Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Cuidados a ter na confecção de alimentos


FRUTAS E LEGUMES

Tudo o que envolve frutas e legumes, deve ser preparado no momento antes de servir, para evitar que os alimentos percam os nutrientes que possuem, principalmente as vitaminas que se perdem depois de algum tempo em contacto com o ar e a luz. Por este motivo a confecção de sumos, batidos, polmes e saladas de frutas devem ser feitas e ingeridas na hora, e quando isto não é possível, deve ser armazenado tapado no frigorífico, e consumido assim que possível.


Relativamente aos legumes, os cuidados são semelhantes: as saladas devem ser temperadas na hora, pois o limão e o vinagre fazem com que as vitaminas se deteriorem mais rápido, e os ingredientes da salada devem ser cortados grosseiramente, para evitar que as vitaminas e os nutrientes sejam perdidos; os vegetais cozinhados devem ser lavados inteiros, cortados grosseiramente, e colocados logo de seguida no tacho ou panela, porque deixá-los de molho depois de cortados causa uma grande perda de minerais e vitaminas por dissolução.(...) segue


Fonte : Vida de Qualidade

Cientistas transformam pele em neurônios

14/07/2011 - RIO - Cientistas da Universidade de Stanford conseguiram transformar diretamente células da pele humana em neurônios sem usar células-tronco embrionárias; apenas adicionando ao tecido da pele moléculas genéticas semelhantes ao DNA, os microRNAs - pequenos RNAs, com cerca de 20 a 22 nucleotídeos. O material foi obtido de uma mulher de 30 anos e é similar ao encontrado no cérebro. A descoberta poderá, no futuro, revolucionar o tratamento de doenças degenerativas, como mal de Alzheimer e Parkinson.

A pesquisa, publicada na "Nature" e reportada pelo "Independent" (entenda aqui graficamente esta evolução), poderá, um dia, ajudar a desenvolver neurônios diretamente da pele de um paciente para regenerar partes danificadas de seu cérebro ou de sua medula espinhal. E sem a necessidade de extrair células-tronco de embriões humanos, dizem os autores, liderados por Gerald Crabtree.

Trabalhos anteriores haviam demonstrado que as células-tronco derivadas de embriões poderiam ser convertidas em células nervosas maduras. E cientistas já produziram neurônios a partir de células da pele geneticamente modificadas, mas estas foram primeiramente convertidas em pluripotentes, um estágio intermediário, ou seja, com capacidade de se transformar em qualquer outra célula.

Agora, no estudo na Universidade de Stanford, os autores pularam estas etapas e fizeram neurônios a partir de células da pele adicionando duas cadeias curtas de RNA. Eles se disseram surpresos com os resultados. (segue...) Matéria na íntegra em O Globo.