas.