Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Neurónios de rato para controlar robô


Cientistas da Universidade de Reading criaram um robô que é controlado através de neurónios de ratos.



Os investigadores estão a ensinar o robô a contornar obstáculos e a circular. A inovação deste robô é o seu “cérebro”: juntaram-se 300 culturas de neurónios de rato e 60 eléctrodos que recebem o sinal eléctrico das células.

Os cientistas afirmam ter usado químicos para reforçar a ligação entre neurónios, noticia a PC Pro.

O passo seguinte será adaptar os conhecimentos produzidos por esta experiência em inovações que permitam atenuar os efeitos de doenças como Alzheimer e Parkinson.
Matéria de Exame Informática Online

Implantação da UTI atrai médico especialista para Vilhena

A instalação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ainda a ser efetuada pela prefeitura no Hospital Municipal Adamastor Teixeira de Oliveira, em Vilhena, está atraindo a vinda de profissionais médicos especialistas ao município. O especialista em neurologia e neurocirurgia (adulto e infantil), Cláudio Cruz, já está – desde o início deste mês - com o consultório estabelecido na cidade e amplia o atendimento médico na especialidade para a população vilhenense.

O profissional atua há quatro anos no tratamento de doenças como trauma de crânio e coluna, hidrocefalias, doença de parkinson, enxaquecas, derrames e tumores cerebrais, epilepsia, aneurismas cerebrais, entre outras.

Veja a matéria completa Jornal Eletrônico Rondoniaovivo.com