Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 2 de março de 2015

TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS – PROJETO AMIGO BICHO | Blog da APPP

Drª Andressa Chodur – CREFITO 8 – 8956/TO – terapeuta ocupacional – mestre em comportamento motor e cinoterapeuta.
                A Terapia Assistida por Animais (TAA) é uma intervenção dirigida por objetivos, na qual os animais obedecem a critérios específicos. As sessões de TAA são coordenadas por um profissional da área da saúde, com conhecimentos especializados no âmbito da prática da sua profissão.
Cada sessão é projetada para promover o bem-estar físico, social, emocional e/ou o funcionamento cognitivo de indivíduos ou grupos, sendo uma intervenção devidamente planeada e avaliada.
Os animais podem ser incorporados num conjunto de programas que promovam a melhoria de estados físicos e psíquicos em diferentes áreas: emocional, social, cognitiva, comportamental e psicomotricidade.             Especificamente, podem contribuir para atingir objetivos que visem desenvolver a capacidade de regular as emoções, aumentar interações verbais do sujeito e do grupo, estimular a participação e as interações dos indivíduos, melhorar as habilidades motoras finas e o equilíbrio, estimular as funções cognitivas (memória, atenção concentração, linguagem, pensamento), aumentar a autoestima, reduzir a ansiedade, minimizar a solidão, contribuir positivamente para trabalhar a memória a longo e curto prazo, etc.
Segundo Couto (2007) em Portugal, a TAA começa a ser uma aposta forte, aplicada, por exemplo, em crianças com autismo ou a Síndrome de Down, e no acompanhamento de idosos e adultos com problemas diversos: funcionais, motores, psicológicos, de imunidade, cardíacos, entre outros.
Fonte : TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS – PROJETO AMIGO BICHO | Blog da APPP

2 comentários:

Baldoino Soares Badu disse...

É nossos amigos de Curitiba sempre inovando com boasideias.
Nosso abraço ao Amigo Magno e a todos os associados da APPP.

Unknown disse...

Fico muito feliz em ver a divulgação do nosso trabalho. fico à disposição para maiores esclarecimentos. abraço, andressa chodur