Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 23 de julho de 2010

INSÔNIA [3]

INSÔNIA CRÔNICA é mais complexa e geralmente resulta de uma combinação de fatores, incluindo os decorrentes de desordens físicas ou mentais. Uma das causas mais comuns de insônia crônica é a depressão. Outras causas incluem artrite, doença nos rins, problema no coração, asma, apnéia, narcolepsia, síndrome das pernas inquietas, mal de Parkinson e hipertiroidismo. Porém, insônia crônica pode ser devida a fatores de estilo de vida, incluindo o mal uso de cafeína, álcool e outras substâncias; estresse crônico; e ciclos quebrados de sono/despertar como por exemplo em conseqüência de trabalho noturno ou em turnos.

Adicionalmente, os comportamentos a seguir têm mostrado perpetuar a insônia em algumas pessoas:
- Expectativa e preocupação de ter dificuldade para dormir.
- Ingestão de quantidade excessiva de cafeína.
- Beber álcool antes do horário de dormir.
- Fumar cigarro antes do horário de dormir.
- Soneca excessiva de manhã ou de tarde.
- Horários de dormir/acordar irregulares ou continuamente alterados.

Esses comportamentos podem prolongar a insônia existente ou ser responsáveis pelo seu aparecimento. Interromper esses comportamentos pode eliminar a insônia.

Fonte: Blog Não Há Problema Sem Solução

Almoçar bem é o segredo para perder peso sem passar fome

A refeição evita os assaltos à geladeira e os lanches fora de hora - Por Roberta Stella

Importância
Cada refeição tem a sua importância, pois fornecem nutrientes diferentes e em quantidades importantes para que a alimentação do dia fique balanceada. O almoço é a segunda refeição principal do dia e não deve ser omitido. Ele irá fornecer energia para que possa seguir o dia desenvolvendo as atividades adequadamente. Muitas pessoas relatam que, à noite, sentem muita fome e cometem excessos nesse período. Normalmente, isso acontece quando o almoço foi deixado de lado.

Alimentos
O almoço é uma refeição em que a variedade de alimentos fornece grande diversidade de nutrientes. Carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais estão presentes nos alimentos típicos dessa refeição. Os carboidratos estão presentes nas massas, arroz, batata, legumes e frutas. As principais fontes de proteínas são as carnes e as leguminosas (feijão, lentilha, soja, grão de bico). As gorduras estão presentes nas carnes e no óleo utilizado para temperar os alimentos. As vitaminas e minerais estão em quantidades maiores nas verduras e legumes e, por isso, esses alimentos devem estar presentes diariamente no cardápio.

Opções de alimentos
Saber escolher os alimentos corretamente no almoço irá estimular a saciedade e, de quebra, fornecer poucas calorias, tornando a refeição adequada nutricionalmente e controlando o peso. Quanto mais simples as preparações, mais adequada será a refeição. Assim, optar pelos legumes cozidos, em vez de gratinados ou fritos, irá reduzir a quantidade de gorduras. Carnes grelhadas são menos calóricas do que as fritas, empanadas ou à parmeggiana. Arroz e feijão é a dupla nacional perfeita! Verduras temperadas com azeite, limão ou vinagrete estimulam o paladar. Para fechar a refeição com chave de ouro, a escolha perfeita é uma fruta da estação. Durante a refeição é permitida a ingestão de bebida, mas em pequena quantidade ? no máximo, um copo pequeno (200 mL), dando preferência para sucos naturais ou água.

Exemplo de almoço
- 3 colheres (sopa) cheias de arroz cozido
- 0,5 conchas média de feijão cozido
- 1 filés médio de filé de peixe cozido
- 1 colher (sopa) cheia de vagem cozida
- 1 colher (sopa) cheia picada de cenoura cozida
- 3 colheres (sopa) cheias picada de rúcula
- 2 colheres (sopa) rasas de molho de iogurte
- 1 fatia pequena de melão

Fonte: Minha Vida

CURIOSIDADES DO MAL DE PARKINSON

SEM ESTRESSE, CANCER NÃO RETORNA

Estudo realizado na Ohio State University e publicado na revista Clinical Cancer Research, neste ano de 2010, concluiu que o cancer de mama pode não voltar a atacar se a paciente estiver numa fase da vida sem estresse.


Uma mulher mais feliz consegue construir um sistema imunológico mais resistente que é capaz de lutar contra o câncer, mesmo se ela já tiver um histórico da doença em fases passadas da vida.


Pesquisas anteriores reafirmaram ligação direta entre estresse e sistema imunológico. Um estudo que contou com 227 mulheres recém diagnosticadas como portadoras de câncer de mama mostrou que a metade delas necessitava algum tipo de suporte psicológico para a administração melhor do estresse.


Aquelas que se inscreveram no programa especifico para esse fim apresentaram redução de 45% no risco de recidiva da doença, mesmo após 11 anos de observação.


Ai está mais um forte argumento que liga CORPO-MENTE de forma bem intensa.


Fonte : Site do Dr.Sérgio Vaismann

Estimular células para ajudar doentes

Oiça o comentário de Rui Costa, investigador da Fundação Champalimaud e coautor de um estudo que poderá ajudar a combater as doenças de Parkinson e Huntington.

Rui Costa

Para acessar apagina com o áudio
CLIC AQUI


Fonte : Expresso Tecnologia e Ciência

87% dos internautas brasileiros utilizam uma rede social, diz Ibope

BOM DIA, MAS BOM DIA E UM FIM DE SEMANA CHEIO DE ALEGRIAS E MUITA PAZ!!!




"O melhor médico é o tempo."