Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Portadores de doenças graves têm direito a benefícios

Para que servem os amigos? Para uma vida mais longa

Estudos mostram que pessoas com mais amigos vivem mais.
Ter boas companhias também ajuda a combater depressão.

Tara Parker-Pope Do 'New York Times'

Na jornada por uma saúde melhor, muitas pessoas se voltam a médicos, livros de auto-ajuda ou suplementos de ervas. Porém, elas ignoram uma poderosa arma capaz de ajudá-las a combater doenças e a depressão, acelerar a recuperação, retardar o envelhecimento, e prolongar a vida: seus amigos.

Foto: Stuart Bradford/NYT

Amigos ajudam a preservar a saúde? (Foto: Stuart Bradford/NYT)

Recentemente, pesquisadores estão começando a prestar atenção na importância da amizade e das redes sociais para a saúde em geral. Um estudo australiano de 10 anos descobriu que pessoas mais velhas com um grande círculo de amigos tinham uma chance 22% menor de morrer durante o período do estudo, em relação àqueles com menos amigos. Um grande estudo de 2007 mostrou um aumento de quase 60% no risco de obesidade entre pessoas cujos amigos ganhavam peso. No ano passado, pesquisadores de Harvard relataram que laços sociais fortes poderiam promover saúde cerebral conforme envelhecemos.

Fonte : G1 - Ciência&Saúde/medicina

Cuidados com a pele no avião

"Senhores passageiros, aqui é o comandante desta aeronave. Obrigado pela presença a bordo. Nosso tempo de voo será de várias e intermináveis horas, nas quais os senhores terão total impossibilidade de descansar devido ao aperto entre as poltronas, ao frio do ar-condicionado, ao barulho e aos chutes na sua poltrona vindos do passageiro atrás de você. Em nome da tripulação, desejamos uma viagem agradável, ainda que isso seja totalmente impossível. "

Fonte : Veja.Com - Espelho Meu Lucia Mandel

Nova técnica pode curar feridas de pés diabéticos

GABRIELA CUPANI
da Folha de S.Paulo

A colocação de stents, similares aos usados em cirurgias cardíacas, pode curar úlceras e feridas de difícil cicatrização, comuns nos pés dos diabéticos. O stent é uma pequena "rede" que serve para filtrar placas de gordura e desbloquear artérias.

O pé diabético é a principal causa de amputação no mundo. Com o procedimento, o objetivo é garantir a abertura dos vasos entupidos quando a angioplastia --técnica que também desobstrui o vaso por meio de balão-- não foi suficiente para garantir o fluxo de sangue.

"Com a colocação de stents próprios para esses casos estamos salvando os pés desses pacientes", conta o cirurgião endovascular Armando Lobato, presidente de um congresso internacional que acontece em São Paulo e que discute o tema.

A colocação de stents em casos de pés diabéticos já começou a ser feita no Brasil, embora a técnica ainda não seja difundida entre os cirurgiões.

Fonte : FolhaOnline

DALVA PARABÉNS


Hoje a Estrela Dalva esta brilhando mais do que nunca.
Nossa singela homenagem a essa grande guerreira Parkinsoniana.

Ela representa muito para todos nós e para nossa luta

Transplante de células-tronco livra diabéticos das injeções de insulina

Transplante de células-tronco

Iniciado em 2003, um tratamento inovador para pacientes de diabetes tipo 1 - baseado em altas doses de quimioterapia e no transplante de células-tronco extraídas de seus próprios organismos - apresentou resultados promissores em abril de 2007. De um grupo de 15 pessoas, 14 foram dispensados das altas doses diárias de insulina, pois seus organismos voltaram a produzir a substância.

Dois anos depois, a mesma equipe de pesquisadores do Centro de Terapia Celular (CTC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), coordenada pelo médico Julio Voltarelli, volta a mostrar resultados importantes.

Fonte : Diário de Saúde

Você sabe se tem pressão alta?

Uma pesquisa da Sociedade de Cardiologia de São Paulo mostra que apenas seis de cada cem paulistas sabem qual é a pressão arterial ideal. E você? Sabe qual é a pressão recomendada pelos médicos?

Leia mais sobre Ciência e Saúde no G1

Para se controlar a pressão, a receita é uma alimentação balanceada, com pouca gordura e pouco sal. É sempre bom praticar exercícios.

Segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), o índice de pressão ideal é 13 por 8. Mas muitos médicos defendem que o patamar ideal é 12 por 8. O médico da Socesp, Celso Amodeo, fala sobre os cuidados necessários com a saúde.

Fonte : Globo.com

Para combater estigmas, tratamento psiquiátrico é fundamental, diz médica

Psiquiatra fala, em artigo, sobre como encarar doença mental.
Sally Satel é acadêmica residente no American Enterprise Institute.

Sally Satel Para o 'New York Times'


O estigma dos tratamentos psiquiátricos (Foto: NYT)

No último outono, a televisão britânica transmitiu um reality show chamado “O Quão Louco é Você?” O enredo era simples: dez voluntários viviam juntos, durante uma semana, num castelo em Kent, e participavam de uma série de desafios.

A novidade era a falta de um prêmio.

Cinco dos voluntários tinham um histórico de doença mental séria, como transtorno obsessivo-compulsivo ou distúrbio bipolar, e cinco não. Os desafios, criados para extrair sintomas latentes, incluíam limpar um estábulo, realizar uma comédia stand-up, e se submeter a exames psicológicos.

Mas o verdadeiro teste veio no final da semana.

Poderia um painel de peritos – um psiquiatra, um psicólogo e uma enfermeira psiquiátrica – distingui-los entre si?

Eles não puderam. Após assistir a horas de gravações, os peritos identificaram corretamente apenas duas das cinco pessoas com histórico de doença mental. Eles ainda identificaram erroneamente duas pessoas saudáveis como portadoras de distúrbios.

Fonte : Globo.com