Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Pode-se prevenir Alzheimer?

Desenvolver doença de Alzheimer é uma condição assustadora para todos nos. Não é apenas a piora da memória mas a progressão de não se ser capaz de cuidar de si proprio ou não reconhecer as pessoas queridas que passaram boa parte da vida juntas.


Entretanto, boas noticias começam a surgir a respeito desse serio problema.Novos estudos comprovam que pode-se prevenir a demência de Alzheimer em muitos casos.


Dependendo da fase da vida, exercícios físicos regulares de quarenta e cinco minutos POR SEMANA podem reduzir drasticamente o risco da doença.


Isto pode se dar porque, com exercícios, estimula-se a circulação sanguinea nos vasos mais finos do cérebro, melhorando a nutrição das células.Alem disso, o treino mental com estímulos ao raciocínio também complementam essa condição passível de prevenção.


Não se pode esquecer que uma nutrição adequada é o complemento ideal para se atingir as medidas que podem resultar em melhores condições na prevenção dessa temível doença.Vitaminas do complexo B, vitaminas E e D, Gingko biloba e ômega-3 são ingredientes fundamentais nessa luta.


Alzheimer é um distúrbio cerebral progressivo que destrói a capacidade de aprendizado e de julgamento. Em estágios mais avançados, pode-se perder a capacidade de comunicação e normalmente não existe cura.


Fonte : site Dr.Sergio Vaismann

Leite hidrata mais que água depois do exercício, aponta pesquisa

Bebida é também mais hidratante do que o isotônico, segundo universidade britânica

Agência Estado

Getty Images
Foto por Getty Images
Nutrientes presentes no leite, como o sódio e o potássio, são responsáveis pela eficácia no restabelecimento do balanço hídrico após uma desidratação

Uma pesquisa da Universidade Loughborough School of Sports and Exercise Sciences, do Reino Unido, concluiu que o leite magro produz uma significativa melhora na reidratação após atividade física em comparação com outras bebidas, como água e isotônicos.

Andrea Andrade, da consultoria RG Nutri, de São Paulo, afirma que "o leite é uma bebida com grande potencial de hidratação pós exercício, já que contém eletrólitos, carboidratos e 90% de água, essenciais para esse processo de recuperação".

O estudo aponta ainda que não houve perda de água pela urina nas pessoas que consumiram leite para se hidratar no período de recuperação, ao contrário dos que ingeriram outros líquidos.

A pesquisa sugere que os nutrientes presentes no leite, como o sódio e o potássio, sejam responsáveis pela eficácia no restabelecimento do balanço hídrico após uma desidratação causado por exercícios.

Fonte : K7 - notícias

O que protege algumas pessoas de doenças respiratórias?

Professora Mayana,

Embora sabemos dos malefícios do cigarro, algumas pessoas que vivem muito fumam até morrer e não desenvolvem câncer ou doenças respiratórias. Será que isto depende de fatores genéticos?

Obrigada,

Natalia

De fato, Natalia, existe um consenso acerca dos malefícios causados pelo fumo. Porém, todos nós conhecemos pessoas que fumam desbragadamente a vida toda e morrem idosos sem apresentar nenhum problema respiratório como asma, enfisema pulmonar ou doença crônica obstrutiva do pulmão (DCOP). O que as protege? Um trabalho internacional publicado recentemente na prestigiosa revista New England Journal of Medicine sugere que pessoas portadoras de uma variante do gene responsável por uma proteína chamada MMP-12 teriam menos risco de desenvolver doenças pulmonares mesmo quando são fumantes ou expostos a condições ambientais negativas (como poluição ou exposição a agentes tóxicos).

Qual é a função do gene MMP-12?

O gene MMP-12 (matrix metallopeptidase 12) é responsável pela produção de uma proteína que já se mostrou implicada na ocorrência de enfisema pulmonar. A explicação mais provável é que essa proteína degradaria tecidos conjuntivos como a elastina, que dão elasticidade ao pulmão. O cigarro provoca uma produção maior de MMP-12 - portanto, maior degradação da elastina. Com isso, a flexibilidade do pulmão diminuiria. Quanto maior a quantidade da proteína, maior a rigidez do pulmão - e maior o prejuízo.(...) segue

Fonte : Veja.com-Mayana Zatz -genética

Medo embala mitos sobre saúde, diz pediatra

Por Natalia Cuminale

"As pessoas não estão dispostas a abandonar as crenças que explicam seus mundos e suas ações", afirma o pediatra Aaron E. Carroll, professor de pediatria e diretor do Centro de Pesquisa em Políticas de Saúde e Profissionalismo da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. Daquela confiança cega, conclui o médico, vêm a força e a longevidade de muitos mitos - que sobrevivem até mesmo na área de saúde. Um exemplo: se a mulher faz uso de anticoncepcionais, não pode passar por uma terapia de antibióticos, sob o risco de engravidar. "Mito", diria taxativamente Carroll. Ele é coautor - ao lado de Rachel Vreeman - do livro Não Engula o Chiclete! - Mitos, Verdades e Mentiras Descaradas Sobre o Corpo e a Saúde (leia trechos), que seleciona 87 crendices relativas à saúde e as confronta com pesquisas cientificas. Não sobra quase nada de pé. Leia a seguir a entrevista que Carroll concedeu a VEJA.com. Como surgiu a ideia de escrever o livro? Na nossa vida profissional, gastamos um bom tempo ensinando pessoas – desde pais até outros médicos – a entender uma pesquisa de saúde. Primeiro, investigamos certos mitos da saúde para lembrar aos médicos, de uma maneira esclarecedora, que é preciso considerar as pesquisas por trás das coisas em que eles acreditam. Quanto mais você olha para essas lendas da medicina, mais percebe o quanto esses fatos são amplamente explicados pela ciência e como pode ser divertido explorar o que é verdade e o que não é sobre o nosso corpo. (...) segue

Fonte : Veja.com

Cientistas alemães mapeiam genes ligados à gripe

Por AE

São Paulo - Um grupo de cientistas alemães mapeou os genes humanos relacionados com o processo de replicação do vírus da gripe, revela pesquisa divulgada na edição mais recente da revista "Nature". A descoberta abre caminho para uma nova geração de drogas antivirais que, em vez de agir nos mecanismos de reprodução do vírus, atua nas células humanas. Isso, em tese, faria com que o medicamento continuasse eficaz apesar das mutações virais. A técnica também traz esperança de tratamento para outras infecções, como a aids.

O objetivo dos cientistas foi identificar quais genes existentes nas células do pulmão são usados pelo vírus influenza A - principal responsável pelas epidemias de gripe - para se reproduzir. Para isso, eles utilizaram uma metodologia chamada RNA de interferência, que permite silenciar genes específicos.

"Injetamos o material genético do vírus em culturas de células do pulmão e fomos silenciando um a um os mais de 22 mil genes que formam o genoma humano para descobrir quais são importantes para a replicação viral", explica Thomas Meyer, um dos autores do estudo. "Identificamos 287 genes cruciais para o processo. Desses, 168 puderam ser silenciados temporariamente sem comprometer o funcionamento das células."(...) segue

Fonte : Veja.com

BOM DIA!



Senhor, fortalece em nós a paciência para com as dificuldades dos outros,

assim como precisamos da paciência dos outros para com nossas dificuldades.

Ajuda-nos, sobretudo, a reconhecer que a nossa felicidade mais alta será, invariavelmente,aquela de cumprir-te os desígnios onde e como queiras, hoje agora e sempre.


Emmanuel