Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Mal de Parkinson eleva risco de insônia

Doença deve se tornar mais frequente com o envelhecimento da população

Bruno Folli, iG São Paulo


Foto: Thinkstock/Getty Images

Insônia à noite e excesso de sono de dia são problemas de quem tem Mal de Parkinson

É quase certo que o Mal de Parkinson vai causar, mais cedo ou mais tarde, dificuldade para dormir.

“De 60% a 83% dos pacientes têm insônia”, afirma Vanderci Borges, professora da Unifesp e membro titular da Academia Brasileira de Neurologia.

A neurologista acaba de lançar o livro “Doença de Parkinson – Recomendações” (Ed. Omnifarma), em parceria com outros médicos. Ela explica que diversos fatores colaboram para prejudicar o sono do paciente, mas um dos principais está na característica mais marcante da doença.(...) segue

Fonte > Ultimo Segundo -IG

HOJE É QUINTA FEIRA DIA DO CHAT DA APPP


A partir das 20:00 hs

CHAT DA APPP


ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DOS PORTADORES DE PARKINSONISMO


TEMA LIVRE

Magno e demais amigos (as)


ESPERAM POR VOCÊ


Para participar


Entre a Ciência e a Filosofia

Estudioso da Filosofia da Mente, Daniel Dennett fala da linha tênue e necessária entre Ciência e Filosofia, sobre a possibilidade de o homem criar robôs conscientes e da diminuição de religiosos no mundo

Por Bruno Tripode Bartaquini

É difícil saber o que é mais prazeroso para o filósofo Daniel Dennett: se explicar como funciona o cérebro ou se discursar sobre o direito dos ateus saírem do armário e a consequente ameaça e mentiras das religiões para a sociedade.

Nos dois casos, seus olhos brilham enquanto profere palavras há muito esquecidas e mesmo preteridas pelos filósofos pós-modernos como “verdade”, “bom”, “certo” ou “errado”.

Considerado um funcionalista extremo no campo da Filosofia da Mente (refere-se aos seres humanos como “sistemas intencionais”), está exposto a uma enxurrada de críticas por parte de seus colegas que o veem como entusiasta excessivo dos laboratórios.(...) segue

Fonte : Portal Ciência&Vida/ Entrevista

Brasil começa a produzir 10º remédio do coquetel contra Aids

País deve economizar R$ 400 milhões em cinco anos

Mariana Londres, do R7, em Brasília

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (9) a produção nacional do décimo medicamento do coquetel para o tratamento da Aids e hepatites, o tenofovir. A partir da próxima semana, 9 milhões de comprimidos serão produzidos pela Funed (Fundação Ezequiel Dias) e serão distribuídos na rede pública a partir de março.

Até agora o medicamento era importado de um laboratório americano. O remédio é livre de patente.

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente 64 mil pacientes de Aids e 1.500 pessoas que se tratam de hepatite fazem uso do tenofovir no país.

Com a fabricação nacional do produto, 10 dos 20 medicamentos do coquetel de antirretrovirais fornecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) passam a ser produzidos no país. Com isso, o país deve economizar, no mínimo, R$ 400 milhões em cinco anos, diz Dirceu Greco, diretor do departamento de DST/Aids do Ministério da Saúde.

Confira também



- Além do custo reduzido, a produção no Brasil traz riqueza para o país e facilita que outros medicamentos sejam produzidos aqui. Traz tecnologia. Por isso, a economia é apenas inicial.

A estimativa de economia foi feita com base no preço que era cobrado pelo medicamento quando o projeto de produção nacional brasileiro foi iniciado.

Fonte : R7 Notícias Saúde
Veja Relacionados: Aids
Aids

Cientistas recriam distúrbio cardíaco em laboratório

Pesquisadores usaram células-tronco tiradas de crianças para recriar células cardíacas pulsantes com condição rara em laboratório

REUTERS

CHICAGO - Usando células-tronco tiradas de crianças com uma rara alteração dos batimentos cardíacos, cientistas dos EUA criaram em laboratório células cardíacas pulsantes, contendo o mesmo problema - o que permitirá que os pesquisadores testem novos medicamentos em células humanas, em vez de ratos.

Veja também:

link Cientistas convertem célula da pele diretamente em célula do coração

link Britânicos querem saber como células-tronco podem 'curar corações partidos'

Uma droga contra o câncer que está sendo desenvolvida pelo laboratório Cyclacel, por exemplo, parece ter efeito sobre essas células, segundo artigo publicado na quarta-feira na revista Nature pela equipe de Ricardo Dolmetsch, da Universidade Stanford.(...) segue

Fonte: Estadão.Com.br / Internacional

Em meio a exames high-tech, medicina tradicional tem benefícios

À medida que vão ficando mais sofisticados, os exames vão custando cada vez mais. Médico de família é mais econômico para a sociedade.

Com hospitais modernos e equipamentos sofisticados, as inovações da medicina são sempre muito bem-vindas. Mas há casos em que a cura do paciente depende de cuidados simples.

O mundo de alta tecnologia da medicina impressiona. Dá a sensação de que as máquinas podem ver tudo e descobrir tudo. Tomografia computadorizada, ressonância magnética, mamógrafos e ultra-som são equipamentos muito caros. À medida que vão ficando mais sofisticados, os exames vão custando cada vez mais. (...) segue

Fonte : Bom Dia Brasil

BOM DIA, TENHA UM DIA COM BASTANTE SORTE!



Sorria para a vida

Tem dia que ao acordar olhamos pela janela e parece que há uma nuvem negra sobre o céu. O sol está lindo mas nem olhamos para ele.

Os pássaros cantam e só escutamos o barulho ensurdecedor dos carros.

A vida está sorrindo mas estamos sérios demais para viver e sorrir com a vida. Sentimos uma profunda tristeza...

É como se estivéssemos sentindo "a dor do mundo".

Quando isso acontece é hora de parar tudo. Repensar sobre o que você está fazendo com a sua vida. Pare de ouvir essa voz invisível! Ela apenas lhe coloca para baixo, se alimenta da sua tristeza e quer ser mais forte que você.

Vamos lá!!!
É hora de dar um tempo para você mesmo. Se é ruim viver assim manda esse baixo astral para longe. Não alimente essa "voz" invisível que está ao seu lado fazendo com que você não ache mais graça na vida.

Traga bons pensamentos para dentro de você.
Não se deixe abater pelos problemas, ninguém é infeliz para sempre. E você já teve bons momentos em sua vida.
Momentos esses, onde você sentiu muita felicidade e foi tanta, que você agradeceu centenas de vezes a Deus por estar vivo.

Então não deixe que essa tristeza lhe turve os olhos da alma ou aprisione seu coração. Acredite!!! O céu está mais azul do que nunca.
Você pode ver e sentir a Luz do sol. O movimento conturbado das ruas continuam. Mas os pássaros ainda estão cantando. E irão sempre cantar para quem souber ouvi-los.

A vida, tem momentos de seriedade, mas irá sempre sorrir para você se você aprender a sorrir para ela!

(Iraima Bagni)