Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 20 de março de 2014

Falta de sono pode provocar perda de neurônios, diz pesquisa - Notícias - R7 Saúde

A falta de sono pode ter consequências mais sérias do que se imaginava, como a perda permanente de neurônios, revela um novo estudo feito por cientistas americanos.
Em camundongos, a falta prolongada de sono levou à morte de 25% de certas células do cérebro, destaca a pesquisa, publicada na revista científica The Journal of Neuroscience.
Cientistas responsáveis pelo estudo acreditam que se o resultado for semelhante em humanos, seria inútil tentar 'compensar' as horas de sono perdidas.
Eles estimam que um dia será possível desenvolver uma droga para proteger o cérebro dos efeitos negativos das noites mal dormidas.
O estudo analisou ratos de laboratório que foram mantidos acordados para replicar a falta de sono tão característica da vida moderna, ora por turnos de trabalho noturnos ou horas demais passadas no escritório.
Fonte : Falta de sono pode provocar perda de neurônios, diz pesquisa - Notícias - R7 Saúde

Baixos níveis de vitamina D associados à força de aperto ruim em centenários | Vitamina D – Brasil

De acordo com um novo estudo publicado no Journal of Nutrition em Gerontologia e Geriatriaelderly-woman-walking-in-sun-e1394749602186-620x412baixos níveis de vitamina D estão associados com a força de aperto ruim em centenários.
Há uma ligação bem estabelecida entre a vitamina D e força muscular. Os pesquisadores descobriram que os níveis consistentemente baixos de vitamina D estão associados à fragilidade e a força de aperto ruim de adultos para as populações mais velhas. Além disso, alguns estudos constataram que a suplementação de vitamina D melhora a força de aperto se comparada com placebo.
No entanto, até à data, ninguém observou se a vitamina D ainda está associada com a força de aperto nos “mais antigos de idade.” No presente estudo, pesquisadores da Universidade da Geórgia examinaram centenários (idosos com idade superior a 100 anos) e quase centenários (com mais de 98 anos de idade).
Os pesquisadores analisaram uma coorte de 244 centenários e quase centenários inscritos no Estudo dos Centenários de Geórgia. Eles observaram seus níveis de vitamina D e suas força de aperto, medida por um dinamômetro de aperto manual.
O que eles descobriram é que as pessoas com um nível de vitamina D acima de 20 ng/ml apresentaram uma força de aperto maior que os que estavam abaixo. Quando eles elevaram este limite, esta relação ainda se manteve verdadeira. Aqueles com um nível maiores que 32 ng/ml apresentaram força de aperto maior que os que estavam abaixo.
Fonte : Baixos níveis de vitamina D associados à força de aperto ruim em centenários | Vitamina D – Brasil

BOM DIA - em PowerPoint - Saberes Diferentes


Fonte : Mensagem em PowerPoint - Saberes Diferentes