Os passos de sapateado dão ritmo à superação de um casal de idosos em São José dos Campos. Ela é cadeirante. Ele tem Alzheimer. Juntos, se entregam à dança como terapia, na tentativa de ir além dos limites impostos pelo avanço da idade.
Maria de Lourdes Alves da Costa e Esmeraldo da Costa, ambos de 88 anos, são sensação entre o grupo de sapateado na Casa do Idoso. Há três anos, "dona Malu” como é conhecida, está na cadeira de rodas, após operações no joelho e cirurgias no coração. Já seu Esmeraldo adquiriu Alzheimer nos últimos meses, e tem exigido maior atenção da esposa.
Ambos encontraram na dança uma oportunidade de terapia. A iniciativa de integrar o grupo partiu de dona Malu, que arrastou o marido para as aulas. “No começo ele não queria vir, achava que dança era coisa de mulher. Mas eu tenho que ter muita paciência, porque com a doença, ele acaba esquecendo as coisas e ficando nervoso. Essa é uma maneira para ficar calmo”, afirma.
Acompanhados de uma cuidadora, eles chegam ao local se divertindo. “Seu Esmeraldo", brinca com as funcionárias do centro, enquanto "dona Malu” ri das brincadeiras, mas sempre de olho no marido. Os dois estão juntos há mais de 70 anos, e ainda trocam olhares de cumplicidade.
Fonte : G1 - Para superar problemas de saúde, casal de idosos faz aula de sapateado - notícias em Vale do Paraíba e Região
Seja bem vindo ao nosso blog esperamos contribuir para esclarecer duvidas e minimizar os aspectos stressantes da Doença de Parkinson. Nossa meta é agregar valores e integrar a família parkinsoniana do Brasil criando um grupo (chat) de amigos com problemas afins.Sabemos que a doença ainda não tem cura, mas a troca de informações ajuda no combate ao Mr. Parkinson e seguimos firme para uma Qualidade de Vida.