Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A IMPORTÂNCIA DO CÁLCIO E CUIDADOS COM O EXCESSO

Essencial na formação dos ossos e dentes, o mineral pode ser consumido sem necessidade de suplementos. Basta uma dieta equilibrada e vitamina D para ajudar em sua absorção. Cuidado, pois o consumo excessivo de cálcio pode levar à formação de cálculos renais.

NÃO FAÇA USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES SEM CONTROLE MÉDICO.

A ingestão adequada de cálcio nos primeiros anos de vida auxilia na formação na formação de dentes e de um esqueleto saudável, minimizando a perda de massa óssea na vida adulta. A assimilação de cálcio pelo organismo diminui na menopausa, fazendo com que o corpo recorra ao mineral armazenado nos ossos e dentes, provocando a osteoporose.
É importante consumir alimentos ricos em cálcio desde muito cedo.

O leite e seus derivados são as principais fontes de cálcio, que também pode ser encontrado na couve, repolho, brócolis, cebolinha, espinafre, alho-francês e acelga, além das leguminosas, frutos secos e cereais integrais.

O cálcio depende da ação da vitamina D. Por isso, são necessários alimentos ricos tanto em um quanto no outro. A vitamina D é encontrada em peixes gordos, no ovo e na soja. Já as gorduras e a fibra dificultam a assimilação do cálcio.
Leites, biscoitos e iogurtes enriquecidos com cálcio. A indústria alimentícia promete surpreender o consumidor com uma enxurrada de produtos fortalecidos com este mineral. Exagero? Certamente não. Afinal, é o nutriente responsável pela formação e manutenção de nossos ossos e dentes. E, além de fortalecê-los, desempenha um importante papel no processo de coagulação do sangue.

Recentes estudos têm ainda demonstrado que há uma relação inversa entre o nível de cálcio no organismo e a pressão sangüínea. O cálcio ajudaria a regulá-la, prevenindo a hipertensão. Além disso, com o potássio e o magnésio, participa de reações orgânicas importantes ligadas à contração e relaxamento muscular, à coagulação sanguínea, à transmissão de impulsos nervosos, à manutenção da frequência cardíaca e por aí vai. Segundo alguns médicos e pesquisadores, o cálcio seria até capaz de aliviar sintomas da tensão pré-menstrual e de reduzir níveis de colesterol.

NA DOSE CERTA
O cálcio é o mineral mais abundante no nosso corpo.
Os adultos devem consumir, em média, 800 mg de cálcio por dia. No entanto, esse valor pode chegar a 1500 mg no caso de mulheres com mais de 45 anos, de grávidas, ou ainda de crianças em idade de crescimento.

A ingestão diária recomendada (IDR) de cálcio varia de acordo com a faixa etária. De um a três anos, as crianças devem ingerir 500mg do mineral e, entre quatro e oito anos, são necessárias 800mg. O consumo de 650mg do nutriente corresponde a cerca de 50g de queijo e a um copo de leite de 250ml.

A partir dos nove anos até a fase adulta, a IDR pula para 1.300mg. A explicação? Nesta época, crianças e jovens vivenciam uma intensa fase de crescimento, principalmente ósseo, onde o organismo gasta mais cálcio para garantir um desenvolvimento tranqüilo e saudável. Deste período aos 50 anos, a recomendação diária cai para 1.000mg.

Mas, a partir desta idade, que justamente marca o início da menopausa nas mulheres, a reabsorção de cálcio pelo organismo diminui, havendo necessidade de maior consumo a fim de combater o desgaste dos ossos. Para prevenir a osteoporose e outras doenças associadas à sua carência, os médicos aconselham a ingestão, todos os dias, de 1.200mg.

Ao contrário do que muitos pensam, o feto não rouba cálcio dos ossos e dentes da mãe na gestação. Durante os nove meses, a IDR também é determinada pela idade da grávida. Para as gestantes adolescentes, devido às suas condições fisiológicas, recomenda-se 1.300mg de cálcio, mesma quantidade indicada para qualquer jovem. Depois dos 19 anos, no entanto, bastam cerca de 1.000mg para assegurar seu bem-estar e o do bebê.

ONDE BUSCAR
Queijos, leites, manteiga, ovos e vegetais verde-escuros, como o brócolis, são considerados ótimas fontes. Contudo, vale lembrar que o cálcio dos vegetais não costuma ser bem absorvido pelo organismo por causa de substâncias não-nutrientes conhecidas como oxalatos.

Quando o assunto é absorção, não se deve esquecer da função da vitamina D. Ela ajuda – e muito - o organismo a reter o cálcio nos ossos. Cereais, alguns frutos do mar, óleo de fígado de bacalhau e leites enriquecidos são ótimas fontes de vitamina D.

Mas os cuidados para manter os ossos resistentes não param por aqui. Além de manter uma alimentação balanceada, procure passear ou se banhar ao sol sempre que possível. Os raios ultravioleta liberam a produção de vitamina D na pele. Não deixe, porém, de aplicar protetor solar e de respeitar os horários em que as radiações oferecem menos riscos à saúde (antes das 10h e após as 16h).

Em geral, especialistas aconselham a ingestão diária de cinco microgramas deste nutriente. A partir dos 50 anos, a IDR deve subir para dez microgramas. Já as pessoas com mais de 70 anos normalmente necessitam de 15 microgramas. Isso ocorre porque a capacidade da epiderme de produzir vitamina D diminui com a idade.

Nos últimos anos, a mídia e diversos centros de pesquisa vêm reforçando a importância das algas como uma poderosa fonte de nutrientes, que vão dos minerais às vitaminas e aminoácidos. De fato, 100g destas plantas contêm cerca de 100mg de cálcio. As algas desidratadas ou em cápsulas são encontradas em lojas de produtos naturais.

OS PRINCIPAIS VILÕES
Os especialistas alertam: a ausência ou deficiência de vitamina D inibe a retenção de cálcio pelo organismo. Substâncias não-nutrientes de determinados alimentos também reduzem a capacidade de absorver este mineral. Nesta lista estão os fitatos (encontrados na película externa dos grãos de cereais) e os oxalatos (presentes, por exemplo, na beterraba, acelga e espinafre).

O cacau é rico em oxalatos, mas, para alívio dos chocólatras, a quantidade contida em barras e achocolatados não impede a absorção de cálcio. O estresse também costuma aumentar a excreção deste nutriente. Sem falar no envelhecimento, que leva à diminuição do aproveitamento de cálcio pelos ossos. Quem usa remédios sem prescrição médica deve saber que a utilização de certos medicamentos pode afetar a biodisponibilidade de cálcio no organismo, colocando em risco a saúde.

Pesquisas recentes vêm demonstrando que o uso abusivo de refrigerantes provoca o enfraquecimento dos ossos, deixando-os mais propensos a fraturas. Estes estudos têm sido realizados com adolescentes e os cientistas conseguiram demonstrar que a bebida representa um agente de risco relevante para a ocorrência de osteoporose no futuro.

DEFICIÊNCIA
Por ser essencial para o funcionamento do organismo, quando existe deficiência de cálcio na corrente sanguínea (por má alimentação, questões hormonais ou outros motivos) o corpo tende a repor a deficiência retirando cálcio dos ossos. A deficiência de cálcio pode levar a osteopenia e osteoporose, na qual os ossos se deterioram e há um aumento no risco de fraturas, especialmente nos ossos mais porosos.

Sua deficiência também pode causar agitação, unhas quebradiças, propensão a cáries, depressão, hipertensão, insônia, irritabilidade, dormência no corpo e palpitações.

TENHA BOM-SENSO
O excesso de cálcio é prejudicial ao organismo. Quando além da cota necessária, o cálcio pode levar ao surgimento de “pedras” nos rins, se combinado com a vitamina C, à redução do magnésio no organismo, à fraqueza muscular, dificuldade de memorização, depressão, irritabilidade e até mesmo à anorexia.

O consumo excessivo de cálcio pode levar à hipercalcemia, doença caracterizada pela excessiva calcificação dos ossos e tecidos moles. Não raro, tal distúrbio abre caminho para a formação de cálculos renais. Por esta razão, suplementos à base de cálcio só devem ser recomendados para pessoas que não consomem este mineral em doses suficientes ou que não conseguem retê-lo. Quem mantém uma dieta balanceada, ou seja, bebe regularmente de duas a três porções de leite (250ml cada) e se alimenta com seus derivados todos os dias, não tem razão para recorrer a suplementos.

Além do cálcio, para manter seus ossos fortes e bem construídos, não deixe de incluir frutas e vegetais em seu cardápio. Segundo pesquisas publicadas no American Journal of Clinical Nutrition, eles apresentam boas doses de potássio, betacaroteno, vitamina C e magnésio, substâncias também apontadas como responsáveis pela manutenção e resistência da massa óssea.

SUPLEMENTAÇÃO
Pelo fato do cálcio reagir de forma diferenciada com diversos minerais deve-se tomar cuidado na sua suplementação que deve ser acompanhada por um especialista. O uso excessivo de cálcio origem mineral também pode ocasionar depósitos no organismo. É recomendável cautela na escolha dos diversos suplementos disponíveis no mercado.

EXERCÍCIOS FÍSICOS
Exercícios físicos que envolvam impulsionamento de peso (ex.: halterofilismo, caminhada e basquetebol) contribuem para a fixação de cálcio nos ossos. Especialmente na adolescência (até os 22 anos), já na idade adulta os exercícios mantêm e podem aumentar a massa óssea em 1 ou 2%. Toda atividade física deve passar antes por uma avaliação de um profissional competente.

ABSORÇÃO
O Cálcio é absorvido pelo intestino. Uma alimentação muito líquida ou muito rica em fibras pode acelerar a passagem do cálcio pelo intestino diminuindo sua absorção. O corpo absorve apenas cerca de 500 mg de cálcio por vez; portanto, a ingestão de cálcio deve ser distribuída ao longo do dia. A vitamina D é essencial para a absorção do cálcio.
Fontes:
Saúde Forum, Correio do Brasil, Wikipedia

DIA DO CUIDADOR VOLUNTÁRIO

CONVITE

ENCONTRO DE PESQUISADORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE
4° DIA DO CUIDADOR

PÚBLICO ALVO: Estudantes e profissionais ligados á área da saúde, familiares cuidadores, home care , imprensa e comunidade.

DATA: 28/08/2010 09:00hs

ABERTURA OFICIAL COM A PRESENÇA :
VEREADOR USHITARO KAMIA , Dra CLARA NAKAGAWA Vice-Presidente Associação Brasil Parkinson, HELIANA GUEDES Mestre em
Gerontologia pela U.C.B. (Universidade Católica de Brasília), HENRIQUE SALMAZO DA SILVA -

Diretor da ABG, GERONTOLOGA - MARIA HELENA SILVEIRA

09:30H HOMENAGENS A CUIDADORES

10:00 – Inicio Ciclo De Palestras Com Os Temas:
“Cuidados Paliativos “
“Gerontologia,Novas Pespectivas Do Envelhecimento ,Doenças Raras E Carreira”
"Superando Crises: A Capacidade Humana De Transformar A Dor Moral Em Ação
Social".
"A Importância Do Riso Na Qualidade De Vida"

LOCAL :
Viaduto Jacareí, 100 Bela Vista - 8° andar São Paulo (Próximo ao Metrô Anhangabaú)


INSCRIÇÕES WWW.KAMIA.COM.BR
INFORMAÇÕES Marcos Teixeira 3396-5043

France Presse 23/08/2010 17h26 - Atualizado em 23/08/2010 18h49 Justiça dos EUA barra fundos para estudo com célula-tronco embrionária

Financiamento federal fora liberado pelo presidente Barack Obama.
Veja infográfico sobre o que as células-tronco podem e não podem fazer.

Do G1, com agências internacionais

A Justiça americana decidiu nesta segunda-feira (23) deter o financiamento federal - autorizado pelo presidente Barack Obama - para a pesquisa com células-tronco embrionárias, ao considerar que envolve a destruição de embriões humanos.

Um juiz dos EUA concedeu liminar contra o uso de verbas públicas federais para os estudos. O governo Obama pode recorrer da decisão, ou rever suas diretrizes.

Pesquisadores solicitaram a liminar em junho, alegando que a pesquisa contraria a lei por envolver a destruição dos embriões. Em sua decisão de 15 páginas, o juiz Royce Lamberth concordou que a prática é "claramente uma pesquisa em que um embrião é destruído".

O Departamento de Justiça ainda não se pronunciou.

Alguns grupos cristãos contrários à pesquisa com embriões apoiaram a ação judicial, movida por cientistas que tentam desenvolver células-tronco a partir de organismos adultos. (...) segue

Fonte : G1 Mundo

NÃO VAMOS ACABAR COM A DENGUE?

Após um período agitado no qual nossas autoridades se mobilizaram de forma tão intensa para esclarecerem e convencerem a população sobre a GRIPE-A (suína), continuo perplexo ao constatar que essa doença maldita chamada DENGUE continua nos ameaçando em todos os cantos deste nosso pais.


Enquanto se investiram enormes somas para a aquisição da vacina contra a gripe, mesmo sabendo-se que a tal propalada GRANDE EPIDEMIA não chegou perto de nos, nada se fez ou se faz efetivamente para combater esse ridículo mosquito transmissor dessa subdesenvolvida doença chamada DENGUE, que pode matar, principalmente agora, com o reconhecimento do tipo IV, mais uma vez entre nos.


Não existe distinção entre pessoas que moram em áreas periféricas ou em luxuosos edifícios ou casas no que diz respeito à vulnerabilidade para serem afetadas por esta doença.


Basta que hajam condições propicias ao desenvolvimento do mosquito a partir das suas larvas e...pronto!.Quem estiver estrategicamente localizado adquire a molestia e, se tiver sorte, sofrerá bastante por cerca de 1 semana e ficará curado.


Entretanto, outros poderão não ter o mesmo destino e serem vitimas da forma hemorrágica em edição mais grave, e virem a falecer.


E aí? Se sabemos disto e nada mais fazemos exceto alertar que os recipientes dagua devem ser esvaziados para não atraírem o tal mosquito, não é lícito pensarmos que a maneira mais lógica (e banal) de fazer frente ao inimigo deveria ser um arregaçar de mangas das autoridades sanitárias para, via mutirão, educar a população de forma intensiva e, ao mesmo tempo, acabar com os focos utilizando-se todas as técnicas possíveis para faze-lo?


Infelizmente, todos concordam com isso mas, na pratica, pouca coisa se faz realmente e, se continuarmos nessa toada, mais e mais vitimas passarão a engrossar a estatística da dengue no nosso pais que, diga-se de passagem, orgulha-se de ser olhado por todo o mundo como a Meca das oportunidades nesses últimos tempos.


Mas como nos mostrar sérios como nação se deixamos a população a descoberto frente a uma doença de 3º. mundo quando autoridades maiores bradam que estamos prestes a ser modelos de 1º. mundo? Uma piada, não?


Com tudo isto, levanto uma duvida que me tem perturbado: seria mais fácil combatermos a dengue se tivéssemos que gastar milhões em vacinas, se existissem? Haveriam pessoas ou grupos interessados em comercializar essas vacinas, promovendo interesses? Não existe duvidas quanto à existência daqueles que se beneficiam com aquisições milionárias de vacinas após um teatral movimento gigantesco que gera pânico na população.


Não é mais fácil se instituir as praticas higiênicas como forma de aprendizado a todos os que não tenham esse conceito bem absorvido? No fundo, alem de eficaz, esse método é também mais BARATO. O pior é que o calor vem chegando e esse mosquito tem tudo para se aproveitar mais dessa condição.


Ah, como seria bom se fossemos mais sérios!!! (agosto de 2010)


Fonte : Site do Dr.Sérgio Vaismann

O excesso de ômega-3

A importância do ômega-3

Para os vegetarianos, um dos motivos mais importantes que nos faz estimular o seu consumo é para que haja um equilíbrio entre o ômega-6 e o ômega-3 da dieta, tendo em vista que tende a haver uma desproporção entre esses dois óleos na dieta vegetariana (muito ômega-6 e pouco ômega-3).

O excesso de ômega-6 pode levar ao aumento da resposta inflamatória, crises de asma e inadequação da resposta do sistema imunológico frente às agressões. Assim, aumentar o ômega-3 ingerido é fundamental para minimizar o efeito do ômega-6.

Os primeiros estudos

Os efeitos benéficos à saúde, com relação ao ômega-3, foram vistos inicialmente, na década de 70 em esquimós. Mesmo com uma elevada ingestão de gorduras e colesterol, eles apresentavam baixos níveis de colesterol no sangue, assim como triglicérides. O “colesterol ruim” desses esquimós era baixo e o “colesterol bom” era alto. A ingestão de ômega-3 por esquimós chega a atingir o valor de 5 a 10 gramas por dia.

As melhores fontes de ômega-3

Dos alimentos vegetais, a linhaça é a fonte mais rica de todas. Para termos uma idéia, em 100 mL do óleo de linhaça há 53,3 gramas de ômega-3, enquanto na mesma quantidade de óleo de canola e soja há 6,3 e 6,8 mg desse lipídio, respectivamente. Em 100 mL de óleo de salmão encontramos cerca de 16 gramas de ômega-3.

Efeitos para a saúde

Diversos efeitos benéficos à saúde têm sido atribuídos ao consumo de ômega-3.
Encontramos diversos estudos demonstrando que o ômega-3 é efetivo para a redução dos níveis sanguíneos de triglicérides (há um estudo que aponta a redução de 65% dos níveis de triglicérides com o uso de 20 gramas por dia de ômega-3 proveniente do salmão).
O seu uso também tem apresentado efeito importante na redução de inflamações no organismo.

O excesso

O uso de ômega-3 proveniente de animais é diferente do proveniente de vegetais, pois no primeiro o ômega-3 já está na forma ativa, sendo que o dos vegetais deve ser convertido pelo nosso organismo para chegar à forma ativa (e o ômega-6 em doses elevadas dificulta conversão). Como os estudos têm sido feito com a forma animal, fica difícil extrapolarmos os resultados para os a forma vegetal com precisão.

O uso de 1 g/d de ômega-3 proveniente de fonte animal é capaz de reduzir em até 10% os eventos cardiovasculares em pessoas que já tem doença arterial coronariana.
O uso de 4 a 10 g de ômega-3 pode promover efeitos benéficos na redução dos níveis de triglicérides, mas também podem elevar os níveis do “colesterol ruim (LDL)”.

De forma geral, o uso terapêutico de ômega-3 (na forma animal) está sendo preconizado na ordem de 1 a 4 gramas por dia em onívoros.

Os maiores inconvenientes que temos ao ingerir ômega-3 em excesso são dois:

1) alterar a coagulação do sangue tornando o organismo mais propenso à dificuldade de coagulação e sangramentos excessivos. Isso pode ser bastante indesejado quando há necessidade de fazer procedimentos dentários ou cirurgias.

2) aumentar os níveis do “colesterol ruim”.

De forma prática

Utilize os sempre o óleo de linhaça na dose de uma colher de sobremesa por dia ou 2 de sopa da semente de linhaça (não precisa ser triturada, apesar da trituração no momento do seu consumo ser mais indicada).

O uso de doses mais elevadas podem ser indicadas para gestantes, idosos e diabéticos, mas é importante que haja acompanhamento médico para que não haja excesso no organismo. Há exames de sangue que podem ser feitos para essa avaliação

Fonte: Alimentação sem carne

Saiba mais: Site Médico

Não pense, porém, que comer peixe diariamente é a solução para todos os seus problemas, pois qualquer excesso acarreta em prejuízos para a saúde. Por ter um alto poder de oxidação, o consumo de Ômega 3 deve ser associado à ingestão de vitaminas antioxidantes.

“As fontes de Ômega 3 que encontramos na natureza geralmente já apresentam na sua forma natural outros nutrientes antioxidantes que protegem a estrutura química do Ômega 3. No entanto, podemos associá-las ao consumo de vitamina E e selênio (brócolis, azeite extra-virgem, oleaginosas, castanha e nozes) e sucos cítricos - que são fontes de vitamina C - para que estes alimentos formem um “pool” de antioxidantes a fim de preservar a integridade da estrutura química do Ômega 3”, conclui o Dr. Meirelles.

Guia da menopausa

Não dá para escapar: a menopausa é uma fase natural pelo qual todas as mulheres vão passar. Ela representa a parada de funcionamento dos ovários.

Eles deixam de produzir dois hormônios importantes para a saúda feminina, o estrógeno e a progesterona, é declarada quando a mulher completou um ano inteiro sem menstruar e chega, hoje em dia, por volta dos 45 e dos 55 anos de idade - embora algumas delas entrem na menopausa a partir dos 40 sem que isso seja um problema.É verdade que nessa fase a ala feminina precisa conviver com uma série de sintomas nada agradáveis.

Em maior ou menor intensidade, elas precisam lidar com ondas de calor, suores noturnos, insônia, falta de libido, irritabilidade, ressencamento vaginal, dor durante o sexo, diminuição da concentração e da memória e, por essas e outras, pode até ter depressão.

Haja paciência! Mas se procurarem tratamento e se tiverem buscado qualidade de vida antes de chegar nesse período, dá sim para espantar todo drama que muita gente faz sobre o assunto. Afinal, a menopausa também é uma chance de repensar prioridades, corrigir algumas falhas e seguir fortalecida.

Pensando em tudo isso, o Guia da Semana reuniu um time de médicos e formulou 15 perguntas para explicar um pouco mais sobre esse (outro) momento só delas.
(...) segue

Fonte : Blog Vida com Saúde

Estudo evidencia a relação entre terapia de hormônios e a incidência de câncer

Os benefícios da terapia hormonal para alívio de sintomas da pré e pós-menopausa são claros, mas o risco de adquirir câncer de mama não pode ser descartado

Patrícia Scalzer - Da Redação Multimídia

Foi divulgado na última semana um estudo realizado pela California Teachers Study, entidade voltada para pesquisa sobre o câncer de mama nos Estados Unidos, que evidencia a relação entre terapia de hormônios e a incidência de câncer de mama em mulheres. O tema é polêmico e divide opiniões. Se por um lado a terapia hormonal pode aumentar a incidência de câncer de mama, por outro, ela traz inúmeros benefícios para mulheres que estão na pré e pós-menopausa.

A oncologista clínica Cíntia Elaine Givigi acredita que a terapia hormonal aumenta o risco de câncer de mama quando o tratamento é feito por mais de três anos. "Eu contra-indico a reposição hormonal, principalmente para aquelas mulheres que já têm algum risco familiar. O fumo e o álcool também podem aumentar o risco da doença porque as substâncias que existem neles são cancerígenas e provocam alterações celulares", explica.

Leia outras notícias no Vida Saudável

Mamografia
O Estudo:

A pesquisa reuniu dados de 2.857 pessoas do sexo feminino, acompanhadas durante quase 10 anos.

Segundo os dados, mulheres que utilizaram a terapia de estrogênio por mais de 15 anos apresentam risco 19% maior de contraírem tumores malignos nos seios na comparação com aquelas que nunca usaram o regime de administração da substância.

O trabalho foi publicado na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, publicação da associação norte-americana para pesquisas sobre o câncer.
Segundo Cíntia, se for realmente necessário fazer a reposição hormonal, a mulher deve ter o cuidado de fazer o tratamento em um menor tempo possível, porque a cada ano de tratamento o risco de adquirir câncer de mama aumenta.

Para a ginecologista Chiara Musso, a terapia de hormonal oferece mais vantagens que desvantagens para as mulheres. De acordo com ela, a reposição hormonal proporciona mais qualidade de vida e ameniza ou elimina os sintomas da pré e pós- menopausa. "Hoje, existem dados científicos que embasam o uso da reposição hormonal", salienta.

Chiara afirma que a reposição ajuda a mulher a preservar a massa óssea, previne contra a hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. Ela só não indica a terapia de hormônios para mulheres que já tiveram câncer de mama, que têm trombose ou são fumantes. "O hormônio não provoca o câncer. Se a mulher já tem alguma lesão, ele pode estimular e fazer a lesão crescer, mas a reposição tem que ser feita a partir de um acompanhamento médico", adverte.

Menopausa

A menopausa é o nome dado à última menstruação. O período que antecede e sucede a menopausa é chamado de climatério. É nesta época em que as mulheres começam a ter ondas de calor, ressecamento vaginal, insônia, nervosismo e dores nas articulações. O fim da menstruação geralmente acontece em torno dos 45 anos.(...) segue

Fonte : Gazeta Online

Fibrose Cística: por que é importante divulgar

Dia 05 de Setembro é Dia Nacional de Divulgação e Conscientização da Fibrose Cistica. Verônica Stasiak, quando soube que tinha fibrose cística, percebeu a importância de divulgar essa doença, de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e correto, de unir portadores e familiares.



Criou o site :
www.unidospelavidafc.com.

Uma iniciativa que merece ser aplaudida. Verônica tem toda razão. No Brasil a maioria dos casos permanece ainda sem diagnóstico. Acabo de receber um emai
l,, que transcrevo abaixo, que comprova isto.

Meu noivo tem 26 anos e há poucos meses foi diagnosticada a FC. Ele nunca teve nenhum sintoma dessa doença e aqui em São Luis, no Maranhão, não dispomos de um centro especializado. Há alguns anos foi diagnosticada uma possível tuberculose, mas ele não sentia nada. Fez os exames e deu tudo negativo, mas as manchas no pulmão estavam lá, ele fez o tratamento dos 6 meses e ficaram as cicatrizes. Há algumas semanas ele desenvolveu um quadro de infecção pulmonar e teve que ser Internado. Temos muitas duvidas. Descoberta a doença pesquisei e descobri que a expectativa de vida é de 35 anos. Isso me desesperou. Não sabemos como lidar com essa doença e a duvida é se ele realmente vai precisar todo tempo de oxigênio e se poderá ter uma vida normal.

(Lilia Regina)

Prezada Lilia

O quadro da fibrose cística (FC) é extremamente variável. Existem mais de 1500 mutações diferentes que podem desencadear um quadro de FC. Já falei a respeito no meu blog (http://migre.me/15OaQ). Para ter manifestações da doença a pessoa precisa ter duas mutações, uma herdada da mãe e outra do pai. Uma mutação só não causa nada. É o meu caso. Descobri por acaso que eu herdei uma mutação da FC de minha mãe, que faleceu com mais de 90 anos, sem nunca ter tido algum problema pulmonar. Mas mesmo quem tem duas mutações pode ter uma forma leve durante a vida inteira. É provavelmente o caso do teu noivo que como você relata não teve nenhum sintoma até os 20 anos de idade. (...) segue

Fonte : Veja.com - Mayana Zatz

Conheça o homem que joga sinuca e prega botões com o pé

Instale o Flash Player para assistir a este vídeo

Wilson perdeu os braços em um acidente de trem, mas não se deixou abalar. Ignorando a ausência dos braços, ele aprendeu a se virar e hoje desenha, joga, prega botões e até passa roupa com os pés.

BOM DIA, FELIZ INICIO DE SEMANA!!!





Continue Andando

Às vezes o caminhar é lento, mas o importante é não parar. Mesmo um pequeno progresso é um avanço na direção certa. E qualquer um é capaz de fazer um pequeno progresso.

Se você não pode conquistar algo importante hoje, conquiste algo menor. Pequenos riachos se transformam em rios poderosos. Continue em frente.

O que de manhã parecia fora de alcance, pode ficar mais próximo à tarde se você continuar em frente. O tempo que usar trabalhando com paixão e intensidade aproximará você do seu objetivo.

É bem mais difícil começar de novo se você pára completamente.
Então, continue em frente. Não desperdice a chance que você mesmo criou.

Existe algo que pode ser feito agora mesmo, ainda hoje. Pode não ser muito, mas fará com que continue no jogo. Caminhe rápido enquanto puder.

Caminhe lentamente quando for preciso. Mas, seja o que for, continue andando.