Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Venda de antidepressivos no Brasil cresce 44,8% em 4 anos, diz pesquisa

Transtornos mentais são a 3ª causa de afastamento do trabalho no país.
Crescimento econômico favorece consumo; especialista alerta sobre uso.

Ligia Guimarães Do G1, em São Paulo

A venda de medicamentos antidepressivos e estabilizadores do humor cresceu 44,8% no Brasil em quatro anos, aponta levantamento realizado a pedido do G1 pela IMS Health, instituto de pesquisa que faz auditoria do mercado de medicamentos para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O volume de vendas desses medicamentos cresceu de R$ 674,7 milhões nos 12 meses acumulados até outubro de 2005 para R$ 976,9 milhões no mesmo recorte até outubro de 2009. As valores referentes a 2005 foram atualizados com base nos reajustes máximos permitidos pela Anvisa, que considera também a inflação do período.

O tatuador Cezar Marchetti cortou o uso de antidepressivos, mas manteve os calmantes. (Foto: Flávio Moraes/G1)

O mercado brasileiro de antidepressivos cresce acima da média mundial há pelo menos cinco anos, segundo Marcello Monteiro, diretor da IMS Health de linhas de negócios para América Latina e responsável pelo levantamento.

“O Brasil faz parte de um grupo de países classificados como “farmaemergentes”: Brasil, Rússia, Índia, Coréia, México e Turquia. Juntos, eles respondem por 50% do crescimento mundial do mercado de medicamentos”, afirma o executivo.(...)segue

Fonte : G1/economia e negócios/medicamentos

Cuidados com a pele e alimentação das crianças são fundamentais no verão

Camila Neumam, do R7

Abuse de comidas frescas, alimentos líquidos e roupas leves

Getty Images
Foto por Getty Images

Proteção solar e bolsa térmica com frutas e sucos naturais são
alternativas para manter as crianças protegidas e bem alimentadas

Férias em pleno verão combinam perfeitamente com praia ou piscina. No caso das crianças, a grande maioria adora passar muito tempo na água ou brincando na areia e, claro, se esbaldando com sorvetes e frituras. Esse dia divertido para elas, no entanto, é bem diferente do recomendado pelos médicos para mantê-los ativos no verão. Por isso, pais, fiquem atentos: se quiser que seu filho se mantenha saudável durante as férias, invista em uma alimentação rica em alimentos frescos e líquidos e no uso de roupa leves, além da proteção da pele. A recomendação evita quadros de desidratação, insolação e até de intoxicação alimentar, bem comuns em dias muito quentes.

A orientação é da pediatra Wylma Hossaka, do hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Para a médica, em dias muito quentes, o ideal é oferecer às crianças alimentos ricos em água e evitar os muito gordurosos.(...) segue

Fonte : K7 notícias

Quem diz 'sei como você se sente' pode estar falando a verdade

NOVA YORK (Reuters Life!) - Você já sentiu, literalmente, a dor de alguém? Não é o único, segundo mostrou um novo estudo que diz que algumas pessoas realmente têm uma reação física aos ferimentos dos outros.

Pesquisadores britânicos usaram a tecnologia de escaneamento cerebral para mostrar que as pessoas que dizem sentir a dor dos outros tiveram aumentada a atividade nas regiões sensíveis à dor no cérebro ao verem outra pessoa machucada.

Para o estudo, os pesquisadores expuseram 108 estudantes a imagens de situações dolorosas, variando de atletas sofrendo lesões relacionadas ao esporte a pacientes recebendo uma injeção.

Quase um terço disse que, em ao menos uma imagem, não tiveram apenas uma reação emocional, mas também sentiram dor no mesmo local do ferimento da imagem.

Os pesquisadores descobriram que enquanto viam as imagens dolorosas, tanto as pessoas que disseram sentir dor quanto as que não sentiram mostraram atividade nos centros emocionais do cérebro. (...) segue

Fonte : estadao.com.br

O tempo fechou... e agora?

Sandra Taiar

A psicoterapeuta paulista Sandra Taiar nos ajuda a compreender o que acontece conosco em momentos de imensa dor e como sobreviver às tempestades que nos pegam de surpresa no meio do caminho.

Direção de arte • Camilla Sola
Texto • Liane Alves

A vida muda rápido, a vida muda num instante, você se senta para jantar e a vida que você conhecia acaba de repente”, escreveu Jane Didion, em seu livro O Ano do Pensamento Mágico (ed. Difel).

A morte repentina do marido, que sofreu um enfarte na mesa de jantar, transformou radicalmente a trajetória dessa jornalista americana.

De uma forma ou de outra, todas nós já experimentamos dias que amanhecem como qualquer um e dão uma guinada, abalando nossas estruturas.

A psicóloga paulista Sandra Taiar interpreta o modo como respondemos a tais surpresas e mostra como é possível adquirir mais equilíbrio apesar da intensidade das circunstâncias. Psicoterapeuta há 25 anos, ela pratica e pesquisa a metodologia formativa do americano Stanley Keleman, criador da terapia somática formativa, que leva em consideração, entre outras coisas, a influência do corpo, da mente, da emoção e da sexualidade na nossa maneira de pensar e agir. Nessa entrevista, Sandra Taiar nos mostra passo a passo o que acontece conosco depois de um grande choque. (...) segue

Fonte : Bons Fluidos

BOM DIA!



Vale a pena viver - nem que seja para dizer que não vale a pena...