Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

O que a bula nem sempre explica

A maioria das pessoas, sem querer, na hora de tomar os remédios prescritos por seus médicos, reduz a eficácia ou agrava os efeitos colaterais dos medicamentos. Entenda de vez por que isso ocorre

POR JANETE TIR

FOTOS: SÍMBOLO IMAGENSNão é somente a automedicação que oferece riscos à saúde. Quando se trata do consumo de remédios, mesmo os prescritos pelos médicos podem causar problemas ao paciente — desde a perda da eficácia da fórmula até efeitos colaterais graves.

Fonte : Revista VivaSaúde online

Estudo reúne memórias ligadas a músicas dos Beatles

Plantão | Publicada em 08/09/2008 às 17h33m

BBC

Um arquivo que reúne uma coleção de lembranças associadas a canções dos Beatles será apresentado ao público nesta semana na cidade inglesa de Liverpool.

As memórias de 3 mil pessoas de 69 países serão usadas por cientistas em estudos que buscam compreender como a música pode ajudar uma pessoa a relembrar acontecimentos há muito esquecidos.

A pesquisa segue em andamento, e o público pode acrescentar suas lembranças associadas às canções dos Beatles no site Magical Memory Tour.

"Há muito tempo se sabe que a música pode ajudar as pessoas a lembrar acontecimentos em suas vidas, mas estes são os primeiros dados reais que mostram isso", diz a psicóloga Catriona Morrison, da Universidade de Leeds.

Fonte : O Globo Online Ciência

MENSAGENS DE OTIMISMO DA RÁDIO BOA NOVA

Mensagens de otimismo, amizade, reflexão e aniversário.
Presenteie seus amigos e familiares!

Fonte : Rádio Boa Nova de Guarulhos

SITE DR.DRAUZIO VARELLA

Envelhecimento saudável II
Dr. Wilson Jacob Filho é médico e diretor do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

Até pouco tempo, envelhecimento era sinônimo de doença. Se a pessoa tinha chegado aos 70 anos, dali para frente manter-se vivo, quaisquer que fossem as condições, era considerado lucro. Um argumento preconceituoso preconizava que, nessa idade, todos deveriam conformar-se com a deterioração da qualidade de vida e mau funcionamento do organismo.
Fonte: Drazio Varella

Video sobre ressussitação cardiaca
Fonte: site Dr.Drazio Varella

Atividade Física e Alzheimer

Das demências que afligem pessoas de idade, a doença de Alzheimer é a mais prevalente. Afeta 6% da população a partir dos 65 anos e 15% da população com mais de 80 anos.
A doença tem início insidioso e curso variável.Os primeiros sintomas são perda de memória ou apatia, que progridem até interferir com a realização das tarefas diárias. Com o tempo, a falta de memória se agrava e surgem déficits cognitivos: distúrbios de linguagem, alterações visuais, dificuldades motoras progressivas, declínio intelectual, sintomas psicóticos e alheamento.
De acordo com a gravidade, o declínio das funções cognitivas e motoras costuma ser dividido em quatro grupos:

Fonte: Drauzio Varella