O Alzheimer destrói as funções do cérebro e não tem cura. Ele provoca perda de memória, da noção de tempo e espaço e, em estágios mais avançados, o doente não consegue andar, nem se alimentar.
Se a doença é diagnosticada cedo, é possível retratar esses danos. Mas no Brasil, de cada duas pessoas com Alzheimer, uma não sabe que está doente – falta diagnóstico. Segundo um relatório mundial, 1,2 milhões de brasileiros têm a doença. Só metade se trata e a cada ano, cem mil novos casos.
O psiquiatra Jerson Lars, da UFRJ, explicou que o tratamento não cura a doença, mas retarda seus efeitos e aumenta a independência dos doentes.
O mal de Alzheimer é associado à velhice, e a população do Brasil está envelhecendo. O IBGE estima que, nos próximos 20 anos, a população brasileira acima dos 60 anos vai mais do que triplicar de quase 23 milhões para 88 milhões de pessoas.
O Ministério da Saúde disse que oferece tratamento integral e de graça aos pacientes com Alzheimer e que as unidades básicas de saúde têm profissionais qualificados para fazer o diagnóstico.
Confira detalhes do vídeo entrando no link abaixo:
Fonte : Bom Dia Brasil - Mal de Alzheimer tem cem mil novos casos por ano no país
Fonte : Bom Dia Brasil - Mal de Alzheimer tem cem mil novos casos por ano no país