Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Primavera com La Niña é de muita chuva no Norte e seca no Sul

Exposição de jardinagem acontece no Ibirapuera (SP) e exibe nove jardins de diferentes artistas. No Paraná, noite de combate a incêndios.

UM RECADINHO...

Amigos do coração,

Recebi na Comunidade do Orkut, O BEM DE PARKINSON, novas adesões, com pedidos de informação sobre a DP. São portadores ou familiares buscando ajuda. Revisei meu blog, Simplesmente Tetê, e selecionei alguns tópicos que considero de maior relevância para quem está iniciando este caminho.

Assim, repasso os itens selecionados, para quem ainda não leu, ou para que quiser relembrar.
http://simplesmentetete.blogspot.com/

OUT/2008 - ESPERANÇA E SUPERAÇÃO SEMPRE
NOV/2008 - ATITUDE: PALAVRA DE ORDEM
JUN/2009 - PARKINSON COM QUALIDADE DE VIDA
JUL/2009 - INSTABILIDADES MOTORAS E EMOCIONAIS...
SET/2009 - A IMPORTÂNCIA DO ALONGAMENTO
MAR/2010 - NÃO DEVEMOS ACEITAR DA VIDA MENOS DO QUE MERECEMOS
JUN/JUL/2010 - PARKINSON: DIAGNÓSTICOS, TRATAMENTOS E CUIDADOS [essa é uma série extensa, com vários capítulos, vale a pena ler todos].

Leia também sobre depressão e os cuidados para mantê-la bem longe.

Importante ainda saber sobre saúde bucal, atividades físicas e uma boa dieta, com muita fibra, frutas e verduras.

Daí pra frente são cuidados permanentes e não se esconder da vida. Deixa a vida acontecer, sem medo de ser feliz.

Não é tão fácil quanto gostaríamos que fosse, mas também não tão difícil quanto supomos inicialmente. Mas é necessário ter comprometimento com o tratamento e muita disciplina.

Um alerta que sempre faço: “NÃO USAR MEDICAMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM MÉDICO COMPETENTE”.

Tem ainda tantos outros blogs escritos por portadores, que contam também suas experiência, além dos chats on line das 2as e 5as feiras à noite.

Abraços fraternos. *TT.
simplesmentetete@gmail.com

Médicos abusam de antibióticos em doenças respiratórias, diz estudo

Trabalho será publicado em revista médica norte-americana.
Há casos de profissionais que usam os remédios para enfrentar vírus.

Do G1, em São Paulo

Um levantamento com pacientes com doenças respiratórias de dois hospitais no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, mostra que médicos podem estar abusando do uso de antibióticos. O estudo, a ser publicado na edição de novembro da revista médica Infection Control and Hospital Epidemiology.

Muitas infecções causadas por vírus foram tratadas por profissionais da região com os medicamentos, eficientes apenas no tratamento de doenças originadas por bactérias. A prática preocupou os pesquisadores pois o abuso de antibióticos é uma das principais causas apontadas por especialistas para ao aumento da resistência de bactérias aos remédios.

O fenômeno, conhecido como pressão antibiótica ou seletiva, faz com que os organismos unicelulares deixem de ser destruídos até mesmo por "armas" fortes como as carbapenemas,

"Os dados colhidos mostram pelo menos uma área na qual antibióticos são empregados em pacientes hospitalizados sem motivo aparente", afirma explicam os autores do estudo, todos da Escola de Medicina da Universidade de Pensilvânia. "O reconhecimento dessa falha pode servir para limitar o uso inadequado dos remédios no futuro."

Nos últimos anos, novos testes para diagnósticos buscam diferenciar infecções causadas por vírus das provocadas por bactérias. Mas, de acordo com a equipe liderada por Kevin Shiley, os exames não andam surtindo o efeito esperado, ou seja, a redução do uso de antibióticos e o fortalecimento posterior das bactérias.

Pacientes com a bactéria Clostridium difficile, responsável por causar diarreia, tiveram o quadro clínico piorado com o uso prolongado de antibióticos. Para os pesquisadores, não houve benefício com a aplicação dos medicamentos.

Fonte : G1 Ciência e Saúde

Pacientes com reumatismo devem fazer exercício físico

Especialistas dizem que médicos receitam pouco a ginástica

Agência Estado

Getty ImagesGetty Images

Os médicos reumatologistas devem prescrever detalhadamente exercícios físicos para seus pacientes, assim como receitam remédios, defenderam nesta segunda-feira (20) especialistas durante o 28° Congresso Brasileiro de Reumatologia, em Porto Alegre.

Segundo os profissionais, a onda de medicamentos biológicos contra os reumatismos (drogas obtidas a partir de fluidos ou tecidos de origem animal, entre outros) relegaram indevidamente os exercícios a um segundo plano.

Isso apesar de estudos comprovarem que eles melhoram a saúde de pacientes com artrites, lúpus, fibromialgia, dores lombares, entre outras, aumentando a capacidade cardiorrespiratória, a força muscular e a mobilidade, além do potencial anti-inflamatório e de redução das doses dos medicamentos.

Outro ponto positivo é que os exercícios ajudam a combater efeitos colaterais de algumas drogas, como os problemas cardiovasculares. Jaime Natour, professor de reumatologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), diz que "o receituário não é só para remédio".

Não prescrever e deixar que o paciente procure sozinho um programa em academias de ginástica não é o ideal, diz Natour, uma vez que os educadores físicos muitas vezes não conhecem bem as doenças reumáticas.

O reumatologista Fábio Jennings diz que os tratamentos que não usam medicamentos foram deixados de lado, "principalmente porque não há uma indústria por trás".

Fonte : R7 Notías Saúde

BOM DIA, SALVE, SALVE A PRIMAVERA!!!



Pensamento

Jogue fora todos os números não essenciais para sua sobrevivência. Isso inclui idade, peso e altura. Deixe o médico se preocupar com eles, para isso ele é pago. Freqüente, de preferência, seus amigos alegres.Os de "baixo astral" puxam você para baixo. Continue aprendendo... Aprenda mais sobre computador, artesanato, jardinagem, qualquer coisa. Não deixe seu cérebro desocupado.


Uma mente sem uso é a oficina do mal e o nome do mal é Alzheimer. Curta coisa simples, ria sempre, muito e alto, ria até perder o fôlego. Lágrimas acontecem, agüente, sofra e siga em frente. A única pessoa que acompanha você a vida toda é você mesmo, esteja vivo, enquanto você viver! Esteja sempre rodeado daquilo que você gosta: família, animais, lembranças, música, plantas, um hobby, o que for. Seu lar é o seu refúgio.


Aproveite sua saúde, se for boa, preserve-a; se está instável, melhore-a; se está abaixo desse nível, peça ajuda.


Não faça viagens de remorso, viaje para o shopping, para cidade vizinha, para um país estrangeiro, mas não faça viagens ao passado. Diga a quem você ama, que você realmente os ama, em todas as oportunidades.


E lembre-se sempre que: "A vida não é medida pelo número de vezes que você respirou, mas pelos momentos em que você perdeu o fôlego:

de tanto rir...

de surpresa...

de êxtase...

de felicidade...

(Pablo Picasso)