Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Parkinson: diagóstico, tratamento, cuidados. [PARTE1]


Dividi o texto em capítulos. Hoje inicio um resumo, em linguagem simples, sobre a doença de Parkinson: diagóstico, tratamento e outros cuidados.

PARTE1

A doença de Parkinson tem este nome em homenagem a quem a descreveu pela primeira vez, em 1817: o médico inglês James Parkinson. Ela, apesar de sua origem neurológica e característica degenerativa, não afeta a capacidade intelectual. Altera, principalmente, o sistema motor causando tremores que ocorrem na maior parte do tempo em momentos de repouso. Estes se acentuam quando o indivíduo está nervoso e desaparecem durante o sono. Rigidez muscular, diminuição da mobilidade, desequilíbrio, alterações na fala e escrita e acúmulo de saliva nos cantos da boca também podem ser notados. Depressão, distúrbios do sono e cognitivos, dificuldades urinárias, tonturas, dores musculares, câimbras, intestino preso e osteoporose podem estar associados.

Os primeiros sintomas podem passar despercebidos no início e incluem: sensação de cansaço, alterações na grafia, isolamento sem motivo claro, dores musculares, piscar de olhos com frequência reduzida, movimentos mais lentos e fala menos articulada. Podem ocorrer leves tremores, geralmente de apenas um lado do corpo, e a face se torna mais rígida.

Sua causa não é bem conhecida, mas sabe-se que pessoas que têm ou tiveram encefalite, hidrocefalia, traumatismos cranianos ou encefálicos ou intoxicação por monóxido de carbono ou manganês são mais predispostos a tê-la.

Ocorre nas mesmas proporções em ambos os sexos. Sabe-se que seus sintomas ocorrem em razão da diminuição da secreção de dopamina, devido à perda de neurônios na área em que ela é produzida.

A deficiência da dopamina provoca manifestações motoras que identifica a Doença de Parkinson (DP). Sendo seus principais sinais: bradicinesia, acinesia, a rigidez, o tremor e a instabilidade postural. Ao longo do tempo a DP progride lentamente e os neurologistas fazem o uso de uma escala de estágios e sinais da doença para um melhor acompanhamento do tratamento do paciente. Deve-se ressaltar que essa progressão da doença é varíavel de paciente para paciente.

Estágio - Sinais
0 - Sem sinais da doença
1 - Doença unilateral
1,5 - Acometimento unilateral mais axial
2 - Doença bilateral, sem comprometimento dos reflexos posturais
2,5 - Doença bilateral leve, sem comprometimento dos reflexos posturais
3 - Doença bilateral, leve a moderada, há instabilidade postural;independente nas atividades da vida diária
4 - Alto grau de incapacitação;ainda consegue andar ou ficar em pé sem auxílio
5 - Confinado à cama ou à cadeira de rodas, a menos que ajudado


Fontes:
Brasil Escola
proavirtual

É SÁBADO DIA 26/06 A FESTA JUNINA DA ABP

Lei dá prioridade a idosos e deficientes na Justiça

O presidente Lula sancionou a Lei 12.008/09, que dá prioridade às pessoas com mais de 60 anos em tramitação de processos administrativos e judiciais. O direito também é estendido às pessoas portadoras de deficiência e com doenças graves.

Publicada no dia 30 de Julho de 2009 no Diário Oficial da União, a Lei n. 12.008/09 deve ser aplicada em todas as instâncias da Justiça brasileira e vem ao encontro do que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) pratica desde 2003.

A nova lei, que entrou em vigor no dia 29/7, altera artigos do Código de Processo Civil e a Lei 9.784/99, que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal. Tem direito a atendimento prioritário na Justça todas as pessoas com mais de 60 anos, portadoras de deficiências física e mental e passando por tratamento em doenças graves como esclerose múltipla, neoplasia maligna, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante.

Os interessados no benefício devem requerer o direito na Justiça com documentos que provem sua condição. Segundo a lei, com a morte do beneficiado, a prioridade pode se estender ao cônjuge, companheiro ou companheira, em união estável. O processo é etiquetado na capa para alertar sobre a prioridade na análise. O mesmo destaque ocorre nos processos digitalizados.

Atualmente, a Lei n° 10.173, de 9 de janeiro de 2001, dá prioridade ao andamento dos processos judiciais nos quais figurem como parte pessoas de idade igual ou superior 65 anos. Há também a Lei 8.842/94, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso. O artigo 71 assegura prioridade na tramitação dos processos e procedimentos e na execução dos atos e diligências judiciais em que figure como parte pessoa com idade igual ou superior a 60 anos, em qualquer instância.(...) segue

Fonte : Revista Vigor

HOJE É DIA DE CHAT DA APPP



A partir das 20:00 hs


O QUE VOCÊ ACHA DA MUNICIPALIZAÇÃO
DOS MEDICAMENTOS
?
ESPERAM POR VOCÊ

DIA DE SÃO JOÃO

Dia de São João
Hoje é dia de São João!












Esse santo é o responsável pelo título de "santo festeiro", por isso, no dia 24 de junho, dia do seu nascimento, as festas são recheadas de muita dança, em especial o forró.

Alguns símbolos são conhecidos por remeterem ao nascimento de São João, como a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão.
Hoje nas cidades nordestinas, existe o costume de, na madrugada do dia 24 de junho, tomar banho em um rio ou mesmo mergulhar uma imagem do santo, como forma de purificação.
Não deixe de conferir nosso especial sobre FESTA JUNINA. Clique aqui!

Agência reguladora defende novo cálculo para plano de saúde de idosos

Parte do valor pago na juventude seria guardada para uso na velhice

Agência  Estado

O presidente da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), Maurício Ceschin, defende a adoção de novo cálculo de preço para os planos de saúde de idosos. Ele propõe a discussão de métodos que incluam algum tipo de capitalização - durante a juventude, parte do que o cliente paga seria colocado em uma espécie de poupança para financiar o custo do plano na idade mais avançada.

– Hoje, o custo assistencial é feito por partição simples - o custo é distribuído na própria faixa etária. Mudar o modelo é pensar outra forma de se precificar. Por exemplo, uma parte do que você paga evolui por faixa etária, a outra faixa funcionaria como se fosse um sistema de capitalização.


Ele criticou ainda o modelo de assistência ao idoso adotados pelas operadoras.

– Os modelos de atendimento não são focados nessa população. Não há programas de prevenção ou acompanhamento de patologias crônicas customizados. Novos modelos de gestão têm de ser desenvolvidos especificamente para esse público.

Ceschin, de 51 anos, é o terceiro presidente da ANS e o primeiro vindo de operadoras de saúde - foi superintendente da Medial e presidente da Qualicorp. Chegou à agência em dezembro, sob protesto de entidades de direitos de defesa do consumidor, que chegaram a preparar uma abaixo-assinado contra a sua nomeação para diretor de Desenvolvimento Setorial.

Assumiu a presidência da agência em maio, no momento em que a ANS iniciou a discussão de um novo modelo de reajuste dos planos saúde. A proposta que está sendo discutida é uma alternativa baseada na eficiência dos serviços oferecidos pelos planos - empresa com melhor atendimento teria um reajuste maior, em relação àquela que não atingiu o mesmo padrão de eficiência.

Mas, para o executivo, "isso muito difícil de se medir em saúde". Ele defende ainda que sejam levadas em conta diferenças regionais ao se estabelecer o índice de reajuste.

Fonte : K7 Noticias- Saúde

Opinião: Visita ao médico causa desconforto nas crianças e nos pais

Relação com profissional de saúde deve ser de confiança.
Pais precisam passar segurança aos filhos.

Ana Cássia Maturano Especial para o G1, em São Paulo


ilustração

O inverno já começou. Suas características, como o tempo seco e baixas temperaturas, propiciam o aumento da manifestação de algumas viroses nos seres humanos. Como é o caso das gripes e resfriados.

As crianças são alvos fáceis dessas doenças. Nessa época, costumam intensificar o trabalho dos pediatras e pronto-socorros infantis. É incrível, de repente elas apresentam febre alta ou começam a vomitar e não param mais.

Não é muito fácil ver os pequenos doentes, seja por essas doenças mais comuns e com prognóstico positivo (quando tratadas corretamente), ou de outras menos esperadas ou até graves. Alguns pais chegam a sofrer mais que seus filhos. (...) segue

Fonte : G1 - Vestibular e Educação

Gilberto Dimenstein da CBN

Máquina pode ler planejamento de ações no cérebro.

Acesse o áudio clic aqui

BOM DIA, MAS BOM DIA MESMO!!!



Tomada de decisão

Um velmelro encontrou um miolo de pão, e saiu voando com ele. Ao ver isso, os pássaros mais jovens correram para atacá-lo. Diante do combate iminente, o melro largou o miolo de pão na boca de uma serpente.

Pensando consigo mesmo:

- Quando se está velho, a gente vê a vida de outra maneira: Perdi meu alimento, é verdade, mas posso encontrar outro miolo de pão amanhã.

- Entretanto, se insistisse em carrega-lo comigo, eu iria deflagrar uma guerra no céu; O vencedor passaria a ser invejado, os outros se armariam para combate-lo, O ódio encheria o coração dos pássaros, e tal situação podia durar por muito tempo. A sabedoria da velhice é essa: saber trocar as vitórias imediatas pelas conquistas duradouras.

É iss ai!! te desejo muitas conquistas duradouras, troque algumas vitórias sem muita importâ
ncia...pela sua paz ao conquistar a vitória maior... Deus te ajude!!

Maktub