Visualizações de página do mês passado

sábado, 12 de maio de 2012

Jornal Hoje - Fibromialgia atinge pelo menos 2,5% da população brasileira


A doença não tem cura e se caracteriza por dores intensas por todo o corpo, distúrbios do sono e fadiga. Atinge principalmente as mulheres.

Não é difícil encontrar quem nunca ouviu falar em fibromialgia. Pode não parecer, mas estimativas médicas apontam que a doença atinge pelo menos 2,5% da população brasileira.

A fibromialgia não tem cura e se caracteriza por dores intensas por todo o corpo, distúrbios do sono e fadiga. É uma doença relativamente nova. Só foi catalogada pela organização mundial de saúde em 1990. Por isso, não há muitos estudos sobre o assunto.


Fonte : Jornal Hoje - Fibromialgia atinge pelo menos 2,5% da população brasileira

TERAPIA GENÉTICA REVERTE SINTOMAS DA DOENÇA DE PARKINSON


 

Uma terapia genética denominada NLX-P101 reduz drasticamente a limitação de movimentos em doentes de Parkinson, de acordo com os resultados de um estudo clínico. A abordagem introduz um gene no cérebro para normalizar a sinalização química. O estudo é o primeiro teste clínico randomizado, duplo-cego que usa um tratamento genético na doença de Parkinson realizado com sucesso.

RECADO DO NOSSO PRESIDENTE!!!

Fibromialgia - Causas, Sintomas e Tratamentos | Minha Vida

Fibromialgia - Causas, Sintomas e Tratamentos | Minha Vida

Agência Espacial Russa divulga 'megafoto' da Terra - vida - ciencia - Estadão


A Roscosmos, Agência Espacial da Rússia, divulgou nesta sexta-feira, 11, uma imagem da Terra registrada pelo Elektro-L. É a maior imagem da Terra já registrada, com 121 megapixels.
Cada pixel da foto corresponde a aproximadamente 1 quilômetro de distância real. A imagem não é como as outras, que reúne diversos registros projetado em um modelo de globo - ela registra a Terra em sua totalidade em uma única foto.
O satélite registra uma foto como esta a cada 30 minutos para ajudar a monitorar mudanças climáticas.

Fonte : Agência Espacial Russa divulga 'megafoto' da Terra - vida - ciencia - Estadão

Cura para o mal de Alzheimer? Injeção se torna esperança no tratamento de doenças cerebrais

Você sabe é o que doença de príon? Príons são compostos responsáveis pela ativação de determinadas proteínas, amadurecimento e prolongamento de neurônios e modulação de respostas imunes no nosso cérebro.
O problema é que eles podem se tornar patogênicos, causando doenças crônicas e degenerativas do sistema nervoso central: as doenças de príon, condições que geralmente levam o cérebro à morte lentamente.
Giovanna Mallucci, da Universidade de Leicester, Inglaterra, liderou uma pesquisa com ratos para tentar curar as doenças de príon. A pesquisadora concluiu que injetar uma certa proteína em ratos com a condição protegia suas células cerebrais durante mais tempo e prolongava suas vidas. (...) segue

Fonte : Cura para o mal de Alzheimer? Injeção se torna esperança no tratamento de doenças cerebrais

Em palestra na Fiesp, PhD prevê 'fim da morte' até 2045

Conselheiro de universidade norte-americana afirma que ciência está perto de erradicar doenças do cérebro e permitir a longevidade do homem


O PhD Jose Cordeiro, conselheiro da Singularity University, durante reunião do Conic da Fiesp
O fim das doenças e a imortalidade. O que por muito tempo foi tratado apenas como ficção científica, pode se tornar realidade bem antes do que a humanidade espera, afirma o PhD Jose Cordeiro.

“A era das enfermidades será curada. Parkinson, Alzheimer e até as paralisias físicas serão erradicados. Os avanços da ciência permitirão inclusive que nos tornemos imortais. A morte 'morrerá' até 2045. Muitos cientistas acreditam que envelhecimento é doença e será curado”, disse Cordeiro em palestra nesta sexta-feira (11/05), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O evento foi promovido pelo Conselho Superior de Inovação e Competitividade (Conic).
Fonte : FIESP

DIA INTERNACIONAL DE PARKINSON NO BRASIL!!!

Saúde libera R$ 213 mi para ampliação do atendimento básico nos hospitais - vida - saude - Estadão

09/05/2012 às 16:51 \ Sem categoria Congresso aprova bancos de DNA para crimes violentos

Já não era sem tempo. Inúmeros crimes foram solucionados com base no perfil genético do suspeito, tanto no caso de comprovação quanto isenção de culpa. Não consigo entender a lógica daqueles que se opõem. De acordo com Dr. Fernando José da Costa, presidente da comissão de direito penal da OAB-SP, é completamente inconstitucional porque ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo. Mas e o DNA em casos de suspeita de paternidade? A lei não diz que se o suposto pai negar-se a fornecer DNA, ele é considerado o pai biológico da criança? Não deveria valer o mesmo raciocínio para suspeitos de crimes? E a famosa premissa de “quem não deve, não teme”?
Quão confiável é o exame de DNA?(...) segue

Fonte : Genética – Mayana Zatz – VEJA.com

Campanha Viva bem com Parkinson reúne público em prol da conscientização sobre a doença - Notícias | Viva Bem com Parkinson


Nos cinco dias da ação da casa de vidro, pacientes demostraram um pouco da sua convivência com a doença. Amigos e familiares contribuíram prestigiando o evento, que contou com a presença dos artistas Luigi Baricelli e Eva Wilma.
Para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento, a Associação Brasil Parkinson, Academia Brasileira de Neurologia e a Roche se uniram para divulgar a Campanha Viva bem com Parkinson na semana do Dia Mundial da doença. Entre as ações realizadas, houve a instalação da casa de vidro, no Shopping Eldorado, que gerou muita visibilidade para essa importante causa ao mostrar o dia a dia de alguns pacientes.(...) segue


Fonte : Campanha Viva bem com Parkinson reúne público em prol da conscientização sobre a doença - Notícias | Viva Bem com Parkinson

BOM DIA, MAS BOM DIA MESMO!!!





A arte de saber deixar de lado 
 
Dizem que esta história foi contada no dia da comemoração das bodas de ouro de um casal.

Cercada pelos filhos, netos e bisnetos, a esposa foi indagada sobre o segredo de um casamento longo e feliz. Com um olhar carinhoso em direção ao marido, ela respondeu:
- No dia do casamento, resolvi fazer uma lista dos dez defeitos de meu marido, os quais, por amor a ele, eu deixaria de lado. Imaginei que poderia conviver com um mínimo de dez defeitos.

Uma convidada pediu-lhe para mencionar um dos defeitos que ela resolvera deixar de lado. O marido olhou para a esposa um pouco constrangido por ter suas falhas e pontos fracos revelados diante de um grupo de pessoas. No entanto, sua esposa respondeu delicadamente:
- Para lhe dizer a verdade, querida, nunca me preocupei em fazer a tal lista. Todas as vezes que meu marido fazia alguma coisa que me deixava furiosa, eu simplesmente dizia a mim mesma: Para sorte dele, este é um dos dez!

Até mesmo os amigos e cônjuges mais dedicados passarão de vez em quando por tempestades em seus relacionamentos. Alguns problemas valem a pena ser mencionados para que tenham uma solução. Outros não valem a pena ser discutidos. Com o tempo, as questões de menor importância tendem a desaparecer com o vento, sem necessidade de passar por uma "ventania".

A arte de ser sábia é a arte de saber o que deixar de lado.

Extraído do livro Devocional de Deus para Mulheres 

ESTUDOS GENÉTICOS DA DOENÇA DE PARKINSON


Pesquisadores do Grupo de Neurogenética do Instituto de Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein estão realizando um estudo com pessoas portadoras de Doença de Parkinson de causa genética.
Critérios de participação:
Pessoas de qualquer idade com o diagnóstico de doença de Parkinson que já sabem que são portadoras de alterações genéticas (por exemplo, se você já realizou teste genético e sabe que tem uma alteração em algum gene).
OU
Pessoas de qualquer idade com o diagnóstico de doença de Parkinson com história de, pelo menos, mais um membro da família com a doença (mesmo que ainda não tenha feito teste genético).
Período de recrutamento: imediato até dezembro de 2012.
Se você já sabe que é portador de uma alteração genética relacionada à doença de Parkinson ou, se tem mais de um familiar acometido pela doença e deseja mais informações para saber se poderá participar deste estudo, entre em contato conosco através do email ince@einstein.br, deixando seu nome, idade, telefone e horários para contato.
Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein.