Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Aumento de uma proteína protege contra o Mal de Parkinson (estudo)

WASHINGTON, 2 Fev 2009 (AFP) - O incremento de uma proteína produzida por células do cérebro chamadas astrócitos, que se caracterizam pela riqueza e dimensões de seus prolongamentos citoplasmáticos distribuídos em todas as direções, pode fornecer proteção total contra o Mal de Parkinson, segundo estudo publicado nesta segunda-feira.

A enfermidade neurodegenerativa, que causa tremores e rigidez muscular, ocorre quando morrem ou se deterioram as células cerebrais produtoras de dopamina - um neurotransmissor - numa zona do cérebro chamada "substância negra", fazendo com que os músculos do corpo percam a habilidade de funcionar com desenvoltura e de forma coordenada.

A substância negra ou substância nigra é uma porção heterogênea do mesencéfalo responsável pela produção de dopamina no cérebro. A degeneração dos neurônios pigmentados nesta região é a principal causa da doença de Parkinson. Na maioria dos pacientes com Parkinson, a causa da morte destes neurônios produtores de dopamina é desconhecida.

Fonte : Noticias Terra

Droga usada para diabetes ajuda a tratar Alzheimer

Analisando neurônios em laboratório, cientistas da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) conseguiram mostrar o motivo de medicamentos utilizados para o diabetes tipo 2 poderem atuar no cérebro dos pacientes com mal de Alzheimer, doença neurodegenerativa que leva à perda da memória.

A relação entre as duas doenças, segundo Fernanda De Felice, a principal autora do estudo publicado hoje na revista científica "PNAS", é conhecida faz pouco tempo. Há cinco anos mais ou menos, calcula ela.

Fonte: Folhaonline