Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 12 de março de 2010

DOENÇA DE PARKINSON AUMENTA O RISCO DE MELANOMA

Por Ana Katharina Leite em quinta-feira, 11 março 2010
Exames de mais de 2.000 pessoas com doença de Parkinson (DP) mostraram que cerca de 1 % dessa população teve melanoma. O estudo foi realizado pelo Dr. John M. Bertoni, da University of Nebraska em Omaha, e seus colegas.
Vários estudos têm encontrado um maior risco de melanoma entre pessoas com DP, que sofrem com a morte de células do cérebro que produzem a dopamina – uma substância química importante para muitas funções importantes no cérebro . No entanto, ainda não está claro se este aumento do risco deve-se aos medicamentos para tratar a doença de Parkinson ou à doença em si.
Para investigar mais, Bertoni e colegas foram a 31 centros na América do Norte estudaram 2.106 pacientes com DP. Os primeiros pacientes foram submetidos a um exame neurológico e, em seguida, uma segunda visita incluiu um exame dermatológico, com biópsias de quaisquer suspeitas.
Os investigadores encontraram 20 melanomas localizados entre os participantes do estudo e outros 68 pacientes relataram ter uma história de melanoma.
Entre os pacientes que vivem em os E.U., o risco de ter melanoma foi mais que o dobro da população geral. Quando os resultados foram comparados com as estatísticas dos programas de rastreio do cancro da pele executado pela Academia Americana de Dermatologia, os investigadores encontraram que os pacientes de Parkinson tem risco mais de sete vezes maior de desenvolver melanoma.
Desde 1970, uma série de relatos de casos sugeriram que a terapia com levodopa na doença de Parkinson aumenta o risco de câncer de pele. No estudo atual, quase 85 por cento dos pacientes tinham tomado a levodopa, mas os pesquisadores não encontraram nenhuma evidência de que esta droga está associada com o risco de melanoma.
Este estudo fornece mais evidências de que o melanoma ocorre mais freqüentemente em pacientes com doença de Parkinson do que na população em geral e apóia o aumento dos cuidados em relação ao melanoma em pessoas com doença de Parkinson.
Ana Katharina Leite.
Fonte: Arquivos de Neurologia (mar, 2010).
http://www.reabilitacaocognitiva.org/?author=3

Cedmex distribuirá mais 20 novos remédios para tratar sete doenças

O Ministério da Saúde decidiu repassar para os municípios a responsabilidade sobre a distribuição de 15 medicamentos, usados no tratamento de pacientes com Parkinson, osteoporose e hipertireoidismo.

Nesta sexta-feira (12), a SES reúne os representantes da 1ª macrorregional de saúde, no Centro de Referência de Saúde do O Ministério da Saúde decidiu repassar para os municípios a responsabilidade sobre a distribuição de 15 medicamentos, usados no tratamento de pacientes com Parkinson, osteoporose e hipertireoidismo.
Na Paraíba, esses remédios eram distribuídos antes pelo Centro de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Com a mudança, mais de 8.500 pessoas vão deixar de receber os remédios pelo Estado, o que corresponde a 20,11% do total de usuários ativos no Cedmex (42.621).

Em contrapartida, o governo terá que arcar, sozinho, com a compra de mais 20 itens farmacêuticos, que foram acrescentados à lista do Cedmex, para tratar sete tipos de doenças.

Fonte : clikpb.com.br

PARKINSON


Hoje resolvi retornar o objetivo pelo qual criei o blog, uma pessoa me mandou um email, o pai dela tb tem parkinson,entao resolvi reativar o blog.

Da 1 vez que postei contei sobre a cirugia, sobre nao ter dado certo e que depois de 2 meses ele estava andando, mas isso nao durou muito tempo, talvez um mês e logo tudo voltou como antes.

Daqui a pouco ja faz 1 ano da cirugia, e esta tudo na mesma, na mesma nao, talvez pior, porque pelo tudo indica meu pai desistiu de lutar.
Depressão? comodismo? ou simplismente falta de vontade? Isso so ele pode responder, o que sei é que ele teve uma consulta com a medica dia 09/03/2010 e ela disse que nao tem mais nada que possa ser feito. Ele continua nao andando, sua voz ta baixa e ele tem dificuldade de falar, minha mae continua dando comida na boca dele, banho, etc...
Eu na minha opiniao de leiga, acho que ele deveria procurar outro medico que faz tambem esse tipo de cirugia de parkinson, e ter uma outra opiniao, mas segundo meu pai nao se toca mais nesse assunto, ele é muito teimoso, como vemos nao adianta apenas nós querermos ele que tem que querer, essa luta é dele, mas quem sofre sao as pessoas ao seu redor.

Não que eu tenha desistindo, apenas desanimado, nao tenho vontade de vê-lo, criei muito expectativa com a cirurgia e qdo olho pra ele me sinto impotente e com um pouco de raiva, nao sei ao certo, raiva pq acho que ele deveria ser mais forte, ja passou tanta coisa nessa vida, ja sofreu tanto e agora que era pra passear, curtir a aposentadoria, ir na casa dos filhos, sinto muito a falta dele, ele é meu papaizinho cuidou de mim a vida toda, é a pessoa que mais amo nesse mundo, mas tenho medo de magoa-lo com palavras duras, entao resolvi me afastar, mas tenho certeza que é so por um tempo, ate eu aceitar a posicao dele.
As vezes eu penso que ele deva assumir a doença, tenho parkinson mas vou viver cada minuto, o que eu nao quero é que ele tenha dor.

Hoje ele esta em S.P. Sinto falta de nossas ferias qdo iamos ao Clube de Campo Eloy Chaves, qdo eu era pequena, dos sanduiches que ele preparava no nosso cafe da manha, da musiquinha: "acorda Maria bonita, levanta vem fazer o cafe, o dia ja esta raiando e a policia ja esta de pé". Depois continuo me emocionei demais ............

Fonte :
Tudo que a Leli sabe!!

Arqueólogos encontram inscrições com dicas de como viver a vida no 'além'

Trabalhando numa tumba, já muito depredada por ladrões, arqueólogos franceses descobriram, no Egito, inscrições ensinando a múmias como viver no próximo mundo.

A rainha Behenu é um personagem misterioso, do qual pouco se sabe, a não ser que tinha sua própria pirâmide, de 25 metros, descoberta há três anos em Saqara, a antiga Menfis.

Da múmia da rainha ladrões deixaram apenas restos de uma mandíbula, com a qual os cientistas pretendem determinar com que idade ela morreu.

Trabalhando na tumba bastante danificada da misteriosa rainha, que viveu uns dois mil anos antes de Cristo, arqueólogos franceses encontraram também milhares de fragmentos de textos religiosos, que estão entre os mais antigos do mundo.

Os egípcios de quatro mil anos atrás não tinham dúvidas sobre a vida após a morte. Deixaram para a rainha, inscrito em pedra, até uma espécie de manual de sobrevivência após a morte do corpo.

Os hieróglifos recomendavam qual a dieta, pão e frutas, para a rainha não passar fome no outro mundo e traziam instruções sobre como subir às estrelas do céu do norte, onde os reis, acreditavam os egípcios, podiam chegar voando, subindo uma rampa ou mesmo uma escada.

Fonte : Jornal da Globo

Cientistas ingleses criam máquina de ler pensamentos

Uma máquina de ressonância magnética foi usada para detectar os traços do pensamento no cérebro.

Já imaginou uma máquina capaz de ler pensamento? Esse é um antigo desejo dos homens. Cientistas ingleses dizem que a humanidade pode estar bem perto disso.


Pesquisadores da universidade College de Londres usaram uma máquina de ressonância magnética para detectar os traços do pensamento no cérebro. A experiência foi considerada um sucesso.

O trabalho funcionou assim: os voluntários viram três filmes curtinhos. Depois, foram orientados a lembrar de cada um. Em todas as vezes, os cientistas conseguiram apontar em que filme cada um estava pensando.

veja o video

Fonte : Bom Dia Brasil

BOM DIA, HOJE É SEXTA-FEIRA!!!



A visão do bom

Em nossas vidas surgem fatos e acontecimentos a todo instante. Muitos destes fatos são coisas boas, outros nem tanto. Se ocorrerem nove coisas boas e apenas uma ruim, ficamos martelando na nossa cabeça o processo ruim, esquecendo-nos das coisas boas.

Para evitar e quebrar este paradigma da sua vida, comece a aplicar a visão do bom.

Exemplos:
Em vez de você ficar pensando que está em idade avançada, prefira rever quantas experiências magníficas a vida lhe deu e os momentos de felicidade proporcionados ao lado de uma pessoa muito especial.

Em vez de você pensar que o seu corpo está acima do peso, prefira rever os momentos de pura saúde que ele pôde lhe proporcionar ao longo dos últimos anos, numa gostosa caminhada ou numa partida de futebol.

Em vez de ficar se lamentando por ter tirado uma nota baixa na faculdade, veja quantos trabalhos espetaculares você já realizou com notas máximas.

A visão do bom é a busca de uma versão mais otimista para vida, em vez de ficarmos lamentando os erros vividos por nós.

Os erros são escolas para nós, aprendizes do mundo, e merecem muito respeito em nossa evolução como humanos. Só não merecem uma valorização maior do que as conquistas desta sua linda vida.

Pense nisso. Pense no lado bom da sua vida!


(Adonai Zanoni de Medeiros)