Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 15 de março de 2011

TULIPAS - AS FLORES DA ELEGÂNCIA E RIQUEZA

Com cerca de cem espécies, com flor solitária formada por seis pétalas. As cores e formas são bem variadas.

O bulbo contém alcalóides termoestáveis e cristais de oxalado de cálcio. Manipulados, os bulbos liberam um pó que pode provocar conjuntivites, rinites e até crises de asma.

As tulipas são originárias da Turquia e não da Holanda, como o senso comum leva a imaginar. Foram levadas para os Países Baixos em 1560 pelo botânico Conrad Von Gesner. O nome da flor foi inspirado na palavra turco-otomana tülbend, posteriormente afrancesada para tulipe, que originalmente significa turbante, considerando a forma da flor invertida. Algumas referências defendem que as tulipas seriam originárias da China, de onde foram levadas para as montanhas do Cáucaso e para a Pérsia.

Chinesas ou turcas, o fato é que elas se transformaram numa paixão para os neerlandeses e essa paixão foi tanta que gerou até uma especulação financeira envolvendo os bulbos desta planta, chegando a ser a quarta maior fonte de renda do país, no que ficou conhecido como mania das tulipas (ou tulipamania). A área mais antiga de cultivo de tulipas nesse país é a que circunda a cidade de Lisse. Hoje, é a flor nacional da Turquia (é nativa lá) e do Irão.

As Tulipas são exuberantes e, por isso, são cultivadas em diversos países, apesar de sua melhor adaptação em regiões temporadas ou com o clima mais frio. O Brasil mesmo tempo um clima tropical, consegue cultivar as flores, criando até uma cidade que é visitada somente por suas tulipas, localizada no interior de São Paulo e chamada Holambra.

Elas são flores repletas de curiosidades na sua história. Como sua origem, por exemplo, ser ligada a países do Oriente Médio, como a Turquia e o antigo território persa. Durante a época das viagens da Europa para as regiões orientais, no período do final da Idade Média e da Renascença as tulipas foram trazidas para o cultivo em países europeus, onde foi difundida e adotada pelos holandeses como símbolo de Holanda. Foi também nesse país que elas começaram a ser cultivadas em larga escala. Curiosamente a tulipa foi uma grande fonte de renda para o país, vale lembrar que nessa época a Holanda passava por um próspero comércio marítimo.

Outra curiosidade história foi que durante uma crise de fome ocorrida na época da Segunda Grande Guerra Mundial, os habitantes da Holanda começaram a cozinhar os bulbos das Tulipas e até hoje, a culinária tornou-se um dos principais usos.

O sabor das tulipas lembra muito o gosto das batatas e pode ser acompanhado por atum, saladas e diversos purês.

As tulipas também são utilizadas na medicina, como curas alternativas e as flores também são estranhamente ligadas à simbologia do Mal de Parkinson. São feitos diversos produtos estéticos e cosméticos, devido ao seu aroma agradável. Além do seu óbvio valor nas decorações de jardins e de ambientes caseiros.

Na decoração existem algumas dicas que deixam as flores com um maior tempo de beleza e de vida entre elas: a preferência por escolher tulipas que ainda estejam novas, principalmente botões e antes de plantar colocar em tempo médio de seis meses, no freezer ou no congelador. Manter em uma iluminação boa, porém distante do contato direto dos raios de Sol. Por ser uma planta delicada evitar a exposição a ventos fortes e a ar condicionado.

As tulipas possuem bons significados que estão relacionados à elegância e a riqueza, dessa forma, elas representam uma excelente sugestão de presentes para qualquer comemoração. Sendo facilmente encontradas em floriculturas e pela internet.


PARA OS AMANTES DE PLANTAS...

Embora as tulipas não se adaptem bem ao clima brasileiro, é possível induzir a planta a dar, pelo menos, mais uma floração, simulando as condições climáticas do seu habitat natural para estimular os bulbos a rebrotarem.

Para isso, ao adquirir um vaso de tulipas dê preferência aos que ainda estejam com as flores em botão, permitindo-lhe usufruir da beleza da flor por mais tempo. O vaso deverá ser conservado em um local fresco e com luminosidade, evitando-se os ventos e o sol forte. Alguns colocam algumas pedras de gelo sobre o substrato (mistura de terra) no vaso, pela manhã e ao entardecer, a fim de diminuir o excesso de calor.

Tão logo as flores da planta murchem, corte-as, inclusive as folhas. Retire então os bulbos do substrato, limpe-os cuidadosamente com o auxílio de uma escova macia e mantenha-os em local fresco e arejado por cerca de 3 meses, sem deixar que se molhem.

Após esse período, plante os bulbos em um novo vaso, com terra vegetal umedecida, sem que esteja encharcada. Embrulhe o vaso assim preparado em um plástico e guarde-o no congelador da geladeira durante cerca de 6 meses, a uma temperatura ideal entre 2° e 5°C. Passado esse tempo, retire o vaso da geladeira e coloque-o em um local fresco e com boa luminosidade por mais 2 meses, mantendo a terra sempre úmida. Após esse procedimento, o vaso novamente embrulhado em plástico deve retornar ao congelador, onde deve permanecer por mais 6 meses. Concluída esta etapa, o vaso deverá ser colocado em um local iluminado: a tulipa deverá florescer num período entre trinta a cinquenta dias.

A VARIEDADE DE SINAIS DA DOENÇA DE PARKINSON


“Uma das características principais desta doença é a variabilidade de sintomas”.

Desde o início da doença, esta variação faz, por vezes, com que o médico erre no diagnóstico, dado que o sintoma que está presente num dia é susceptível de desaparecer no dia seguinte. E esta variabilidade mantém-se ao longo da doença.

Na doença de Parkinson, não estamos perante uma paralisia, mas de uma acinésia, ou seja, de uma anomalia do movimento, devido a danos no sistema de regulação da motricidade. Este sistema funciona mais ou menos harmoniosamente, consoante os momentos e os numerosos estímulos que recebe, adjuvantes ou inibidores, enviados por outros circuitos: estado de vigilância, motivação, emoção, estímulos visuais ou auditivos, dor, outra atividade motora em curso, estado vigil ou sono…


Os fatores da variação dos sintomas

A motivação
A motivação influencia sensivelmente os desempenhos motores. Quando um objectivo deve ser atingido ou uma tarefa efectuada, a mobilização dos recursos permite a execução com uma facilidade por vezes surpreendente. Deste modo, as viagens curtas desenrolam-se geralmente bem, apesar da sensação de grande apreensão antes da partida, bem como receber uma visita, dar um passeio a pé ou participar numa festa familiar. No entanto, deve-se evitar a ideia de que o doente parkinsonico “só faz bem aquilo que lhe dá prazer”, pois é também capaz de desempenhar corretamente uma tarefa desagradável.

Um doente, que caminhava com dificuldade procurou o seu cão, debaixo de chuva, durante três horas, na montanha e de noite. A carga emocional e a motivação são fatores que não podemos negligenciar, mesmo sendo muitos individuais e inconstantes. Muitos doentes que são dependentes do tratamento, constatam que podem se esquecer de tomar uma dose de L-Dopa se estiverem ocupados a fazer qualquer coisa que os motiva (exemplo: uma coleção de selos, ler um bom livro, pintar um quadro, cozinhar).

O ambiente que os rodeia tem igualmente um papel importante, visto que uma tarefa efectua-se mais facilmente em grupo que individualmente (exemplo: passeio acompanhado). Infelizmente, o efeito facilitador da motivação não funciona sempre e, paradoxalmente, até se acentuam.


O stress
O stress tem geralmente, uma influência negativa sobre os sintomas da doença: o stress acentua-os não apenas naquele momento, mas também, a longo prazo, durante dias ou semanas.

Paradoxalmente, em alguns casos, o stress exerce uma influência benéfica. Em caso de emoção forte ou de surpresa, assistimos, por vezes, ao desaparecimento completo dos sintomas durante vários minutos ou até várias horas.


O sono
Durante o sono, os sinais da doença desaparecem. Uma “motricidade do sono” manifesta-se pelo relaxamento completo do tonus muscular (perceptível quando pegamos num bebe adormecido). No entanto, mantém-se uma atividade cerebral importante em intervalos regulares. Existe, então, uma atividade motora caracterizada pelas contrações, espasmos musculares (mioclonias) ou por uma vocalização (o doente volta a ter uma voz normal).

VI CONGRESSO DAS ASSOCIAÇÕES DE PARKINSON DO BRASIL


A Associação Parkinson Santa Catarina convida a comunidade para o VI Congresso Brasileiro das Associações Parkinson do Brasil. O evento é uma iniciativa da Associação Parkinson Santa Catarina em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, por meio de seu Centro de Ciências da Saúde, Centro de Desportos e Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI). O objetivo é congregar portadores, familiares, cuidadores, profissionais, acadêmicos e interessados para compartilhar conhecimentos e vivências a respeito da doença.

O congresso será realizado nos dias 4, 5 e 6 de maio, na Colônia de Férias do SESC, Cacupé, em Florianópolis (SC).

Inscrições e informações
http://www.parkinson-sc.com.br/congresso
ou telefone:(48) 3721-6651

Cancer de mama cai dramaticamente

A quantidade de novos casos de cancer de mama nos Estados Unidos tem caido dramaticamente e os cientistas agora reconhecem que é porque menos mulheres tem feito uso da reposição hormonal clássica após a instalação da menopausa.


Milhões de pacientes suspenderam o uso da reposição hormonal tradicional para o combate dos sintomas da menopausa e, devido a isto, houve queda de mais de 12% na incidência de tumores mamários em mulheres entre 50 e 69 anos de idade, segundo estudos oficiais realizados na Universidade do Texas.


Muitos são os adeptos, hoje em dia, do emprego da reposição hormonal BIO-IDÊNTICA, ou seja, utilizando-se hormônios quimicamente idênticos aos que o organismo da mulher produz, apesar dos protestos das grandes industrias farmacêuticas.


Estes possuem ações protetoras contra o desenvolvimento de certos tipos de tumores, principalmente os de mama.


Os bio-identicos, por serem substancias BIOLÓGICAS, não são facilmente patenteados e, por isso, não interessam aos grandes laboratórios que mantem grande interesse na venda dos hormônios sintéticos para garantirem seus lucros.

Fonte > Site do Dr.Sergio Vaismann

Antes restrito a idosos, zumbido no ouvido atormenta cada vez mais jovens

Uso inadequado de aparelhos sonoros, estresse e consumo excessivo de doces e cafeína são algumas razões. Além de atingir os mais jovens, o problema também cresceu em todas as faixas etárias e, em menos de 30 anos, poderá prejudicar 42% da população

Karina Toledo - O Estado de S.Paulo

O zumbido no ouvido, considerado até pouco tempo atrás um problema de pessoas de meia idade ou de idosos, tem se tornado comum entre os jovens, alertam especialistas. Entre as causas apontadas estão o uso crescente e inadequado de aparelhos sonoros, estresse e erros alimentares, como consumo excessivo de doces e cafeína. Há quem aponte o celular como culpado.

Daniel Teixeira/AE-12/3/2011

Daniel Teixeira/AE-12/3/2011
Angústia. 'No começo, fiquei desnorteado.
Não conseguia trabalhar nem dormir', diz Ronaldo

O tema será destaque na décima edição do Congresso Mundial de Zumbido, que ocorre nesta semana, pela primeira vez no Brasil. Pesquisas recentes têm mostrado que a incidência do zumbido - barulho constante, que pode parecer um apito, um canto de cigarra ou um chiado de TV fora do ar - tem crescido na população como um todo.

Pesquisa feita há 15 anos pelo National Institutes of Health, dos EUA, indicava que 15% da população sofria com o problema. Novo levantamento feito no ano passado apontou índice de 24%.(...) segue

Fonte : Estadão.com.br

BOM DIA, MUITA PAZ E HARMONIA!!!



momento presente

Estatutos para o momento presente:


- Todos os homens são diferentes. E devem fazer o possível para continuarem sendo.
- A todo ser humano foram concedidas duas qualidades: o poder e o dom. O poder dirige o homem ao encontro com o seu destino, o dom o obriga a dividir com os outros o que há de melhor em si mesmo.
- A todo ser humano foi dada uma virtude: a capacidade de escolher. O que não utiliza esta virtude, a transforma em uma maldição e outros escolherão por ele.
- Todo ser humano tem direito a duas bênçãos : a de acertar, e a de errar. No segundo caso, sempre existe um aprendizado que o conduzirá ao caminho certo.
- Todo ser humano tem um perfil sexual próprio, e deve exercê-lo sem culpa - desde que não obrigue os outros a exercê-lo com ele.
- Todo ser humano tem uma lenda pessoal a ser cumprida, e esta é a sua razão de estar neste mundo. E ela se manifesta através do entusiasmo!
Parágrafo único: pode-se abandonar por certo tempo a lenda pessoal, desde que não se esqueça dela, e volte assim que for possível.
- Todo ser humano tem direito à busca da alegria, e entende-se por alegria algo que o deixa contente não necessariamente aquilo que deixa os outros contentes.
- São considerados faltas graves apenas os seguintes itens: não respeitar o direito do próximo, deixar-se paralisar pelo medo, sentir-se culpado, achar que não merece o bom e o mal que lhe acontece na vida, e ser covarde.


Revogam-se as disposições em contrário.