Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 28 de março de 2013

Novo comprimido pode ser a cura da leucemia


Um comprimido moderno pode curar alguns pacientes com leucemia, dando a uma minoria de pacientes a opção de suspender o tratamento contínuo.
A leucemia mielóide crônica (LMC) é tratada com medicamentos como o Glivec, da Novartis. Os cientistas acreditavam que, se o paciente interrompesse esse tratamento, o câncer voltaria, inevitavelmente.
Os chamados medicamentos de tirosina quinase, como o Glivec, foram introduzidos em 2001 e transformaram totalmente o tratamento da LMC. Porém, eles custam dezenas de milhares de reais por ano.
Após evidências de diminuição das taxas de progressão em alguns pacientes, médicos especialistas têm se interessado pela ideia de interromper o tratamento, em vez de continuá-lo indefinidamente como é a prática padrão atual.
Agora, uma análise interina de um estudo clínico francês descobriu que alguns pacientes com LMC foram capazes de sobreviver sem recorrência do câncer por até dois anos após o término da terapia.
O estudo concluiu que dos 69 pacientes que tinham se tratado com Glivec e haviam parado de tomá-lo por pelo menos dois anos, 41% permaneceram em remissão molecular completa (RMC) após um ano e 38% continuaram totalmente livres do câncer por até dois anos.

Fonte : Novo comprimido pode ser a cura da leucemia

SUS terá de fazer reconstrução de mama logo após cirurgia - MSN Estadão


O plenário do Senado aprovou ontem, em votação simbólica, projeto de lei que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar cirurgia plástica reparadora logo após a retirada de mama de mulheres com câncer. A proposta segue para a sanção da presidente Dilma Rousseff.

Graças a uma lei de 1999, atualmente o SUS, por meio da rede pública ou conveniada, já é obrigado a fazer a cirurgia de reconstrução de mama nos casos de mutilação decorrente de tratamento de câncer. Mas a norma não ordenava que a reconstrução fosse realizada no mesmo procedimento cirúrgico. Dessa forma, a cirurgia plástica pode ser adiada indefinidamente.

O projeto aprovado pelo Congresso cria essa exigência e, caso as condições para a realização da operação não sejam favoráveis, determina que a cirurgia plástica seja realizada assim que a mulher estiver em condições para fazê-la. Em seu parecer, a senadora Ana Amélia (PP-RS), relatora da proposta, afirmou que há "uma fila enorme de mulheres aguardando pela operação de reconstrução mamária, que muitas vezes demora cinco anos para ser realizada". Para ela, as mulheres "mais pobres" serão as principais beneficiadas com a mudança.

"A cirurgia chamada mastectomia total é mutiladora. Então, se você garantir que, no mesmo tempo cirúrgico, havendo condições, a paciente saia de lá com a mama já praticamente reconstruída, vai ficar perfeito", afirmou o senador Waldemir Moka (PMDB-MS), antes da aprovação do projeto.


Fonte : SUS terá de fazer reconstrução de mama logo após cirurgia - MSN Estadão

Maior estudo feito sobre câncer associa doença a falhas no DNA - Yahoo! Notícias


A maior varredura já feita sobre o genoma humano para identificar falhas no DNA que possam causar câncer identificou mais de 80 minúsculas mutações, uma descoberta que poderá ajudar as pessoas com elevado risco de desenvolver a doença, afirmaram cientistas nesta quarta-feira.
Os resultados, que dobram o número de alterações genéticas conhecidas associadas aos cânceres de mama, ovário e próstata, foram divulgados em doze artigos científicos publicados em periódicos especializados da Europa e dos Estados Unidos.
Os três cânceres relacionados com hormônios são diagnosticados anualmente em mais de 2,5 milhões de pessoas e matam um em cada três pacientes, reportou a revista científica Nature em um comunicado.
Equipes de cientistas de mais de 100 institutos de pesquisas de Europa, Ásia, Austrália e Estados Unidos informaram que o trabalho deverá, no futuro, ajudar os médicos a calcular o risco individual de se desenvolver câncer muito antes do surgimento de qualquer sintoma.

Fonte : Maior estudo feito sobre câncer associa doença a falhas no DNA - Yahoo! Notícias

Haddad quer postos de saúde privados na periferia de SP - Yahoo! Notícias


O prefeito Fernando Haddad (PT) estuda uma forma de levar postos de saúde privados à periferia de São Paulo. A ideia é oferecer uma contrapartida a empresas do setor dispostas a instalar leitos, laboratórios ou consultórios médicos em regiões que hoje são atendidas apenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dar isenção tributária é uma das possibilidades trabalhadas pela atual gestão.
O objetivo é dividir a responsabilidade com planos de saúde populares, que vendem serviços nos extremos da cidade, mas só mantêm unidades nas áreas centrais. De acordo com estimativa da prefeitura, apesar de 56% da população pagar algum tipo de convênio médico, boa parte desse total utiliza a rede pública, que, por sua vez, não é ressarcida pelos planos de saúde.
Segundo o secretário municipal da Saúde, José de Filippi Junior, essas empresas poderiam ser incluídas no Arco do Futuro, projeto que visa a descentralização do desenvolvimento da cidade, criando mecanismos que aproximem a moradia do trabalho do paulistano. Ele defende, por exemplo, a isenção fiscal como forma de atrativo, assim como deve ocorrer com empresas do setor da construção.


Fonte : Haddad quer postos de saúde privados na periferia de SP - Yahoo! Notícias

BOM DIA! UMA SEMANA SANTA ABENÇOADA POR DEUS! FELIZ PÁSCOA!!!


Resposta de Madre Teresa

...o dia mais belo? Hoje!

...a coisa mais fácil? Equivocar-se.
...o maior obstáculo? O medo.
...o maior erro? Abandonar-se.
...a raiz de todos os males? O egoísmo.
...a distração mais bela? O trabalho.
...a pior derrota? O desalento.
...os melhores professores? As crianças.
...a primeira necessidade? Comunicar-se.
...o que nos faz mais felizes? Ser útil aos demais.
...o maior mistério? A morte.
...o pior defeito? O mau humor.
...a pessoa mais perigosa? A mentirosa.
...o pior sentimento? O rancor.
...o presente mais bonito? O perdão.
...o mais imprescindível? A oração.
...o caminho mais curto? O correto.
...a melhor sensação? A paz interior.
...o resguardo mais eficaz? O sorriso.
...o melhor remédio? O otimismo.
...a maior satisfação? O dever cumprido.
...a força mais potente do mundo? A fé.
...as pessoas mais necessárias? Os pais.
...a coisa mais bela de todas? O amor!!!


(Madre Teresa de Calcutá)