Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Informação...


UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA INAUGURA NOVOS LABORATÓRIOS

A Universidade Estadual da Paraíba inaugurou, na manhã desta segunda-feira (22), nas dependências do Departamento de Fisioterapia, situado no bairro de Bodocongó, em Campina Grande, dois laboratórios, sendo um destinado à pesquisa e outro de caráter multifuncional.

[Saiba mais...]

Fonte:
ClickPB


DANÇA PODE PREVENIR E AUXILIAR NO TRATAMENTO DE DOENÇAS FÍSICAS E PSICOLÓGICAS

Movimentar o corpo ao som de uma música não é prerrogativa dos jovens, nem dos bailarinos profissionais.

Movimentar o corpo ao som de uma música não é prerrogativa dos jovens, nem dos bailarinos profissionais. Cada corpo possui sua própria dança. E os gestos e ritmos cardíaco e biológico são um exemplo disso. Quando esses movimentos são orientados por meio de uma técnica denominada Dança Movimento Terapia (DMT), eles promovem a integração física, emocional, cognitiva e social, e ainda podem auxiliar no tratamento e prevenção da ansiedade, fibromialgia, depressão, estresse, distúrbios alimentares, mal de Parkinson e até câncer. Entre os idosos, ela também aprimora as funções físicas e cognitivas.


[Saiba mais...]
Fonte: Expresso MT, a notícia em primeira mão


FISIOTERAPIA DA UNIVIÇOSA ESTUDA MAL DE PARKINSON

Os sintomas do Parkinson variam de pessoa para pessoa e têm início de modo quase imperceptível, progredindo lentamente. O sintoma mais conhecido é o tremor nas mãos, quando estas estão em repouso. Em geral, quando a pessoa inicia um movimento, o tremor desaparece. Podem ocorrer tremores também nos pés, queixo e mandíbula. O simples ato de segurar objetos ou ler jornais pode ser uma atividade árdua. Outros sintomas são cansaço ou mal-estar no fim do dia, rigidez muscular, lentidão de movimentos, alteração de postura e distúrbios do equilíbrio. A rigidez dos músculos da face pode ocasionar inexpressividade do rosto, que fica sem vida, além de alterações na fala.

[Saiba mais...]

Fonte: FACISA Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - UNIVIÇOSA União de Ensino Superior de Viçosa


PESQUISA FEITA NA USP INDICA QUE O MAL DE PARKINSON PODE NÃO SE INICIAR NO CÉREBRO

Causas do Mal de Parkinson

As causas da doença de Parkinson ainda não são completamente conhecidas. Sabe-se que essa desordem degenerativa é caracterizada pela disfunção dos neurônios secretores do hormônio dopamina.

A desregulação desse mediador químico, importante para a atividade normal do cérebro, afeta regiões cerebrais responsáveis pelo controle muscular, provocando tremores, rigidez nos músculos e diminuição de mobilidade.

Novos estudos têm indicado também a associação da doença com problemas no coração, como se viu no 18th WFN World Congress on Parkinson's Disease and Related Disorders, realizado em Miami, nos Estados Unidos, em dezembro último.

[Saiba mais...]
Fonte: Diário da Saúde

Humano transgênico

Publicados resultados de procedimentos feitos nos primeiros seres humanos modificados geneticamente

  • Fernando Reinach - O Estado de S. Paulo

Faz mais de dois anos que os primeiros seres humanos transgênicos circulam lépidos e felizes entre nós. Mas não se preocupe, eles não são policiais com superpoderes ou corredores de maratona turbinados. São pessoas que nasceram com doenças genéticas graves e foram geneticamente modificados nos hospitais. Receberam o gene que faltava em seu genoma e se livraram da doença. Agora, após dois anos de acompanhamento, os resultados desses experimentos estãos endo publicados na literatura científica. É o começo de uma nova era.

O paciente P2 é um jovem de 18 anos que teve o azar de herdar de um dos pais uma cópia não funcional do gene que produzum dos componentes da hemoglobina, a proteína que carrega oxigênio e é responsável pela cor vermelha do sangue. Mas seu azar foi duplo, pois a cópia do gene que herdou do outro progenitor também era defeituosa e incapaz de produzir a quantidade necessária de hemoglobina.

Essa doença é comum, chama- se talassemia e,quando as duas cópias do gene não funcionam, provoca anemia fortíssima. Antigamente era fatal, mas hoje pode ser tratada com transfusões periódicas ou transplante de medula.Foram as transfusões que recebia a cada mês, desde os 3 anos, que mantiveram P2 vivo, pois nunca foi achado um doador compatível.

Num primeiro passo, os cientistas colheram uma amostra da medula óssea de P2, onde estão as células que produzem hemácias. No caso de P2, essas células não produziam hemoglobina. As células foram mantidas vivas fora do corpo e geneticamente transformadas com um vírus modificado.


Esse vírus continha uma cópia normal do gene que faltava a P2. Enquanto suas células geneticamente modificadas cresciam no laboratório, P2 foi submetido a uma forte quimioterapia para matar grande parte das células que habitavam amedula de seus ossos.


Finalmente, em junho de 2007, as células originais de sua medula, agora com um gene funcional, foram reinjetadas. Durante o primeiro ano, P2 teve de receber transfusões, mas a análisedo sangue mostrava que, aos poucos, a quantidade de hemoglobina derivada das novas células aumentava. (...) segue

Fonte : Estadão.com.br - Planeta

Inaugurado primeiro laboratório para criar órgãos bioartificiais

Órgãos vão ser criados a partir de células mãe do receptor

Espanha inaugurou ontem, em Madrid, o primeiro laboratório do mundo para a criação de órgãos bioartificiais com células mãe adultas, com que se pretende, entre cinco a dez anos, “ressuscitar” um coração e implantá-lo num ser humano.

Neste laboratório, localizado no hospital madrileno Gregorio Marañón, haverá um banco de órgãos destinados a criar novos órgãos, como corações, fígados, rins e pele, que serão implantados com células mãe do próprio doente receptor, explicou o chefe do serviço de cardiologia do hospital, Francisco Fernández-Avilés.


A iniciativa faz parte do projecto SABIO (Scaffolds and Bioartificial Organs for Transplantation, na sigla em inglês), em que intervém o hospital Gregorio Marañón, o Ministério da Ciência e Inovação espanhol, a Universidade do Minnesota (Estados Unidos) e a Organização de Transplantes espanhola, que fornecerá os órgãos não aproveitáveis para transplantes (40 por cento do total de doações), que servirão de matriz.

Pelo facto de estes órgãos bioartificiais serem criados à medida, ou seja com células do paciente receptor, os médicos esperam que os doentes não rejeitem o órgão colocado no seu corpo e que não o reconheçam como estranho.

Resolução de problema sanitário


De acordo com Fernández-Avilés, este sistema permitirá resolver um
“importante problema sanitário”, como é a escassez de órgãos dados para transplantes, e significará um grande avanço para que os doentes que recebem os transplantes aceitem os novos órgãos e se curem.(...) segue


Fonte : Ciência Hoje

Células-tronco embrionárias podem ajudar na cura de doença que cega

O governo dos EUA autorizou pela segunda vez o uso de células-tronco embrionárias em humanos. O objetivo é descobrir a cura da Distrofia Macular de Statgardt, que degenera uma parte do olho.

BOM DIAAAA DE MUITAS ALEGRIAS!!!



A Vida Me Ensinou

A Vida me ensinou a compreender as pessoas, pois uma pessoa é Diferente da outra. A Vida me ensinou a Respeitar os animais, eles fazem parte da nossa vida.

A Vida me ensinou que muitas vezes Amamos e não somos Amados na mesma proporção, mas Amar sempre vale a pena. A Vida me ensinou a Cuidar da flor, ela é sensível e enfeita o mundo muitas vezes Cruel.

A Vida me ensinou a Estender a mão a quem Precisa, embora seja um inimigo. A Vida me ensinou a Sorrir, embora esteja com Lágrimas nos olhos, o outro pode estar mais Triste do que eu. A Vida me ensinou que o sofrimento nos faz mais Fortes e assim Compreender melhor o outro.

A Vida me ensinou que de cada pedra encontrada no Caminho, se faça uma escadaria para se chegar ao topo de mais uma Realização. A Vida me ensinou que a Beleza esta no Coração e não na Aparência. A Vida me ensinou a Compreender os infelizes que não Conhecem e nem sabem o que é o Amor.

A Vida me ensinou a Perdoar aqueles que não são Amigos, pois não sabem o significado de Amizade. A Vida me ensinou que a Solidão é bom para refletir. A Vida me ensinou que a essência da Vida é o Amor.

flower blooming rose

o amor é contagioso