Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 20 de julho de 2011

POR QUE É IMPORTANTE MANTER O CÉREBRO ATIVO?




Cérebro Melhor é um programa de exercícios personalizados na forma de jogos que comprovadamente ajudam você a melhorar sua capacidade de memória, atenção, linguagem, raciocínio lógico e visão espacial.


- Aprender é modificar o cérebro com experiência. Quanto mais você se esforça,     mais aprende, e melhor você fica naquilo que pratica.
- Por isso, o melhor remédio para a memória, a atenção e o raciocínio é... usar a   memória, a atenção e o raciocínio!
- Manter o cérebro ativo também é fundamental para evitar as perdas que vêm   com a idade.
- Motivação é fundamental. Vendo seu desempenho melhorar, você ganha   autoconfiança e vontade de continuar aprendendo e mantendo seu cérebro   sempre ativo.
- O cérebro custa caro em energia e nutrientes; todas as capacidades que não   são usadas vão aos poucos enfraquecendo para ceder recursos às funções  que   são de fato úteis.
- Por isso é importante manter o cérebro ativo com atividades variadas. Mas   isso   não basta; um estilo de vida saudável também é fundamental.
[Clique aqui] e Experimente agora alguns dos jogos gratuitamente.

DICAS PARA TREINAR O CÉREBRO E TURBINAR A MEMÓRIA


 


A seguir o UOL Ciência e Saúde lista dicas dadas por especialistas em jogos para o cérebro e neurologia para você treinar seu cérebro e melhorar sua memória.




1  Aprenda o máximo que puder. Coisas novas mantêm a mente ativa e criam novas conexões.
2  Exercite o cérebro com frequência. O hábito de pensar, seja em jogos, leitura etc melhora as funções cognitivas e evita as perdas que vêm com a idade.
3  Tente pensar rápido. Busque novas respostas para antigas dúvidas. Esses atos desenvolvem as capacidades necessárias ao bom raciocínio lógico, da identificação de problemas ao estabelecimento de metas e execução de uma estratégia.
4  Faça associações. Ligue assuntos novos a algo que você já conhece. Quanto mais associações, mais uma coisa será lembrada.
5  Durma bem. O sono é o estado em que nosso cérebro consolida novas informações adquiridas e as armazenam como memória.
6  Preste atenção a alimentação. Uma dieta rica em ômega-3, vitamina B e antioxidantes é importante para a saúde do cérebro.
7  Faça exercícios físicos. Um estudo recente da Universidade da Pennsylvania sobre exercícios e memória descobriu que pessoas que praticavam rotineiramente exercícios com atenção mostraram melhorias mensuráveis em “desempenho cerebral”.

Jogo do Cérebro Melhor: "Palavras em pedaços" [Clique aqui]

JOGOS VIRTUAIS MELHORAM A ATENÇÃO E A MEMÓRIA


Segundo especialista, jogos para a mente melhoram o desempenho quando praticados regularmente por pelo menos três meses.
Seja pelo excesso de informação ou pelo ritmo de vida alucinante, você já deve ter parado um instante e esquecido o que estava procurando ou o que ia falar. A memória é infinita, mas precisa ser treinada para ter rápido acesso às informações escondidas no seu cérebro.
Com esta necessidade crescente para não perder tempo no seu dia a dia (lembrando onde deixou os óculos, por exemplo) ou no trabalho, surgiram diversos jogos especializados na tarefa. As “academias virtuais” prometem exercitar as funções do cérebro e deixá-lo melhor do que nunca. Mas estes jogos para a mente realmente funcionam?
As pesquisas científicas divergem, algumas afirmam que há melhoras, especialmente em pacientes com problemas de memória como o Alzheimer, outras não indicam ganhos significativos.
“Existem muitas pesquisas sobre o desenvolvimento do cérebro e jogos computadorizados, mas ainda não há provas científicas que possam esclarecer se eles são eficientes”, conta a neurocientista Mirna Wetters Portuguez, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Franck Tarpin-Bernard, chefe de tecnologia da Scientific Brain Training, que possui o site de games para o cérebro Happy Neuron, afirma que os jogos são eficientes porque foram desenvolvidos para exercitar adequadamente áreas específicas do cérebro. O jogo pode ser um caça-palavras ou uma batalha naval, que estimula em níveis diferentes as funções cognitivas memória, atenção, linguagem, raciocínio lógico e visão espacial.
“Exercitamos regularmente áreas específicas do cérebro como memória e atenção, e temos programas interativos, em que existem níveis de dificuldade, então é possível ser desafiado constantemente e, assim, não desistir e melhorar suas funções cognitivas”, explica Tarpin-Bernard.
Portuguez concorda que os jogos virtuais melhoram o desempenho cognitivo, mas não há muita diferença em relação aos demais videogames.
“Jogos computadorizados funcionam como efeito estimulador no desenvolvimento intelectual, permitem maior flexibilidade de raciocínio, desafiam nosso funcionamento executivo, ajudam a treinar e estimular o pensamento lógico, o planejamento estratégico, a solução de problemas, a tomada de decisões, o reconhecimento de erros, a enfrentar situações novas, a inibir reações habituais quando se mostram inadequadas para o momento e o raciocínio dedutivo”, elenca.
Todas essas funções estão localizadas no lobo frontal, especialmente no córtex pré-frontal, que é responsável por essas manifestações cognitivas e comportamentais.
Por outro lado, ela acredita que os jogos não substituem relações sociais, que desenvolvem outras áreas do cérebro. “No entanto, essas habilidades são menos produtivas em algumas funções cognitivas muito importantes como linguagem, incluindo compreensão e expressão verbal, leitura, escrita e alguns aspectos comportamentais, como interagir com o mundo real, com as pessoas, tanto no âmbito afetivo como social”, pondera.

Sudoku
Sabe-se que várias atividades podem estimular e treinar o cérebro, como jogos de baralho, palavras-cruzadas, xadrez e a leitura. Em uma pesquisa realizada com mais de 5.000 chineses idosos, comparou-se grupos com diferentes atividades de lazer, como assistir à TV, ler e jogar Mahjong (considerado um jogo das 100 inteligências). Os idosos que tinham o hábito do jogo e da leitura apresentaram risco menor de prejuízos cognitivos.
Tarpin-Bernard diz que estes jogos ajudam a fortalecer ligações no cérebro, mas que elas não são usadas para funções do dia a dia. “A pessoa quer ter uma memória melhor para lembrar o que tem q comprar no supermercado, para coisas do dia a dia. Jogando muito sudoku o máximo que você vai conseguir é ser um expert em sudoku”, ironiza.
O grande diferencial, segundo ele, é que os jogos para o cérebro combinam funções cognitivas diferentes e aumentam a dificuldade gradativamente, o que permite a criação de novas conexões para se chegar à informação. “Os games ensinam como focar sua atenção e melhorar a concentração e ainda desenvolvem técnicas de memorização que você já usa naturalmente”, explica.
Pesquisa
Uma das principais pesquisas sobre a eficiência dos jogos para mente foi realizada pela BBC. A "Lab UK" Bang Goes the Theory testou cerca de 11 mil pessoas. Elas tinham que fazer determinadas atividades, no mínimo 10 minutos ao dia, três vezes na semana, por seis semanas. No final, as pessoas que realizaram treino cerebral e as que simplesmente usaram a internet durante mesmo tempo tiveram ganhos cognitivos semelhantes.
“Eles observaram melhoras progressivas no desempenho no jogo, mas os ganhos cognitivos não acompanharam essa 'performance'. Não identificaram melhoras no raciocínio geral, nas funções de memória, planejamento e nem nas habilidades visuais e espaciais”, lembra a neurocientista.
A resposta dos especialistas em jogos para a mente não diverge da conclusão da própria pesquisa: é necessário mais tempo de atividade para verificar benefícios no funcionamento cognitivo. “Um período curto, como foi feito na pesquisa em questão, não é suficiente para produzir modificações consistentes no cérebro”, analisa Portuguez.
Para o especialista em jogos para a mente, para se começar a ter resultados é necessário pelo menos 90 dias de treinamento regular, com 20 minutos a cada 2 dias.

QUINTA-FEIRA É DIA DE CHAT DA APPP


A partir das 20:00 hs

CHAT DA APPP

TEMA LIVRE

Magno e demais amigos(as) esperam por você

G1 - Leão tetraplégico faz tratamento para tentar recuperar os movimentos - notícias em São Paulo

G1 - Leão tetraplégico faz tratamento para tentar recuperar os movimentos - notícias em São Paulo

Bem Estar – Notícias, fotos e vídeos sobre saúde e bem-estar

Bem Estar – Notícias, fotos e vídeos sobre saúde e bem-estar

Liberte sua raiva: aprenda como lidar com a emoção de modo saudável - Autoajuda - Bem-estar - MdeMulher - Editora Abril

Liberte sua raiva: aprenda como lidar com a emoção de modo saudável - Autoajuda - Bem-estar - MdeMulher - Editora Abril

FELIZ DIA DO AMIGO!!!


Farmácia natural


É possível cultivar, em casa, ervas medicinais que ajudam a aliviar sintomas e a tratar doenças, como gastrite, rinite alérgica, prisão de ventre e até hipertensão. Saiba o que plantar e como tirar proveito

Por Rita Trevisan e Louise Vernier / Fotos Danilo Tanaka



As ervas medicinais foram a primeira opção terapêutica para tratar doenças em toda a história da humanidade. E o interessante é que hoje, com toda a evolução na indústria química e farmacêutica, os medicamentos fitoterápicos, extraídos das plantas, continuam em alta. Tanto que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma resolução, em 2010, regulamentando a produção de drogas vegetais no Brasil.

Essa norma traz uma lista de 66 ervas, para as quais foram padronizadas as formas de uso, posologia, ações terapêuticas, possíveis reações adversas e contraindicações. "A fitoterapia vem ganhando cada vez mais adeptos na classe médica porque hoje os medicamentos desse tipo são produzidos com muito mais rigor e com extratos padronizados", garante José Armando Jr., professor de Fitoterapia da Faculdade de Medicina do ABC (SP). (...) segue


Fonte : Revista VIVASAÚDE

10 erros comuns na hora de cozinhar

Tudo o que você quer é ter um estilo de vida mais saudável? Pois uma maneira eficiente de conquistar esse objetivo é rever os ingredientes que você usa, o tipo de preparação e como manipular os alimentos

Por Rita Trevisan e Louise Vernier / Fotos Caio Mello





Uma distração aqui, uma bobeada ali, e um exército de bactérias pode pegar carona naquela comidinha deliciosa que você preparou com carinho. E não são apenas os micro-organismos que ameaçam a sua saúde e a de quem vai provar suas especialidades à mesa. Alguns inimigos são bem visíveis, mas podem passar despercebidos por pura falta de informação. Estamos falando de ingredientes que, se usados de maneira inadequada, tornam-se nocivos. Por fim, os diferentes modos de cozinhar ou assar determinados alimentos também podem colocá-los a favor ou contra o seu propósito de viver mais e melhor.


 Felizmente, contornar tantos erros comuns não é tão difícil quanto parece. Veja, a seguir, as orientações de especialistas no assunto, que explicam tintim por tintim cada caso. (...) segue


Fonte : Revista VIVASAÚDE

Grupo reúne doações para levar Einstein ao Rio


Empresários e famílias ricas doam de R$ 3 milhões a R$ 6 milhões para que a cidade receba filial do renomado hospital paulista.





Um grupo de empresários e famílias ricas do Rio está se mobilizando para fundar na cidade uma unidade do Hospital Israelita Albert Einstein, um dos melhores do País, com posição de excelência na América Latina.


Ayrton Vignola/AE–19/7/2010

Longe do Morumbi. Unidade do hospital que fica na Avenida Sumaré, em São Paulo


Esse grupo entra no negócio como pessoa física, numa ação filantrópica. Eles farão doações de valores entre R$ 3 milhões e R$ 6 milhões para garantir cerca de 40% dos R$ 450 milhões estimados para a construção da unidade. A meta do grupo de reunir 50 financiadores está prestes a ser alcançada. Eles trabalham com a data de 30 de julho


A decisão final de abrir uma filial no Rio ainda não está acertada pela direção do Einstein. O hospital confirma as negociações, mas não fala em valores enquanto os detalhes da operação não estiverem fechados. No passado, o Einstein fez uma sondagem no mercado carioca. Em 2007, foi avaliada a possibilidade de compra de instituições de referência no Rio, como o Samaritano e o Pró-Cardíaco, ambos adquiridos pela Amil. (...) segue


Fonte : Estadão.com

BOM DIA, MUITA PAZ E HARMONIA!


Jogue fora as coisas ruins do passado
 e guarde as boas.