Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O diabete no dentista !!!


Esse profissional tem um papel cada vez mais relevante na identificação da doença. Ele pode suspeitar da existência do problema por meio de um simples exame rotineiro


por Caroline Randmer • design Cinthia Suenaga e Laura Salaberry • fotos Gus


Muita gente carrega mais açúcar no sangue do que deveria e nem desconfia disso. Essas pessoas também nem imaginam que uma visita ao dentista contribui para flagrar o diabete. A fim de provar que a cavidade bucal pode delatar o problema, a Columbia University College of Dental Medicine, nos Estados Unidos, examinou 601 indivíduos com 30 anos de idade ou mais e que ainda não haviam sido diagnosticados com a doença. Ao iniciarem o estudo, os pesquisadores traçaram uma meta: encontrar as principais pistas capazes de denunciar que a glicose estava nas alturas.


Depois de cruzar os resultados das consultas de cada um dos participantes e dos exames de hemoglobina glicada, que nos dá a média de açúcar na circulação dos últimos 90 dias, os cientistas descobriram que, para aqueles que relataram ter pelo menos um fator de risco para o diabete — como o sobrepeso —, a falta de dentes e as inflamações crônicas da gengiva eram um indício do mal. “Conseguimos identificar níveis elevados de glicose em 36% dos voluntários”, conta a dentista Evanthia Lalla, uma das autoras da pesquisa. Dito de outro jeito, uma visita a esse especialista ajuda a descortinar uma enfermidade que, na maioria das vezes, se desenvolve sorrateiramente, abalando a saúde do corpo inteiro. (...) segue


Fonte : Revista Saúde

Estudo afirma que maconha causa "caos cognitivo" no cérebro


Cannabis interrompeu ondas cerebrais de ratos


O consumo de maconha está associado a alterações na concentração e na memória que podem causar problemas neurofisiológicos e de conduta, indicou nesta terça-feira (25) um estudo publicado pela revista Journal of Neuroscience.

Leia mais notícias do dia

Os pesquisadores descobriram que a atividade cerebral fica descoordenada e inexata durante os estados de alteração mental com resultados similares aos observados na esquizofrenia.
O estudo, produzido por cientistas da Universidade de Farmacologia de Bristol (Inglaterra), analisou os efeitos negativos da maconha na memória e no pensamento, o que pode provocar redes cerebrais  "desorquestradas".


O doutor Matt Jones, um dos autores da pesquisa, equiparou o funcionamento das ondas cerebrais ao de uma grande orquestra na qual cada uma das seções vai estabelecendo um determinado ritmo e uma afinação que permitem o processamento de informações e que guiam nosso comportamento. (..) segue


Fonte :  R7 - Notícias

Folha.com - Equilíbrio e Saúde - Conheça o básico sobre as linhas da psicanálise

As palavras são associadas, interpretadas, esmiuçadas. Na psicanálise, a cura se dá por meio delas.

Atenção às palavras: tudo bem usar "recalque", "projeção" e outros termos saídos desse campo e já incorporados. Mas confundir os "psis", o que é comum, não.

Veja conteúdo especial sobre psicanálise
"Queria trazer Freud e Jung de volta à vida", diz o cineasta David Cronenberg


Psicanalista é uma coisa, psiquiatra, outra.
Psiquiatra é médico: estuda transtornos mentais e os trata prescrevendo remédios.
O psicólogo também estuda saúde mental, mas não receita. Ele estuda o "software que roda no cérebro", como diz Francisco Daudt, colunista da Folha. Há muitas linhas de psicologia, muitos jeitos de estudar comportamento. 

 Terapeuta é quem cuida. Psicoterapeuta, então, é quem cuida do funcionamento mental das pessoas usando alguma técnica como psicodrama ou as das terapias cognitivo-comportamentais.
Já o psicanalista estuda o tal "software" segundo o modelo de Freud, isto é, partindo da premissa que o inconsciente governa muitas das ações humanas.
O psicanalista pode ser um teórico ou um psicoterapeuta que cuida de pessoas usando a ferramenta psicanálise. (...) segue

Fonte : Folha.com - Equilíbrio e Saúde

Folha.com - Equilíbrio e Saúde - Use os alimentos para melhorar seu humor

 Seu prato dita o seu estado de espírito. Embora a ciência desconheça as causas da depressão, já se sabe que a dieta é fundamental para a saúde mental e para o bem-estar.
"Uma reeducação alimentar me deixou menos instável"

A explicação é simples. A estabilidade do humor é determinada pela produção, liberação e captação de neurotransmissores. "Essa produção depende de substratos da dieta", diz o psiquiatra Alexandre de Azevedo, do Hospital das Clínicas de SP.


Um dos nutrientes essenciais é o triptofano, aminoácido fundamental para a produção de serotonina, neurotransmissor ligado ao humor. Vitaminas, minerais e gorduras boas (ômega 3) ajudam sua ação. E todas essas substâncias vêm da comida.


A ação dos alimentos no cérebro é tanta que não há muita diferença entre remédio e comida, para o neurocientista Gary L. Wenk, autor de "Your Brain On Food" (como sua mente é influenciada pela comida). "Já usamos comida como medicamento ao beber café ou comer chocolate", disse ele à Folha. (...) segue


Fonte : Folha.com

BOM DIA, COM A PINTURA DA IRAIMA M.BELLUZZO !!!



Ex Animo - N° 116 | 26/10/2011

O pensamento foi brindado para libertar, não para aprisionar
O ferro foi inventado para criar pontes, não para edificar fronteiras
As asas foram presenteadas para voar, não para adornar
Os tijolos foram criados para construir castelos, não para levantar prisões
O coração foi mimoseado para amar, não para mecanicamente pulsar
O fogo foi descoberto para aquecer a alma, não para os animais assar
A vida foi regalada para construtivamente viver, não para amargurosamente lamuriar
A divindade foi concebida para o ser humano se encontrar, não para segregar.



 (Tadany – 01 07 10)