Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Estudo britânico descobre forma de 'reparo' da esclerose múltipla

Pesquisa feita em ratos mostrou que células-tronco do cérebro do paciente podem ajudar no processo.

Da BBC

Cientistas britânicos identificaram uma forma de estimular o sistema nervoso a regenerar-se nos casos de esclerose múltipla.

Os estudos, publicados na revista "Nature Neuroscience", foram realizados em ratos nas Universidades de Cambridge e Edimburgo, na Escócia. A pesquisa identificou uma forma de ajudar as células-tronco no cérebro a reparar a camada de mielina, necessária para proteger as fibras nervosas.

A esclerose múltipla é uma doença neurológica crônica que destrói a mielina, uma camada que isola as fibras do sistema nervoso central, causando sintomas como visão embaçada, perda de equilíbrio e paralisia.(...) segue

Fonte : G1 - Ciência e Saúde

Como combater a anemia

O que é?

A Anemia é caracterizada pela redução de hemoglobina no organismo, que é uma proteína localizada no interior dos glóbulos vermelhos do sangue, possuindo o ferro responsável por levar oxigénio aos tecidos.

O estado anémico é definido pela concentração de hemoglobina abaixo dos limites estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde. Este valor limite varia de 110 g/L para as mulheres grávidas e para as crianças de 6 meses a 5 anos de idade, a 120 g/L para as mulheres não grávidas, até 130 g/L para os homens.

Sintomas:

- Fraqueza, fadiga, tonturas, irritabilidade, confusão mental, palidez, especialmente nas gengivas e pálpebras ou debaixo das unhas

- Palpitações, respiração ofegante

- Feridas na boca ou língua, equimoses ou hemorragias frequentes

(...) segue

Fonte : Qualidade de Vida

Estudo vincula células-tronco a tuberculose

REUTERS

Certas células-tronco impedem a destruição do bacilo da tuberculose, o que explica por que a doença pode passar anos ou décadas incubada no organismo, disseram pesquisadores na terça-feira.

O sistema imunológico humano produz células-tronco capazes de matar a tuberculose, mas o corpo também mobiliza células-tronco mesenquimais (MSC, na sigla em inglês) para os locais de infecção pela tuberculose, segundo o estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

"As MSC são recrutadas para os locais da infecção. O que acontece é que essas células-tronco formam uma barreira (...) separando as células-tronco que deveriam matar as bactérias das bactérias propriamente ditas", disse Gobardhan Das, do Centro Internacional de Biologia e Engenharia Genética, em Nova Délhi.

As MSC são células produzidas na medula óssea, capazes de dar origem a diversos tipos de tecidos no organismo (como ossos e cartilagens).

Das e seus colegas contaminaram ratos com tuberculose e descobriram as MSC em todos os locais onde havia o bacilo, como nos pulmões e no baço. Eles também localizaram essas células em nódulos linfáticos de humanos tuberculosos.

"A MSC produz óxido nítrico que mata as bactérias, mas a quantidade não é suficiente para matar as bactérias da tuberculose, o que apenas as deixa latentes", disse Das.

"O óxido nítrico também desativa as células-tronco. Então a presença da MSC inibe a proliferação das bactérias e das células-tronco, e um equilíbrio se estabelece. Por isso a incubação é prolongadíssima e pode se manter por toda a vida."

Mais de 2 bilhões de pessoas - um terço da população mundial - já foi contaminada pela "Mycobacterium tuberculosis", que provoca a doença. Quase todos os casos ficam latentes - os portadores não sentem sintomas nem transmitem a tuberculose. Ao longo da vida, cerca de dez por cento das pessoas expostas ao bacilo adoecem, principalmente se tiverem uma queda no seu sistema imunológico.

Das e seus colegas defenderam que haja mais pesquisas voltadas para combater esse efeito da MSC. "A MSC cria um microambiente supressor (...), quase como um ninho. Se (as bactérias da tuberculose) não tiverem um ninho, ficarão expostas ao nosso sistema imunológico regular, e serão mortas por nosso sistema imunológico. Se você alvejar o MSC, pode matar o ninho."

A tuberculose matou 1,77 milhão de pessoas em 2007 no mundo inteiro, e 1,8 milhão no ano passado.

(Reportagem de Tan Ee Lyn)

Fonte : Estadão.com.br



CONVITE PARA O VI CONGRESSO DAS ASSOCIAÇÕES DE PARKINSON DO BRASIL EM FLORIANÓPOLIS

PARA VER A IMAGEM COM MELHOR RESOLUÇÃO CLIC EM CIMA ACESSE COM MAIS ZOOM

DEPOIMENTO DA OLIVIA MARINHO NOSSA AMIGA DOS BATE-PAPOS SEMANAIS


Caros amigos e companheiros desta Associação em que partilhamos uma coisa em comum, o Parkinson.


Quero-vos dizer que o que eu senti pela primeira vez, assim a sério, mas que ainda não sabia que era ele que tinha chegado, foi quando eu um dia entrei num palco a dançar folclore e de um momento para o outro não consegui coordenar os movimentos ao ritmo da música, deixando de dançar uma dança das mais simples, depois controlei-me e lá consegui acabar a dança e continuei a actuação de folclore, mas no fim eu tremia toda por fora e por dentro, sem me conseguir controlar, e ainda achando que tinha feito uma figura ridícula.


Eu sou a Olívia, tenho 43 anos e á sete foi-me diagnosticado doença de Parkinson.

A vida prega-nos cada partida!


Depois de muitos sacrifícios que já a vida exige de nós, eu que ainda sou nova e que tenho muito para dar e receber, aparece-me uma doença que de princípio só deveria aparecer, e era se aparecesse lá pelos 60 ou mais.


O certo é que ela está cá e eu tenho que viver, com altos e baixos, é certo, pois estou numa nova fase da minha vida, digo nova, porque é tudo realmente novo, tanto no meu corpo como na minha mente, é duro mas não me vou deixar vencer, quanto muito pode me limitar fisicamente mas a minha cabeça está muito bem, racionalmente, porque emocionalmente ás vezes vai-se abaixo, os dias estão cinzentos, mas por sorte ainda há alguém atento e me ajuda a colori-los, outras vezes sou eu que dou cor aos dias dos outros.


Não me esqueço que tenho Parkinson, mas posso enganá-lo, divertindo-me, passando o tempo em coisas que ocupem a minha mente e assim provar que ainda faço muito.


Faço teatro amador, faço parte de um grupo folclórico, ajudo a organizar eventos na nossa associação, ás vezes apresento espectáculos, tenho-me testado e sinto que por hora não estou a perder, é esse o lema.


Cada dia é um dia, não quero pensar a longo prazo, não posso mesmo, isso seria desesperante, para ser feliz tenho de me conformar e viver o dia a dia.


Sou nova, tenho ainda muitos sonhos, não posso baixar os braços, é duro, reconheço, mas também fico contente comigo mesma por sentir que não me dou por vencida.


Se formos fortes o que nos derrubaria num ano, passa a ser em dois ou três.


Tenho esperança na vida, na medicina, nos amigos, tenho esperança de ser uma felizarda e um anjo me guie sempre e me leve pela mão no caminho da luz e nunca no desespero.


Quero viver sempre com um sorriso nem que ele esteja só na minha cabeça ou no meu olhar.

Olivia Marinho


Obs :Este testemunho saiu na nossa revista de parkinson

BOM DIA DE BEM COM A VIDA!!!




No justo momento

No justo momento em que o fracasso lhe atropele o
carro da esperança, o apoio habitual lhe falte à existência, a ventania da adversidade lhe açoite
espírito, a aflição se lhe intrometa nos passos,
a tristeza lhe empane os horizontes, a solidão
lhe venha a fazer companhia, no momento justo
enfim, no qual a crise ou a angústia, a sombra
ou a atribulação se lhe façam mais difíceis de
suportar, não chore e nem esmoreça.

A água pura, a fim de manter-se pura
é servida em taça vazia.

A treva da meia noite é a ocasião em que o
tempo dá sinal de partida para novo alvorecer.
Por maior que seja a dificuldade, jamais desanime.

O nosso pior momento na vida é
sempre o momento de melhorar

Mensagem de Chico Xavier