Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Pessoas mostram como transformar sofrimento em vontade de mudar

Um em cada três moradores de São Paulo tem apnéia do sono

Capacetes que pensam

Chegam ao mercado aparelhos que usam impulsos do cérebro para comandar videogames e interagir no mundo virtual

Luciana Sgarbi

EMOTIV EPOC Através de eletrodos ligados à cabeça é possível pensar e
enviar o "pensamento" ao computado



Imagine escrever em um blog sem usar as mãos. Ou jogar videogame dispensando o joy stick. Mais: fazer movimentos com o rosto para interagir em um mundo virtual. Isso é possível e o instrumento adequado já está à venda. Três empresas estão colocando no mercado uma parafernália tecnológica que tem em comum o mesmo sistema: o eletroencefalograma que registra circuitos elétricos do cérebro. A medicina se vale dele há tempos. Agora é a engenharia biomédica que apresenta o BCI, o Epoc e o NeuroSky, evoluções fantásticas de entretenimento no mundo digital.

Fonte : IstoÉ Indepen dente

Frio pede cuidados contra alergia, gripe e poluição

Por Maria Carolina Maia

Os brasileiros das regiões Sul e Sudeste devem se preparar para um inverno típico a partir deste mês, com baixas temperaturas: segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as médias devem ficar em 15,5° C no Sul, 19,25° C no Sudeste e 17° C na cidade de São Paulo. O clima frio é propício para o desenvolvimento de doenças alérgicas, respiratórias e até cardiovasculares. Confira as dicas dos especialistas para minimizar os males do inverno e da poluição, que se agrava nesta estação.

"Nessa época do ano, três fatores atuam contra a saúde, juntos ou não: o frio, a baixa umidade e a poluição, que aumenta", explica Clystenes Odyr Soares Silva, médico pneumologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). "O aparelho respiratório é a parte do corpo mais afetada pelo frio, porque a gente respira 24 horas por dia, num total de 10.000 litros diários. Dessa forma, pessoas que têm doenças respiratórias, como asma, rinite e bronquite, sofrem um agravamento desses males."...

Fonte : Veja.Com - Ciência e Saúde