Visualizações de página do mês passado

domingo, 27 de fevereiro de 2011

O que é osteoporose?

Sabemos que se trata de doença que a cada dia afeta mais pessoas no mundo.

Nos E.U.A. atinge cerca de 15 milhões de pessoas e tende, lògicamente a aumentar já que as populações, em geral tendem a aumentar a longevidade.Quanto mais as pessoas vivem, maior a probabilidade de adquirirem osteoporose e demais processos degenerativos.

A principal razão de trazermos estas considerações para serem discutidas é, justamente, para que seja enfatizada a postura preventiva no que diz respeito a essa situação que, se vista de um ângulo profilático, pode ser minimizada.

O que é osteoporose?

Sabemos que se trata de condição em que ocorre desmineralização óssea progressiva, aumentando sua porosidade e, consequentemente, o risco de fraturas já que a textura óssea se torna enfraquecida.Afeta todos os ossos do corpo embora as manifestações mais frequentes se dêem por comprometimento de vértebras e colo do fêmur.

Na coluna, principalmente lombar, a estrutura vertebral pode ser tão acometida que provoca achatamento dos espaços levando a encurvamento da postura ereta e diminuição da altura do corpo.

Além dessas desvantagens, outras podem se seguir e a pergunta racional que se deve fazer está no “como prevenir” ?
Aprendemos que os ossos são formados de osteoblastos, osteoclastos e células marginais.

As primeiras são responsáveis por formação óssea e tem maior atividade na infância e adolescência, diminuíndo gradativamente sua ação.As segundas atuam reabsorvendo tecido ósseo e, em condições normais, apresentam o máximo de atividade por volta dos 35-40 anos de idade prolongando-se até o climatério,e as últimas, respondem a certos estímulos, principalmente hormonais, para garantirem equilíbrio na troca de cálcio entre o osso e o resto do organismo.Devemos lembrar que a estrutura óssea está em constante remodelação e, se possível, devemos estimular a otimização mais prolongada do equilíbrio entre as células ósseas.

Quando ocorrem as fraturas e deformidades devidas à osteoporose, sabemos que o comprometimento já é tardio e torna-se óbvio ressaltar a necessidade de se agir na prevenção já que sabemos ser uma condição na qual não se pode atuar satisfatòriamente no seu tratamento.


Queremos ressaltar que, corriqueiramente, ao se deparar com pacientes portadores de osteoporose, o médico tem a conscientização de que se deve, a todo custo, fornecer cálcio ao organismo doente não se preocupando, no mesmo grau de importância, com as medidas outras que são preventivas, certamente muito mais importantes e efetivas do que a simples administração do mineral.Deve ser ressaltado que o cálcio ingerido é absorvido pela corrente sanguínea e, normalmente eliminado pela via urinária, pràticamente não se dirigindo à estrutura óssea.

Se o paciente tiver sorte, não formará cálculo renal, complicação importante no uso indiscriminado de cálcio, como reposição.Devemos, isto sim, promover a proteção e permanência do cálcio no osso através de medidas conservadoras como atividade física regular e moderada, compatível com a condição individual, abolição ou controle de fumo, café e dieta hiperproteica, exposição moderada e coerente ao sol, além do uso terapêutico de substâncias a critério médico.

O uso clássico do cálcio poderá ser utilizado em conjunto com outros minerais, principalmente o Zn e Mg, além da avaliação própria no uso da hormonioterapia de reposição, vitamina D, calcitonina, bifosfonatos, boro, ácido fólico, vit. K etc.Não estamos, nestes comentários, preconizando o uso de um ou outro esquema de tratamento e, sim, enfatizando a importância do diagnóstico precoce e, principalmente a conduta preventiva.

Todos os pacientes que se apresentarem no curso de uma moléstia crônica, em fase climatérica ou fazendo uso de certos medicamentos que favorecem a desmineralização óssea, além dos mais idosos que sejam predominantemente sedentários, devem ser submetidos a densitometria óssea com finalidade preventiva.

Alertamos aquí que à medida que se envelhece, doenças e processos degenerativos se acentuam e que medidas preventivas servem de melhor conduta para se lidar com a osteoporose para que, num futuro próximo não tenhamos uma legião de inválidos vítimas de uma situação que pode ser “freiada”.À medida que a longevidade aumenta, osteoporose poderá vir a ser uma praga e um flagelo no século 21.
(fevereiro de 2011)

Fonte : Site Dr.Sergio Vaismann

Torpedo de celular dará informações sobre Farmácia Popular

De acordo com o Ministério da Saúde, o torpedo com a resposta traz até três sugestões de drogarias mais próximas ao usuário, com nome, endereço e telefone do estabelecimento.

Manaus - Quem quiser receber informações sobre estabelecimentos conveniados ao programa Aqui Tem Farmácia Popular pode, a partir de agora, enviar uma mensagem de celular para o número 27397. É preciso informar o CEP da residência (somente os números, sem sinais gráficos).

De acordo com o Ministério da Saúde, o torpedo com a resposta traz até três sugestões de drogarias mais próximas ao usuário, com nome, endereço e telefone do estabelecimento. O serviço, que estará disponível até 28 de março, é gratuito.

Desde o último dia 14, remédios para hipertensão e diabetes passaram a ser distribuídos gratuitamente pelo governo federal. Há ainda 13 tipos de medicamentos oferecidos com 90% de desconto e usados no tratamento de doenças como asma, rinite e mal de Parkinson.

Para receber o produto, o usuário precisa apresentar um documento com foto, o CPF e a receita médica. Outras informações podem ser encontradas no site www.saudenaotempreco.com

Fonte : D24.am.com

SEGUNDA-FEIRA É DIA DO CHAT AMIGOGAMP!



APARTIR DAS 20:30 HS
NOSSO BATE-PAPO AMIGO E FRATERNO

TEMA LIVRE

Samuel, Badu e demais amigos(as) esperam por você

Especialistas ensinam como interpretar as estatísticas de saúde

Roberta Jansen

A informação sobre aumento de 20% no risco de câncer de bexiga para quem come bacon diariamente não necessariamente deve alarmar os fãs de bacon. Foto: AP

RIO - Digite a palavra câncer no Google News - a ferramenta de busca de notícias do site - e, em menos de um segundo, você obterá nada menos que 38.212 resultados. São reportagens sobre a doença escritas nos mais diferentes países do mundo. Baseadas na crescente produção científica mundial, as informações chegam com cada vez mais frequência aos leigos.

Alguns estudos são reconfortantes; outros, esperançosos. Muitos são educativos, divulgam informações importantes sobre prevenção e tratamentos. Mas alguns podem ser muito alarmistas e gerar confusão. Principalmente aqueles baseados em números, estatísticas e percentuais de risco.(...) segue

Fonte : O Globo - Saúde

Metade das receitas médicas apresenta erros

Antonio Marinho

RIO - Um cp/vo/8/8. O que parece uma difícil equação ou código indecifrável é, na verdade, a informação mais importante de uma receita médica: um comprimido via oral de oito em oito horas. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que mais de 50% dos medicamentos que circulam no mundo foram receitados, vendidos ou preparados de forma inadequada.

Em grande parte esse índice se deve ao fato de que muitos médicos não sabem receitar e orientar seus pacientes. Das quase 170 faculdades de medicina no país, poucas cobram dos alunos a disciplina Uso Racional de Medicamentos (URM). A falta de critério e a má orientação quanto à utilização de remédios, associada ao hábito de automedicação no país, aumentam as chances de mais doenças e internações.(...) segue

Fonte : O Globo Ciência

Pacientes com mal de Parkinson ficam sem medicamento

Nas farmácias, remédio não sai por menos de R$ 250

Baixe o Adobe Flash PlayerBaixe o Adobe Flash Player



Pacientes com mal de Parkinson de Sales Oliveira estão sem receber o medicamento necessário pela secretaria da Saúde do Estado. O dicloridrato de prampexol custa, em farmácias convencionais, pelo menos R$ 250.

“Ou eu compro o remédio ou eu compro comida”, diz a dona de casa Isabel Bassi. O marido sofre da doença há 14 anos. Há 10 dias sem o medicamento, os tremores pelo corpo e a dificuldade para falar aumentaram.

farmacêutica Tauane Moretti, do posto de saúde responsável pela distribuição do medicamentA o na cidade, diz que o problema ocorre em Franca, onde a compra é realizada.

“O que é a nossa função aqui: pegar os cartões, mandar para Franca e trazer o medicamento para o paciente. Ate onde eles falam, não tem sido feito a compra”, comenta.

A secretaria da Saúde do Estado informou que o medicamento está em falta no departamento regional de saúde de Franca porque o estoque acabou antes do esperado. A compra de outra remessa já foi feita, mas enquanto não chega, o departamento de saúde de Campinas vai enviar o remédio para os pacientes da região.

Veja o vídeo acessando o link abaixo

Fonte : EPTV.COM

BOM DIA , UM DOMINGO CHEIO DE MUITA PAZ E HARMONIA!



Em seu Auxílio

Conserve a própria fé, por tal modo,
que você não possa se afligir, excessivamente,
em nenhuma dificuldade.

Guarde otimismo, com tamanha elevação que
os contratempos da vida não lhe venham a ferir.

Habitue-se à tolerância com tanta fidelidade, que consiga se ver sempre na posição da pessoa menos simpática, evitando ressentimento ou a censura.

Cultive o amor ao próximo, com tanto empenho
que você não consiga fixar-se em qualquer aversão.
Creia na influência e na vitória do bem,
com tanta convicção, que não possa prender-se
à qualquer idéia do mal.

Sustente a própria compreensão, de tal maneira,
que não disponha de meios para ver inimigos e
sim amigos e instrutores, em toda parte.

Resguarde-se no trabalho, com tenta dedicação
ao bem, que não conte com qualquer ensejo
de atrapalhar os outros.

Faça o melhor que puder, em qualquer situação,
com tamanho devotamento à felicidade alheia
que não sofra arrependimento ou remorso,
em tempos de crise.

Atenda à harmonia, onde estiver, com tanta pontualidade, que não encontre motivos para
perder a própria segurança.

Consagre-se a descobrir o " lado bom " das
criaturas e das situações, com tanta pertinácia,
que não ache oportunidade para criticar a ninguém.

Se fizermos isso, estejamos certos de que assim venceremos.

Chico Xavier