Visualizações de página do mês passado

sábado, 27 de junho de 2009

Meditação high-tech

Leonardo Mascaro
Apontado como o pioneiro no que se entende por neurofeedback no Brasil, o psicólogo Leonardo Mascaro vem obtendo expressivos resultados clínicos com o auxílio de modernas tecnologias aliadas a técnicas de meditação

Por Fernando Savaglia Fotos: Fabio Hurpia



As últimas duas décadas foram extremamente férteis no que diz respeito às descobertas sobre o funcionamento do mais complexo sistema de processamento integrado de dados da natureza: o cérebro humano.

Seja no que se refere à sua fisiologia ou anatomia, a Neurociência vem se beneficiando cada vez mais de modernas tecnologias em busca desse entendimento.

Na prática, esses avanços permitiram a psiquiatras e psicoterapeutas atualizarem abordagens clínicas, abrindo uma nova gama de possibilidades na busca de como conter as psicopatologias.

Autor do livro A arquitetura do eu – Psicoterapia, meditação e exercícios para o cérebro e criador do primeiro sistema de Psicoterapia baseado em treinamento neurológico no mundo – a Neuropsicoterapia – o psicólogo Mascaro Mascaro vem obtendo expressivos resultados agregando à sua prática clínica treinamentos por meio de neurofeedback. Seu objetivo é resgatar e normalizar as atividades elétricas do cérebro a partir da normalização das frequências e amplitudes das ondas de transmissão (Delta, Theta, Alfa e Beta) geradas no córtex cerebral.

Utilizando modernas tecnologias, como filtros digitais para detectar padrões patológicos, o trabalho do psicólogo pós-graduado pelo Núcleo de Neurociências e Comportamento da Universidade de São Paulo (USP) pode ser considerado pioneiro no Brasil no campo de neurofeedback. A tecnologia empregada em suas pesquisas e atendimentos vem comprovando também, de maneira categórica, os benefícios que a meditação é capaz de provocar na fisiologia e no psiquismo das pessoas.

Fonte Portal Ciencia e Vida

Envelhecer não significa sofrer!

Geriatra aborda a importância de avaliar o idoso de modo integral
Dr André Moschetta
"É possível sim ter alegria, bem estar e qualidade de vida na terceira idade. O Geriatra é o médico especialista nos cuidados dos idosos e na prevenção das doenças mais comuns nessa fase da vida. Através da Medicina Preventiva ele avalia o estado geral de saúde e dá orientações individualizadas sobre a prevenção de doenças cardíacas, pulmonares, osteomusculares, endócrinas e cânceres.
Além disso, para tratar o idoso, é fundamental avaliá-lo de modo integral, ou seja, sua capacidade funcional, órgãos dos sentidos, sono, humor, memória, movimentos, equilíbrio, alimentação, incontinências, dor, atividades no dia-a-dia, suporte sócio-familiar. Também cuida dos pacientes que têm várias doenças ao mesmo tempo em partes diferentes do corpo, como depressão e ansiedade, Alzheimer, Parkinson, osteoporose, artrose, hipertensão, diabetes, incontinência urinária, instabilidade postural e quedas.
Somente conhecendo o idoso como um todo é possível tratar adequadamente de seus problemas médicos. "

O texto é do geriatra André Moschetta. Para mais esclarecimentos, você pode enviar e-mail para moschettageriatria@gmail.com, e também acessar http://pt.wikipedia.org/wiki/Geriatria.

Fonte : Gazete/ Bento Gonçalves

A história de uma pesquisa salva



Isso aconteceu no último fim de semana. E a pesquisa só foi salva graças ao apoio do diretor da Faculdade de Medicina Veterinária da USP, professor José Antonio Visintin, que entendeu o meu desespero ao tomar conhecimento que a nossa pesquisa corria o risco de ser interrompida, com prejuízos irreparáveis. Tínhamos que injetar células-tronco em cães que têm distrofia muscular e não tínhamos acesso a eles.

Que pesquisa é essa?

Trabalho há muitos anos com doenças neuromusculares. Essas doenças atingem uma em cada 1000 pessoas, ou seja, cerca de 200.000 brasileiros. Dentre elas, uma das mais graves é a chamada distrofia muscular de Duchenne (DMD) que só atinge meninos. Eles têm uma mutação em um gene e não produzem uma proteína que é essencial para o músculo: a distrofina. Sem a distrofina, o músculo vai degenerando, o que provoca fraqueza progressiva. Ao redor dos 10 anos eles perdem a capacidade para andar e a doença continua avançando. O nosso grupo, no centro de estudos do genoma humano tem pesquisado o potencial de células-tronco de diferentes origens (cordão umbilical, tecido adiposo, polpa dentária entre outros) para formar músculos. Se conseguirmos, teremos um tratamento para essas doenças, um sonho que persigo há décadas.

Fonte : Veja.com - Genética Mayana Zatz

Obsessão por plásticas pode indicar distúrbio emocional

Dismorfofobia é doença caracterizada pela dificuldade em aceitar a própria imagem; Michael Jackson pode ter sido vítima da síndrome

Monique dos Anjos

Imagem de Michael Jackson em 2006, após várias cirurgias
Imagem de Michael Jackson em 2006,
após várias cirurgias

A síndrome da distorção da imagem é um transtorno que altera a percepção corporal e pode se manifestar em indivíduos de ambos os sexos. Em grande parte dos casos, os pacientes recorrem às cirurgias plásticas para mudar seus traços em uma busca vã pela aceitação da autoimagem.

Segundo Iran Sanches, cirurgião plástico do Hospital São Rafael e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é possível reconhecer os sinais que indicam a presença do distúrbio. “Ainda que hoje as cirurgias estejam mais acessíveis e a recuperação mais rápida, permitindo a realização de um maior número de procedimento, somos capazes de diferenciar uma pessoa que quer aperfeiçoar os traços de um paciente com dismorfofobia”

Fonte : Abril.com.br

CAMINHOS ALTERNATIVOS DA CBN

Fé e crença têm respostas no cérebro; receita de sopão light; o segredo da longevidade; e o caminho do 'arco e flecha' para relaxar.

Fonte : CBN

Tratamentos milagrosos...

Encontrei esta semana na Internet alguns sites que prometem a cura do Mal de Parkinson através de “chás e remédios ditos naturais, e outras práticas caseiras”. É lastimável a falta de informação sobre a DP, que por ora não tem cura. Dizer que há remédios, alopáticos, homeopáticos, fitoterápicos, ou ditos naturais ou as chamadas práticas caseiras, capazes de curar a doença de Parkinson é, sobretudo, uma temeridade, além de ser afirmação leviana. DP não tem cura, até a presente data.

O que há de real é a possibilidade de ter melhor qualidade de vida com tratamento multidisciplinar:

1. Tratamento fonoaudiológico, [com objetivo do restabelecimento das funções respiratórias, mastigatórias, alterações de fala e de deglutição], para evitar problemas de fala, voz baixa, dicção, soluços, deglutição lenta, causados pela rigidez muscular da face e da garganta; [são apropriados exercícios de fono, aquecimento de voz, aulas de canto/ oficinas de voz/ coral];

2. Acompanhamento psicológico, [tem por meta melhorar as relações por meio da vivência em grupo, aconselhamento, através da comunicação pessoal, grupos de apoio e inclusão social; desenvolver a motivação, auto-estima e melhorar a qualidade de vida]. São indicados trabalhos em grupo, como dança, coral, expressão corporal, manualidades, artesanato, musicoterapia, terapia ocupacional, [contra depressão/ toc/ síndrome do pânico, insônia];

3. Fisioterapeuta/atividade física diária [tem a tarefa de alertar e orientar o paciente sobre a necessidade de adotar procedimentos adequados em certas situações, restauração ao máximo da capacidade funcional,], para fortalecimento da musculatura e aumento de amplitude dos movimentos, a fim de evitar quedas e desequilíbrio e melhorar a marcha. [caminhadas/ tai-chi-chuan/ natação/ hidroterapia ou hidroginástica/ alongamento/ musculação com baixa carga/ pilates são as melhores indicações];

4. nutricionista [para orientar uma dieta adequada, orientando cardápios balanceados,] ou nutrólogo [para avaliação das carências de nutrientes no organismo, prescrição de medicamentos, quando necessárias e orientações nutricionais]. Ambos podem tratar problemas nutricionais, como desnutrição ou transtornos alimentares. É muito importante, verificar as deficiências nutricionais de cada paciente e indicar uma dieta individual de acordo com as necessidades de cada portador [as dietas devem ser personalizadas].

5. Constante acompanhamento neurológico, [para avaliação e acompanhamento do paciente de Parkinson, e indicação da melhor conduta terapêutica para cada paciente].

Falar em cura é ainda prematuro. Sou portadora de Parkinson há onze anos, e tenho estudado a DP nos últimos nove anos. Meu tratamento tem acompanhamento de um médico especialista em nutrologia e medicina biomolecular, desde agosto/2006, com ótimos resultados, e inclui alongamento diários, exercícios de pilates no solo três vezes por semana, oficina de voz e aulas de expressão corporal semanalmente.

Não sou médica, nem profissional da área da saúde e como leiga, portadora de DP, interessada em informação e no tratamento adequado desta doença, tenho como firme propósito repassar aos companheiros portadores de DP, amigos, cuidadores e familiares, algumas de minhas experiências e informações que julgo importantes, e que possa de alguma forma ajudar as pessoas que acompanham meu blog e o blog da ABP, ou que me visitam no orkut.

Apesar das limitações e dificuldades causadas pela doença, a convivência pacífica com a DP é possível, mas requer dedicação do paciente consigo mesmo e um total comprometimento com o tratamento. É possível viver com qualidade e dignidade, mas exige um esforço diário e constante! É preciso ser disciplinado!

Por isso tenho falado com insistência em “TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR” sempre com acompanhamento médico e no perigo da “AUTOMEDICAÇÃO”, chás e promessas milagrosas de cura.

A automedicação é uma conduta enganosa, que pode agravar doenças, mascarar sintomas, ter efeitos colaterais danosos, ou no mínimo, servir para nada.

QUALQUER INTERRUPÇÃO, TROCA DE MEDICAÇÃO OU AINDA REAVALIAÇÃO DE SUAS DOSAGENS DEVEM TER CONTROLE MÉDICO.

Muito cuidado com “tratamentos milagrosos” veiculados na Internet, sem nenhuma comprovação científica.

Poder contar com o apoio da família, cuidadores e amigos é essencial para manter a segurança, conforto, estabilidade emocional necessária para enfrentar a doença. Admiro e respeito os familiares e amigos que não isolam os doentes e cuidam do bem-estar deles com carinho, porque com certeza não é tarefa simples.

Abraços calorosos, *TT.