Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 13 de maio de 2009

29% das pesquisas sobre câncer têm conflito de interesse

JULLIANE SILVEIRA

da Folha de S.Paulo

Quase um terço dos estudos sobre câncer publicados nos principais periódicos do mundo apresentam conflitos de interesse, segundo uma pesquisa publicada nesta semana na edição on-line do "Cancer". Foram avaliados 1.534 artigos divulgados em revistas como "New England Journal of Medicine", "Jama" e "Lancet" em 2006.

Desses trabalhos, 17% eram patrocinados por indústrias farmacêuticas e 12% tinham um funcionário entre os autores --e traziam mais resultados positivos. Estima-se que no Brasil os números sejam maiores porque os estudos clínicos são bancados pela indústria.

Para Reshma Jagsi, autora da pesquisa e professora de radio-oncologia da Universidade de Michigan (EUA), declarar os conflitos não é suficiente. Ela acredita que os pesquisadores vão, consciente ou inconscientemente, enviesar as análises.

No Brasil, estudos clínicos devem ser patrocinados pelo contratante --normalmente a indústria interessada no desenvolvimento da droga, diz o pesquisador Ricardo Bretani, presidente da Fundação Antônio Prudente (mantenedora do hospital A.C. Camargo) e do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp.

Fonte : Folha Online - Ciência e Saúde

Suplemento de vitaminas pode atrapalhar efeitos benéficos do exercício físico

Vitaminas C e E impediriam que organismo fique mais resistente a diabetes.
Chave do fenômeno pode ser ação de nutrientes sobre oxigênio celular.

Reinaldo José Lopes Do G1, em São Paulo

Se você resolveu malhar pesado para emagrecer e colocar a saúde em dia, vá em frente, mas cuidado: nem pense em tomar suplementos de vitaminas ao mesmo tempo. Essa, ao menos, é a conclusão paradoxal de um estudo coordenado por pesquisadores alemães. Eles verificaram que o consumo dos suplementos alimentares pode colocar o efeito benéfico do exercício físico a perder, em especial no que se refere à prevenção contra o diabetes.

Foto: Reprodução
Vitamina C: boa na forma original em laranjas, talvez ruim como suplemento isolado (Foto: Reprodução)

Fonte : G1 - Ciência e Saúde